Num movimento bastante curioso, duas das principais fabricantes de televisores do mundo anunciaram modificações na quantidade de unidades que serão produzidas. A Panasonic tomou a decisão de produzir mais TVs de plasma, enquanto que a Sharp vai reduzir o número de LCDs pelos próximos meses.

Plasma da Panasonic de 42 polegadas (imagem: caccamo)

Para a Panasonic, a produção de televisores de plasma deve aumentar. A companhia quer ampliar sua produção desse tipo de equipamento em até cinco vezes, com 2013 sendo o prazo final. Atualmente são produzidas 25 mil unidades de plasma de 42 polegadas por mês. Em 2013 esse número deve estar na casa de 120 mil unidades mensais.

Já a Sharp vai reduzir a produção de paineis de LCD por até dois meses, começando agora em agosto. A tentativa da empresa é de adequar sua produção ao que os fornecedores têm para oferecer. Somente em uma das fábricas da Sharp os paineis de LCD terão diminuição de algo entre 20% a 30%. A mudança, no entanto, não vai afetar os televisores produzidos pela própria Sharp, mas sim os demais fabricantes que compram os paineis de LCD dela.

Com informações: Reuters 1, Reuters 2. Imagem: flickr cacamo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JoseRenan
é minha tia tinha uma TV da sharp, no Brasil ela com certeza sumiu
Hernani
A Sharp perdeu o mercado aqui no BRasil, mas na Europa e EUA ainda é muito presente
Hernani
R$10.000 ;)
Hernani
Ia comentar justamente isso Guilherme, tvs de Plasma possuem 600Hz, ou seja, mais do que suficiente para reproduzir o 3D, por isso que as empresas voltaram a investir nessa tecnologia, aposto que será vendida como TV 3D para a população de classe média que não pode pagar R$10 em uma tv LED 3D
Alexandre
Dava pra prever isso. O plasma tem muitas vantagens sobre lcd/led, como já citado acima em outros comentarios, o contraste e a frequencia por exemplo. A facilidade de fabricar TVs maiores a um custo menor tambem deve ser decisivo. Minha proxima TV vai ser de plasma, uma pois minha sala é mais pra escuro e outra é que os tamanhos grandes sao mais baratos.
Edney
Certos comentários só reflete a falta de informação sobre as Plasmas. Procurem, pesquisem mais sobre o assunto antes de vir opinar baseado em informações sem procedência. O pessoal ainda acredita que a LCD é superior porque é mais recente que a Plasma. Nível de contraste, velocidade de resposta e nível de brilho a LCD perde, e perde bem para os novos modelos Plasma, principalmente se comparados a Plasma da Panasonic. Com relação ao consumo, infelizmente a grande maioria ainda acredita que a LCD consome menos. Mas a realidade é bem diferente. A LCD mantém um consumo constante devido ao backlight. Já na Plasma o consumo varia conforme a imagem. Em imagens mais escura o nível de brilho diminui e o consumo também. Então no final de uma hora de uso o consumo entre as duas tecnologias acabam se equivalendo. A Tela da LCD é extremamente sensível, e qualquer pancada por menor que seja pode danificar de forma irreversível. o MTBF da plasma é de 100 mil horas e da LCD é 50 mil. Mas pode contar, a LCD no intervalo de 3 a 5 anos ja começa a pifar o backlight, e o conserto costuma ser caro.
Bruno Gall
Pra mim não muda nada, já comprei a minha da samsung mesmo
Arimatheia
O plasma atual é muito superior ao apagado e fosco LCD. LED é uma tecnologia que compete com o plasma em termos de contraste de cor. Tenho tanto display de LCD quanto plasma e a imagem em HD fica muito melhor no plasma. LCD deixa a imagem "choca".
Guilherme Mac
Dá uma olhada :) http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0855/negocios/m0078488.html
Guilherme Mac
Como falei lá em cima, plasma tem um contrate incrivelmente superior (com preto real), cores muitos mais definidas (não tem "vazamento" pq cada pixel tem iluminação própria) e uma frequência muito maior que qualquer LCD/LED (as mais comuns são 600Hz, contra normalmente 120Hz de LCD/LED). O único inconveniente de plasma é não ser apropriado para ambientes claros, com muita iluminação. Então se você viu os 2 equipamentos lado-a-lado o plasma estava estragado ou tinha uma iluminação absurda no ambiente.
Camilla
Bem.. Eu até entendo eles diminuirem a produção de TVs LCD, mas produzir mais de Plasma?! Sério, da última vez q vi 1 LCD e 1 Plasma lado a lado mostrando a mesma coisa a imagem da de Plasma era tão ruim q me dava nos nervos.
Camilla
Provavelmente a tela LCD do seu monitor e da sua TV sao da Sharp =**
Guilherme Mac
Na física plasma é gás energizado :P
JoseRenan
faz anos que nao vejo nada da sharp, pensei que tinha f*u*d*i*d*0
kylefurtado
Plasma vai voltar?! Ah, bons tempos quando plasma pertencia apenas a biologia.
Exibir mais comentários