Início » Celular » Purism Librem 5 é um celular Linux que roda apps de Android

Purism Librem 5 é um celular Linux que roda apps de Android

Smartphone da Purism pode se beneficiar de aplicativos Android sem perder a privacidade do PureOS

Ana Marques Por

O Librem 5 é um smartphone da Purism que não roda Android, mas consegue executar apps feitos para o sistema do Google. Isso acontece por meio do Anbox, que pretende tornar a experiência de emulação do Android simples, unindo um OS de código aberto aos benefícios do ecossistema mais popular.

Purism Librem 5

Librem 5 promete maior privacidade, mas requer sacrifícios

Com a promessa de “proteger a sua vida digital”, o PureOS oferece total controle do hardware do aparelho ao seu usuário. E agora, com o suporte ao Anbox, a Purism espera ganhar mais adeptos.

O Anbox promete tornar o processo de emulação bastante simples, fornecendo um funcionamento similar ao do ChromeOS. Para isso, você só precisará colocar um arquivo de imagem na pasta do Anbox e reiniciar o smartphone. O visual, no entanto, não é tão animador. Veja a aparência a seguir:

Parece uma tarefa impossível fugir do Google ou da Apple e estar conectado a alguns aplicativos essenciais do dia a dia. Mas ainda há quem não se sinta confortável em expor informações pessoas para essas empresas.

O que a Purism e outras fabricantes, como a dona do PinePhone, querem provar é que pode existir um outro caminho para os que preferem não compartilhar dados com as gigantes da tecnologia – é claro, se esses usuários concordarem em abrir mão de algumas coisinhas.

Com informações: Android Police e Purism

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

O conceito é bacana, mas o problema com esses tipos de dispositivos é que são meio caros e a disponibilidade limitada, normalmente um sendo diretamente ligado ao outro.

Se fossem mais acessíveis (principalmente na disponibilidade), eu compraria pra tentar usar, sem dúvida.

Wagner Silva (@HeadMaster)

Mais um Windows Phone da vida ou da morte ?

Leo (@leonardoroese)

Realmente, a proposta é boa, mas não é para o publico geral. O Pinephone da pine64.org tem mais chances de expandir o alcance do Linux Phone. Também gostei do tema!

Leo (@leonardoroese)

Não tem como comparar com o WP porque a proposta é diferente. O Linux mobile não depende do mercado para existir, a comunidade o mantém vivo sem fins lucrativos, já o WP só existe se gerar lucro. A proposta de ser um sistema aberto e com foco em privacidade é um fator que pode atrair usuarios para o Linux, mas nunca foi essa a proposta da Microsoft com o WP.