Senhores passageiros, favor desligar o seu celular, pager ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Essa frase, em breve, deixará de ser ouvida pelo menos em alguns voos da TAM. A empresa aérea recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para fornecer esse tipo de serviço aos seus clientes.

A requisição para tal autorização foi iniciada há mais de um ano, mas somente agora a TAM vai poder liberar a internet e as chamadas telefônicas durante o voo. No entanto, isso só será possível em aeronaves com tecnologia apropriada e que estejam a mais de 3 mil quilômetros metros de altitude.

Foi necessário que a Airbus entrasse com o pedido, em conjunto com a TAM, para que as aeronaves da companhia recebessem a autorização. Testes e relatórios apresentados pela Airbus à autoridade europeia para voos comerciais foram enviados à ANAC, que ainda solicitou novos testes.

Antes de autorizar chamadas telefônicas e internet durante o voo, a ANAC solicitou estudos que comprovassem que os sistemas essenciais das aeronaves não seriam afetados pela interferência magnética da transmissão de voz e dados. Além disso, a TAM e a Airbus precisaram entregar simulações de possíveis falhas nos sistemas das aeronaves.

O processo já foi finalizado. Isso significa que, a qualquer momento, a TAM pode começar a oferecer o novo serviço para seus clientes. O funcionamento dele é muito simples: em aeronaves da Airbus apropriadas serão instalados transmissores de celular que farão contato direto com satélites. É evidente que o serviço será pago.

A ANAC informou que não tem outros pedidos de certificação similares ao que a TAM recebeu.

Com informações: IDG Now.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados