TikTok e WeChat serão banidos da App Store e Google Play nos EUA

Departamento de Comércio dos Estados Unidos sinalizou que TikTok e WeChat serão banidos em 20 de setembro (domingo)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok

O próximo capítulo da novela TikTok promete ser dramático. Em comunicado publicado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, secretário da entidade, dá a entender que o banimento do serviço no país vai ser anunciado no próximo domingo (20). O WeChat também deverá ser bloqueado.

A argumentação de base para uma medida tão drástica é a segurança nacional. Basicamente, o governo de Donald Trump alega que o TikTok ameaça a soberania americana por servir de mecanismo de espionagem para a China, país de origem da rede social. O WeChat, serviço de mensagens bastante popular entre os chineses, sofre de acusação semelhante.

O WeChat tem mais de 1 bilhão de usuários, mas a maioria está localizada na Ásia, com destaque para a China. Por isso, o banimento nos Estados Unidos terá consequências negativas para o serviço, mas, provavelmente, não de modo severo.

Para o TikTok vai ser diferente: a rede social é um fenômeno global e, como tal, tem uma grande base de usuários americanos — são cerca de 100 milhões de contas nos Estados Unidos. As consequências poderão ser catastróficas, portanto.

Nos últimos meses, houve uma tentativa de “americanizar” a plataforma para evitar a sanção. Uma das saídas mais consideradas foi a venda das operações do TikTok nos Estados Unidos para uma empresa americana. A Microsoft manifestou interesse, mas informou no início da semana que a ByteDance, companhia chinesa dona do TikTok, recusou a sua proposta.

Quase ao mesmo tempo, a Oracle apareceu como interessada, mas com uma abordagem diferente: em vez de comprar parte do TikTok, a companhia faria uma parceria com a ByteDance para gerir o serviço tendo apenas uma participação minoritária no negócio. Caberia então à Oracle ter controle sobre os dados de usuários americanos na plataforma.

iPhone - WeChat - App Store (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Como a proposta de parceria entre Oracle e ByteDance foi apresentada oficialmente nesta semana, ainda há chances de esse acordo ser aprovado pelos Estados Unidos. Mas é pouco provável que isso aconteça antes de domingo (se acontecer), o que significa que o TikTok deverá mesmo ser banido.

“As ações de hoje provam mais uma vez que o presidente Trump fará tudo o que for possível para garantir a segurança nacional e proteger os americanos das ameaças do Partido Comunista da China”, diz Ross na nota.

Se realmente aplicado, o banimento proibirá qualquer prestação de serviço para distribuir os aplicativos do TikTok e WeChat em lojas de aplicativos nos Estados Unidos. No caso do WeChat, serviços para transferir fundos ou processar pagamentos dentro do país também serão proibidos.

Na prática, ambos os apps terão que ser removidos de lojas como App Store e Google Play. Além disso, usuários que já tiverem os aplicativos instalados não conseguirão atualizá-los.

Com informações: Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados