Motoristas que contam com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) poderão pagar multas com até 40% de desconto. A novidade, anunciada nesta segunda-feira (21), faz parte da estratégia do Denatran para transformação digital, que pretende unificar os canais oficiais para visualização de informações sobre infrações de trânsito e emissão de boletos para o pagamento de multas.
- Como fazer a Carteira de Motorista Digital [Habilitação]
- Como tirar Carteira de Identidade Digital [DNI]
O app da CDT reúne a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ele traz as mesmas funções do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) – e pode ser acessada com o login único do GOV.BR.
Como obter descontos em multas com a CNH digital
Para ter direito ao desconto de até 40% em novas multas de trânsito, os motoristas devem acessar a penalidade por meio do aplicativo da CDT (no Android ou iOS). É necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo. Além disso, o pagamento deve ser feito de forma antecipada.
Também é possível utilizar o sistema pelo computador por meio do Portal de Serviços do Denatran. Até o momento, a CDT só está disponível para pessoa física – empresas deverão monitorar suas frotas pelo SNE Web.
De acordo com o comunicado oficial na página do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), todos os órgãos de fiscalização nacionais, 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais já emitem multas eletrônicas. Caso a infração seja notificada pelo método tradicional (carta), o motorista não terá direito ao desconto.
É possível ver uma lista com todos os Detrans que já aderiram ao SNE no site do Serpro.
Com informações: Serpro
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Que tipo de coisa absurda. Não faz o menor sentido ter desconto numa multa de trânsito.
Roubo com 40% de desconto.
O desconto usual já era de 20%.
Tá quase compensando sair por aí em alta velocidade.
Não faz sentido esse desconto.
SP quase nenhuma cidade. Multas fazem parte do orçamento de SP. Nunca foi educacional.
A ideia desse desconto é pra incentivar o pessoal a aderir ao CNH digital e provavelmente pra tentar aumentar o número de multas pagas, já que pedem pagamento antecipado.
Imagino que muita gente nem pague multa.
Perde todo o papel educacional, mas convenhamos que multa nem sempre é educacional.
Se não houvessem os pontos na CNH, até concordaria.
O valor das multas é o de menos, o que pega mesmo são os pontos (se não conhecer um despachante amigo, claro).
Exatamente, esse é o ponto. Além dos pontos, tem também as outras penalidades, como a suspensão do direito de dirigir na multa do bafômetro e recusa de fazer bafômetro.
Eu trabalho na defesa dos autuados nessa área, e cobro mais que o valor da multa (R$ 2.934,70), e eles pagam pq o que interessa é não perder o direito de dirigir e não o valor da multa.
O foco aqui é o desconto, pois além da pontuação, doer no bolso é algo que afeta à maioria das pessoas.
Quanto à pontuação, sabemos q quem está lotado de multas, sempre dá um jeito de passar a pontuação pro pai, pra mãe, pro irmão, etc.
Quem quer fazer algo errado ou não se importa de seguir as leis, faz qualquer coisa.
Uma dica aí pra galera, não tome multa, cumpra as regras de trânsito e não terá qualquer problema.
Quanto ao app, uso aqui e funciona muito bem.
Um dia terei a satisfação de não precisar mais de carro, poder me deslocar só de uber, bike ou a pé, por enquanto, com filho na escola, não dá. Carro há muito tempo deixou de ser uma curtição e virou um estorvo, um ralo de dinheiro. Minha meta é ter esse aplicativo só pra mostrar o documento mesmo.
Exatamente!