Notebook Samsung Book X45: bonito e equilibrado (ou quase)

Com chip Core i5, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB, Samsung Book X45 tem desempenho consistente, mas tela decepciona

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 11 meses
Samsung Book X45

Com preço oficial de R$ 4.829, o Samsung Book X45 é um notebook de categoria intermediária. A ficha técnica do modelo inclui processador Core i5 de 10ª geração, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB, além de uma tela de 15,6 polegadas com resolução HD.

Note que esse não é um hardware de ponta, mas também não é um conjunto basicão. Como será então que o Samsung Book X45 se comporta no dia a dia? O desempenho geral é bom? A bateria durante bastante? A tela é de boa qualidade?

Eu usei o laptop por três semanas e conto tudo o que eu descobri sobre ele nas próximas linhas.

Análise do Samsung Book X45 em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O Book X45 foi fornecido pela Samsung por empréstimo. O produto será devolvido à empresa após os testes.

Design e acabamento

No visual, o Samsung Book X45 passa longe da tradição do preto. A unidade testada traz uma carcaça fosca na cor prata que, combinada com o design quase todo baseado em traços retos, causa aquela impressão de produto premium que todo mundo gosta.

É verdade que esse não é um padrão de design totalmente novo — é impossível não lembrar da linha MacBook aqui, mesmo que só um pouco —, mas isso não faz o modelo ser menos bonito.

Samsung Book X45

O acabamento é todo de plástico. Isso vale inclusive para a moldura da tela. Essa característica faz o equipamento transmitir sensação de fragilidade, mas só até você se acostumar com ele. Na verdade, esse material contribui para deixar o notebook relativamente leve: o peso é de 1,94 kg.

Samsung Book X45

Um detalhe que me agradou — e muito — são as duas aberturas que a Samsung colocou na parte inferior do laptop. Ambas servem justamente para isso que você está pensando: expansão de SSD (SATA) ou de memória RAM. Não há perda de garantia nesse procedimento.

Mas tenha cuidado: as duas tampas são de remoção difícil. Você precisa fazer isso com muito cautela para não danificar a carcaça do computador.

Samsung Book X45

Conectividade

Com quase 36 cm de largura e 25 cm de profundidade, o Book X45 não é exatamente um laptop pequeno. A vantagem disso está na facilidade de implementação de várias portas no dispositivo. Pena que a Samsung não levou essa ideia muito a sério.

Não que o Book X45 seja ruim de conectividade, mas ele merecia pelo menos mais uma porta USB na lateral direita. Por ali, encontramos apenas uma porta USB 2.0 tipo A (convencional), o leitor para microSD e um slot para trava de segurança.

Samsung Book X45 - lado direito

No outro lado a situação melhora. Ali o notebook abriga uma porta Gigabit Ethernet, uma USB-C, uma USB 3.0 tipo A, uma HDMI, além da conexão para fones e microfone.

Na conectividade sem fio, o X45 conta com Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 5.0. Tudo funcionou a contento. Conectei os fones Pulse PH320 que tenho aqui ao notebook e não tive nenhum problema com isso.

Samsung Book X45 - lado esquerdo

Tela e webcam

Se não fosse pela tela, o Samsung Book X45 seria um notebook com especificações muito bem equilibradas para um intermediário. Mas o modelo tem um painel LCD de 15,6 polegadas de tamanho com resolução de 1366×768 pixels. É pouco.

Dá para usar o Word ou navegar na web numa boa, por exemplo? Dá. Mas se você colocar esse notebook ao lado de uma tela com resolução melhor, vai perceber como os detalhes são um pouco mais pobres aqui.

Samsung Book X45 - tela

E piora. A Samsung é conhecida pela ótima qualidade de suas telas, mas, no Book X45, o painel é um LCD que não empolga. Assistir a vídeos em tela cheia, por exemplo, vai exigir que você mantenha o laptop bem à sua frente e ajuste a abertura da tela para se livrar daquele efeito que deixa áreas escuras da imagem esbranquiçadas dependendo do ângulo de visão.

Samsung Book X45 - tela

Essa tela é padrão na linha. O Samsung Book X50, versão parecida, mas com processador Core i7, foi equipado com o mesmo painel. Displays melhores só aparecem em linhas mais caras.

Naturalmente, logo acima da tela está a webcam. É curioso como esse item ganhou importância nos últimos meses por conta das chamadas em vídeo e lives. Se você procura um notebook para isso, muita atenção: o Book X45 traz um câmera que, no máximo, gera imagens de 480p. É só um quebra-galho.

Samsung Book X45 - webcam

Teclado e touchpad

A Samsung diz que o teclado do Book X45 tem teclas 10% maiores em relação aos notebooks anteriores da marca. Gostei disso. Como os botões são mais largos, parece que você tem menos chances de apertar a tecla errada por causa da proximidade entre elas.

Samsung Book X45 - teclado

Também soma pontos o conforto: as teclas são fininhas, fazem pouco barulho durante a digitação e têm pressão que não é firme nem dura demais. Para quem passa o dia inteiro digitando, esse é, sem dúvida, um ótimo teclado.

Samsung Book X45 - teclado

Existe um “bônus” muito útil para quem trabalha com números: o equipamento traz teclas numéricas à direita. Ficou faltando um botão de ponto ali, mas tudo bem.

O que é negativo mesmo é a falta de retroiluminação LED. Sonho com o dia em que esse recurso será padrão em notebooks intermediários.

Quanto ao touchpad, nada a reclamar. O componente é amplo, portanto, pode ser alcançado facilmente com as duas mãos, além de ser preciso nos cliques e gestos (como aquele de arrastar dois dedos para fazer rolagem de tela, um dos que eu mais uso).

Samsung Book X45 - touchpad

Desempenho, bateria e software

O processador Intel Core i5-10210U que equipa o notebook é um chip quad-core que entrega bom desempenho, mas sem exigir demais da bateria — o seu TDP máximo é de 25 W. Tudo o que eu testei aqui rodou numa boa: Word, Photoshop, Google Earth, Chrome com várias abas abertas, enfim.

Para o dia a dia, os 8 GB de RAM que acompanham o Book X45 dão conta de praticamente tudo. Em nenhum momento notei demora para deixar em evidência um software em segundo plano, por exemplo.

Neste ponto, o SSD M.2 de 256 GB também merece menção. Graças a ele, o tempo de carregamento do Windows 10 foi de apenas 11 segundos, para você ter ideia.

Esse conjunto é complementado com a GPU Nvidia GeForce MX110. Ela está bem longe de ter o desempenho de um placa de vídeo da série RTX 2000, por exemplo, mas garante alguma diversão.

Asphalt 9: Legends, por exemplo, rodou bem. Com os gráficos no máximo, dá para notar queda na taxa de frames com certa facilidade, mas o jogo não fica imprestável se você deixar essas configurações no nível médio.

Falta falar dela, a bateria. O componente tem 43 Wh e proporciona autonomia de mais ou menos 5 horas. Não é uma média impressionante, mas também não chega a ser indecente.

Para os testes, rodei duas horas de vídeo via Netflix com brilho máximo na tela, joguei Asphalt 9: Legends por 20 minutos e usei o Chrome por cerca de uma hora. Após esses tarefas, a carga da bateria caiu de 100% para 40%. Um detalhe negativo é que não há LED para indicar quando a recarga está em andamento ou concluída.

Eu aproveitei o teste de bateria para prestar atenção no áudio. Os dois alto-falantes na parte inferior notebook não têm volume muito alto, mas o som é claro o suficiente para você curtir um filme ou uma música. Mas é óbvio que a experiência é melhor com fones de ouvido.

Samsung Book X45 - software

Já no quesito software, o Book X45 vem com o Windows 10 Home e alguns aplicativos da própria Samsung, a exemplo do Samsung Flow, que facilita a transferência de arquivos entre o computador e smartphones da marca, e do PC Cleaner, para manutenção do sistema.

Sim, existe trial de antivírus aqui (McAfee LifeSafe). Felizmente, é fácil removê-lo.

Samsung Book X45: vale a pena?

O Samsung Book X45 é um notebook para se ter em casa ou no escritório. Ele não traz hardware de topo de linha, mas tem poder de fogo suficiente para encarar a maior parte das tarefas diárias, com óbvia exceção para jogos pesados ou softwares muito exigentes.

As dimensões físicas fazem o modelo oferecer teclado e touchpad amplos. Usá-lo, portanto, não é uma tarefa desconfortável. O peso inferior a 2 kg facilita o transporte, embora laptops mais compactos sejam os mais indicados para quem precisa de muita mobilidade.

A quantidade de portas é decente, apesar de haver espaço para mais. Já a autonomia da bateria não impressiona, mas também não é ruim. Não esqueçamos do apelo estético: um visual limpo e prateado fosco dificilmente dá errado.

Samsung Book X45

Se novamente lembrarmos da categoria intermediária, este é realmente um notebook quase equilibrado. O “quase” aqui só existe por conta da tela: com um painel full HD, o Book X45 seria imbatível no seu segmento.

Mas, se a Samsung trabalhasse com uma tela melhor aqui, seria exceção. Talvez você já tenha notado que é comum notebooks medianos de várias marcas terem tela com resolução HD no Brasil, um visível movimento de contenção de custos.

Por conta disso e do fato de a tela permitir um bom aproveitamento do equipamento mesmo não sendo um painel lá muito avançado, o Samsung Book X45 vale a pena, sim, mas só se você encontrá-lo por um valor abaixo de R$ 4.500 (ele não vale tudo isso, mas estamos em uma época em que tudo está mais caro do que o habitual).

Mas admito que, se eu fosse usá-lo em casa como meu computador principal, reservaria um bom monitor de vídeo para ele.

Especificações técnicas

  • Tela: LCD, 15,6 polegadas, resolução de 1366×768 pixels, camada antirreflexiva
  • Processador: quad-core Intel Core i5-10210U (décima geração)
  • GPU: Nvidia GeForce MX110 com 2 GB de GDDR5
  • RAM: 8 GB de DDR4 (com um slot livre para expansão)
  • Armazenamento: SSD M.2 NVMe de 256 GB
  • Bateria: 43 Wh
  • Conectividade: HDMI (1), USB-C (1), USB 2.0 tipo A (1), USB 3.0 tipo A (1), Gigabit Ethernet, Bluetooth 5.0, Wi-Fu 802.11ac, conexão para fones e microfone
  • Outros: Leitor de microSD, slot para trava de segurança, teclado com teclas numéricas à direita, tampas para expansão de memória e armazenamento, webcam de 480p, dois alto-falantes estéreos de 3 W
  • Sistema operacional: Windows 10 Home
  • Dimensões: 359,5 x 242,8 x 18,9 mm
  • Peso: 1,94 kg

Notebook Samsung Book X45

Prós

  • Teclado confortável
  • Touchpad amplo
  • Bateria com boa autonomia
  • Gavetas para expansão de SSD e memória
  • Design agradável

Contras

  • Faltou resolução na tela
  • Teclado sem retroiluminação LED
Nota Final 8.3
Bateria
8
Conectividade
9
Desempenho
9
Design
9
Software
9
Som
7
Teclado
8
Tela
7
Trackpad
9

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados