Apple vai lançar iOS 14, iPadOS 14 e watchOS 7 nesta quarta (16)

iOS 14 chega antes de anúncio do iPhone 12 com Safari mais seguro, reforço na privacidade e tela inicial redesenhada

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 14

A Apple anunciou que as versões finais do iOS 14, iPadOS 14, watchOS 7 e tvOS 14 serão liberadas nesta quarta-feira (16). O lançamento dos novos sistemas operacionais foi revelado com novos modelos de Apple Watch e iPad, mas eles chegam antes do esperado iPhone 12, que deverá atrasar este ano e chegar ao mercado somente em outubro.

iOS 14 tem nova tela de início, reforço de privacidade e Safari mais seguro

O iOS 14 possui uma tela de início redesenhada, pela primeira vez com suporte a widgets: eles possuem diferentes tamanhos e mostram a previsão do tempo, os últimos podcasts, seus próximos compromissos ou o que mais os aplicativos suportarem. Um novo recurso chamado Biblioteca de Apps lista todos os aplicativos instalados em uma única tela e com organização automática por categorias.

A nova versão traz ainda o recurso de Picture in Picture (PiP) para exibir vídeos ou chamadas do FaceTime no canto da tela, bem como interfaces refeitas para ocuparem menos espaço visual: a assistente pessoal Siri só exibirá um ícone na parte inferior para mostrar que está te escutando e te responderá com uma notificação discreta no topo, em vez de tomar toda a tela.

A Apple também focou em acessibilidade, podendo utilizar inteligência artificial para descrever fotos para pessoas com deficiência visual, ou reconhecer sons como bebês chorando, campainha tocando ou cachorro latindo para quem não ouve. Também há um recurso para executar uma ação (como tirar um print ou exibir a Central de Notificações) ao dar um toque duplo ou triplo na traseira do iPhone.

iOS 14

O Safari ganhou um relatório que mostra todos os rastreadores bloqueados em um determinado site. Para reforçar sua privacidade, você poderá fornecer uma localização imprecisa aos aplicativos, como seu bairro ou cidade, em vez do seu endereço exato; também será possível limitar o acesso às suas fotos pessoais.

O iOS 14 será liberado para todos os usuários a partir do iPhone 6s (confira a lista completa) nesta quarta-feira (16). Trata-se de um lançamento incomum, já que a Apple não costuma lançar uma nova versão de iOS antes de uma nova geração de iPhones. Desta vez, no entanto, a empresa informou aos investidores que os novos celulares irão atrasar em 2020, chegando “algumas semanas mais tarde”.

iPadOS tem Scribble para digitar rabiscando

O iPadOS 14 traz muitas das novidades do iOS 14, mas chega com recursos otimizados para os iPads. Um deles é o Scribble: em qualquer campo de texto, você pode escrever à mão com a Apple Pencil e o conteúdo será convertido automaticamente em texto digitado. Isso funciona em qualquer aplicativo e em português do Brasil.

Aplicativos nativos foram reprojetados. O Fotos ganhou uma sidebar para acessar facilmente os álbuns, fotos favoritas, lugares e todas as opções que antes ficavam mais escondidas. O Arquivos foi redesenhado, assemelhando-se ainda mais ao Finder do macOS. Além disso, Música, Atalhos, Gravador, Calendário, Notas, Email e Contatos ganharam uma nova barra lateral para uma experiência mais unificada.

iPadOS 14

O novo sistema estará disponível para todos os tablets a partir do iPad Air 2, lançado em 2014. Confira a lista completa de iPads compatíveis com o iPadOS 14.

watchOS 7 e tvOS 14 serão lançados em 16 de setembro

Com menos novidades, temos a atualização do tvOS 14, com modo PiP, suporte a mais de um usuário e integração de câmeras de vigilância com HomeKit. O sistema finalmente será capaz de reproduzir vídeos em 4K no aplicativo do YouTube em uma Apple TV compatível.

Apple Watch Series 6

Já o watchOS 7 chega com um recurso de monitoramento de sono e detecção de lavagem de mãos: ele inicia um contador de 20 segundos assim que você começa a higienização e te avisa caso você interrompa o processo antes do tempo recomendado. Os Apple Watches ainda serão capazes de reconhecer mais categorias de exercícios, como dança e treinamento funcional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados