Como funcionam as notas do IMDb

Entenda como funcionam as notas do IMDb e como utilizá-las para encontrar bons filmes e séries para assistir

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funcionam as notas do IMDb / Reprodução / Diego Melo

O IMDb (Internet Move Database) é uma das maiores base de dados online sobre cinema e tudo o que envolve a indústria do entretenimento. Além de reunir informações sobre artistas e produções, o site também permite que usuários criem listas e avaliem seus filmes favoritos. Entenda como funcionam as notas do IMDb e como utilizá-las para encontrar bons filmes e séries para assistir.

Como funcionam as notas do IMDb

Qualquer usuário registrado no Internet Movie Database pode avaliar filmes, séries, documentários, e diversos outros tipos de produções audiovisuais em uma escala de 1 a 10, representada por estrelas. Os votos individuais são agregados e resumidos em uma nota única, exibida com destaque na página principal do título.

Os usuários podem editar suas notas quantas vezes quiserem, mas a avaliação é única para cada perfil, ou seja, ao editar uma nota, a antiga é sobrescrita. A “nota IMDb” exibida na página é calculada com base em todas as avaliações de todos os usuários

O IMDb utiliza vários filtros para determinar o “peso” de determinadas avaliações na nota final, com o objetivo de diminuir ou eliminar o impacto de votações em massa combinadas para afetar a classificação de uma obra.

Como funcionam as notas do IMDb / Diego Melo / Reprodução

A nota IMDb de cada título é atualizada várias vezes ao dia. No caso das séries de TV, elas são avaliadas como um todo pelos usuários, ou seja, sua nota não é uma média das avaliações dos episódios do programa.

Os usuários também pode conferir detalhadamente as notas de um título clicando no total de avaliações abaixo da nota IMDb. A página exibe gráficos com as quantidades de avaliações para cada nota dentro da escala, distribuição dos votos demograficamente (médias das notas por idade e gênero), além dos totais das avaliações de usuários dos Estados Unidos e do resto do mundo.

Como funcionam as notas do IMDb / Diego Melo / Reprodução

O IMDb também exibe a nota geral da obra no Metacritic, um site que agrega as avaliações e notas de mídias especializadas. No entanto, essa nota não é levada em consideração na nota IMDb, sendo exibida apenas em caráter informativo.

O cadastro no IMDb é gratuito. Para profissionais da indústria do entretenimento, a plataforma da Amazon oferece o IMDbPro, um plano de assinatura com recursos avançados, como perfil profissional, acesso a dados e estatísticas detalhadas das obras, entre outras vantagens.

Com informações: Ajuda do IMDb

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre IMDb na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados