Google Chrome prepara agrupamento automático de abas

Google Chrome prepara recurso que cria grupos de abas automaticamente; função ainda não está disponível a todos os usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google está preparando um recurso para agrupar abas automaticamente no Google Chrome 87. Ainda em desenvolvimento, a novidade começou a ser testada no Google Chrome Canary pouco tempo após a liberação da função para criar conjuntos de guias abertas no browser. Ainda não há previsão de lançamento para a nova ferramenta.

A função foi descoberta na versão experimental do Google Chrome. Conhecido como “Tab Groups Auto Create” (“Grupos de guias criados automaticamente”, em tradução livre), o recurso “cria grupos automaticamente para usuários, se o agrupamento de abas estiver habilitado”, conforme explica a descrição presente no “chrome://flags”.

Mais detalhes sobre a novidade foram revelados pelo Techdows. De acordo com o site especializado, o recurso é capaz de criar conjuntos de abas automaticamente de um mesmo domínio, sem precisar da interferência do usuário para agrupá-las ao abrir novas páginas do site em guias diferentes.

Em testes realizados nesta sexta-feira (18), o Tecnoblog conseguiu ter acesso à opção que habilita a função na versão 87.0.4266.0 do Chrome Canary para macOS. O recurso para criar agrupamentos de abas automaticamente, no entanto, ainda não está em funcionamento para todos os usuários do navegador, mesmo na versão experimental.

Google Chrome prepara agrupamento automático de abas (Foto: Reprodução/Tecnoblog)

Google Chrome libera agrupamento de abas

O Google Chrome liberou o agrupamento de abas a todos os usuários em setembro. O recurso, que agora está disponível aos usuários do navegador para Chrome OS, Linux, macOS e Windows, permite que o usuário organize as guias abertas em uma janela do browser em diversos grupos na versão 85.0.4183.102 ou mais recente.

A funcionalidade está disponível no Chrome para Android desde maio de 2020.

Com informações: 9to5Google, BleepingComputer e Techdows

 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados