Xiaomi patenteia celular com tela flexível e deslizante

Xiaomi registra patente de celular com tela flexível e deslizante para ocultar câmera de selfies e demais sensores da porção frontal

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi registra patente de celular com tela flexível e deslizante (Foto: Reprodução/WindowsUnited)

A Xiaomi está buscando novas formas para inovar o visual de seus celulares. É o que mostra uma patente da marca chinesa com tela flexível e deslizante para ocultar a câmera frontal e demais sensores, solicitada em 2019 e publicada em setembro de 2020. Não há previsão de lançamento de um smartphone com a tecnologia registrada.

O conceito da Xiaomi difere de outros celulares deslizantes, como o Mi Mix 3, anunciado em 2018. Em vez de contar com duas superfícies sobrepostas, a patente apresenta um telefone com tela flexível, que pode ser arrastada para cima ou para baixo, para ocultar ou exibir a câmera de selfies e demais sensores da porção frontal.

Outras patentes da Xiaomi vieram a público neste ano. É o caso do celular modular com tela removível, registrado na CNIPA (Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China) em março. A companhia ainda trabalha com a ideia de um smartphone com um compartimento para guardar fones de ouvido sem fio.

Não há previsão de lançamento de celulares com as patentes registradas pela Xiaomi.

Xiaomi registra patente de celular com tela flexível e deslizante (Foto: Reprodução/WindowsUnited)

Xiaomi prepara celular com câmera sob a tela

A Xiaomi pretende lançar um celular com câmera sob a tela em breve. Durante a apresentação da terceira geração da tecnologia, realizada no final de agosto de 2020, a companhia chinesa revelou que pretende disponibilizar comercialmente o seu primeiro smartphone com o recurso já no próximo ano, mas sem revelar uma data precisa.

Alguns dias mais tarde, já em setembro, um suposto Xiaomi Mi 10 Ultra com câmera frontal oculta apareceu em um vídeo publicado na rede social Weibo. O possível protótipo demonstrava características parecidas com outra unidade de teste da Xiaomi apresentada no ano passado, como a tela sem bordas, recorte ou furo para abrigar sensores.

Em 1º de setembro de 2020, a ZTE anunciou o primeiro telefone com a tecnologia, o ZTE Axon 20 5G. Quase sem bordas e com câmera sob a tela, o smartphone ainda possui ficha técnica com processador Qualcomm Snapdragon 765G e opções com 6 e 8 GB de RAM. Não há previsão de lançamento do celular chinês no Brasil.

Com informações: Gizmochina e WindowsUnited

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados