Início » Jogos » PS5 não rodará jogos do Sony PS1, PS2 e PS3 de forma nativa

PS5 não rodará jogos do Sony PS1, PS2 e PS3 de forma nativa

Sony confirma que PS5 não rodará jogos de PS1, PS2 ou PS3, por enquanto; console será compatível com quase todos os games de PS4

Felipe Vinha Por

Jim Ryan, diretor da linha PlayStation na Sony, confirmou que o PS5 não será retrocompatível com jogos de PS1, PS2 e PS3, apenas PS4. O comentário vem de uma entrevista com Ryan na revista japonesa Famitsu, falando sobre a tecnologia do novo console e o que os fãs podem esperar a respeito.

PS5 não rodará jogos do Sony PS1, PS2 e PS3 de forma nativa / Divulgação / Sony

Em termos de jogos antigos, Ryan já havia declarado que o PS5 será compatível com 99% dos jogos de PS4, em outra entrevista. Mas a retrocompatibilidade com consoles mais antigos, por enquanto, está descartada.

O executivo se justifica, dizendo que não havia tempo hábil para inserir este tipo de função no PS5, enquanto o console era produzido. Ele declarou:

“Em meio a tudo isso [a produção do PS5], o PS4 já conta com 100 milhões de jogadores. Achamos que eles queriam jogar títulos de PS4 no PS5 também, então incluímos essa compatibilidade. Enquanto implementamos isso, também focamos nossos esforços em fazer o armazenamento SSD de alta velocidade e o controle DualSense ao mesmo tempo. Por isso, infelizmente, não conseguimos implementar estas outras compatibilidades”.

Não é a primeira vez que os fãs se deparam com a confirmação de que jogos de PS1, PS2 e PS3 não rodarão no PS5. Uma página de suporte da Ubisoft na Austrália, nas últimas semanas, mencionou a possibilidade. A informação logo foi removida.

Isso não quer dizer, porém, que a situação seja permanente. O Xbox One, por exemplo, foi lançado sem a extensa retrocompatibilidade que possui hoje, que chegou apenas em 2015, dois anos após o lançamento. As possibilidades variam de aparelho para aparelho e de empresa para empresa. Mas, até segunda ordem, o PS5 fica sem a função.

Jogos da Sony no PS1, PS2 e PS3

O histórico de retrocompatibilidade da Sony também varia de aparelho para aparelho. O PS2 rodava todos os jogos do PS1. Já no PS3 apenas alguns modelos do console acompanhavam a função para iniciar games de PS2 – ainda que tenha sido compatível com tudo do PS1.

Além disso, o PS Vita era compatível com boa parte dos games de PSP, além de títulos de PS1 digitais, vendidos na PS Store. Enquanto isso, o PS4 nunca foi retrocompatível com o PS2 ou PS3, apenas por meio de relançamentos.

Com informações: Ars Technica

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Alguém realmente tinha a esperança de que o console lançado em 2020 tivesse retrocompatbilidade de forma nativa com o PS1, console lançado 26 anos atrás?

E só agora me dei conta que o PS1 foi lançado antes do Windows 95.