Início » Jogos » PS5 rodará 99% dos jogos de PS4, garante Sony

PS5 rodará 99% dos jogos de PS4, garante Sony

Segundo Sony, jogos de PS4 rodarão no PS5, em sua maioria, mas a empresa ainda não forneceu uma lista oficial de games compatíveis

Felipe VinhaPor

A Sony já havia confirmado que o PS5 rodaria jogos de PS4 por meio da retrocompatibilidade, mas até que ponto? Em entrevista ao Washington Post, Jim Ryan, diretor da marca PlayStation, garantiu que 99% dos títulos do antigo console rodarão no novo.

PS5 rodará 99% dos jogos de PS4, garante Sony / Divulgação / SOny

Jogos de PS4 e PS5 ao mesmo tempo

Na ocasião da entrevista, Ryan comentou sobre jogos do PS5 que também sairão para o PS4, como Miles Morales: Spider-Man e Horizon: Forbidden West. Ele disse que ninguém precisa ficar desapontado, já que estes jogos tiveram sua versão do novo console feitas do zero, mas adaptadas para o antigo.

Além disso, mencionou que “temos uma forma de upgrade, para que usuários do PS4 peguem a versão de PS5 de graça. É sobre as pessoas terem escolha. Estou bem satisfeito com esse cenário”.

O executivo não forneceu uma lista exata de jogos do PS4 que serão compatíveis com o PS5, mas garantiu que 99% deles estão presentes. Nem todos terão melhorias gráficas ou atualizações para o PS5 e rodarão apenas com o mesmo visual e qualidade vistos no aparelho anterior.

Outra informação importante fornecida por Jim Ryan é que o PS4 ainda terá uma vida útil pela frente. “A comunidade do PS4 continuará a ser incrivelmente importante para nós pelos próximos três ou quatro anos”, disse.

executivo adicionou ainda que a Sony continuará investindo forte em suas marcas, seja lançando os jogos em outras plataformas como o PC, a exemplo de Death Stranding e Horizon: Zero Dawn, ou lançando produções multimídia, como o seriado de The Last of Us na HBO.

Com informações: Washington Post

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Nascimento (@Dieg0)

Além disso, mencionou que “temos uma forma de upgrade, para que usuários do PS4 peguem a versão de PS5 de graça. É sobre as pessoas terem escolha. Estou bem satisfeito com esse cenário”.

Ah tá, duvido que fariam isso se não fosse a MS ter feito primeiro.

Edgar (@edgar)

Por isso é importante a concorrência, não? Espero que o GamePass e o xCloud se tornem ainda maiores e que a Sony não demore para embarcar nesse mesmo barco, também.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Não tem porque os jogos de ps4 não rodarem no ps5 já que arquitetura base do hardware é a mesma.

Gabriel Silva (@Gabriel_Silva)

Eles sempre vêm com esse mesmo papo, na teoria é lindo, mas é só sair a primeira versão slim que essa retrocompatibilidade já não existe mais. Isso que está me desanimando dos console da Sony, você sempre perde todos os jogos que comprou ao trocar de geração.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Se tá se referindo ao PlayStation 3, são situações completamente diferentes. Arquitetura de hardware do PS3 era radicalmente diferente do PS2, logo era preciso embarcar os chips de CPU/GPU do PS2 junto com o hardware do PS3 pra conseguir oferecer uma retrocompatibilidade minimamente decente, chips que foram removidos nos modelos seguintes a fim de baixar o valor do console para torná-lo mais competitivo com Xbox 360, que não só tinha sido lançado um ano antes como também era consideravelmente mais barato.

Já com o PlayStation 5 e Series S/X a arquitetura de base é a mesma do PS4 / Xbox One, o que torna a retrocompatibilidade muito mais simples de ser implementada e sem depender de hardware adicional. Esses 1% que afirmam não ser compatível é apenas precaução por parte da Sony contra algum jogo obscuro que não tenham testado ou que dependa de algum periférico ou acessório exótico do PS4 que não possa ser utilizado no PlayStation 5…

Gabriel Silva (@Gabriel_Silva)

Bom, posso ter me equivocado, mas falo em relação aos jogos do PS3 rodarem no PS4, jurava que não tinha retrocompatibilidade, pelo jeito eu me enganei então. Você conhece alguém que testou na prática mesmo e funcionou?

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Ah, pensei que estivesse falando do PlayStation 3 quando mencionou “é só sair a primeira versão slim que essa retrocompatibilidade já não existe mais”, que foi literalmente o que aconteceu com ele.

Já o PlayStation 4 não tem retrocompatilidade com o PS3 por motivos parecidos: arquitetura de hardware dos dois é completamente diferente e o PS4 não tem poder de processamento suficiente pra emular o PS3 por software (como a Microsoft fez com os jogos de Xbox 360 e Xbox clássico que estão disponíveis no Xbox One).

O mais próximo de rodar jogos de PS3 no PS4 é o PlayStation Now, mas funciona por streaming e só está disponível em alguns países (Brasil não incluso, pra variar)…

Gabriel Silva (@Gabriel_Silva)

Nossa cara, você foi muito claro e objetivo nas suas explicações, me ajudou muito a entender o lado da Sony. Muito obrigado mesmo!