Android TV 11 é lançado com menor latência e mais recursos

O Android TV 11 não entrega novidades na interface, mas promete baixar a latência para games via streaming ou no HDMI mesmo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
android tv 11

O Google lançou nesta terça-feira (22) o Android TV 11 para dispositivos compatíveis com a nova versão do sistema operacional móvel da empresa, que roda em aparelhos de TV e set-top-boxes. A novidade, assim como no Android de smartphones, ainda depende de cada fabricante liberar o update para sua base instalada.

O lançamento acontece poucos meses depois do início dos testes, que traz melhorias em streaming de jogos e também alguns retoques dentro de privacidade do usuário. Para os jogos o que ajuda é o suporte para baixas latências no próprio streaming dos games, que vai até a conexão HDMI CEC, além do mapeamento de botões dos controles que podem ser conectados ao aparelho.

Em outras áreas o Android TV 11 entrega novos layouts para o teclado Gboard que aparece na tela, incluindo a transcrição do que é falado para texto. Falando em voz, o novo sistema operacional permite botões que desligam microfones, além de melhorar a integração de dispositivos com sistema de microfone para escuta mais distante – afetando principalmente os assistentes pessoais.

Isso é o lado de dentro, mas na interface praticamente não existem mudanças. O mesmo visual que o Google inseriu no Android TV 9 continua presente no 11, com atalhos que ficam em uma coluna e que exibem prévias do conteúdo em linhas que saem de cada um deles.

O Google Assistente continua presente no topo e a Play Store é acessada a partir de uma espécie de gaveta de apps. O mesmo acontece com a lista de conexões em portas HDMI e as notificações, que ficam todas no topo da tela.

Calma que o Android TV 11 vai demorar

A nota de lançamento diz que as fabricantes que criam TVs e aparelhos conectados em portas HDMI devem disponibilizar o Android TV 11 nos próximos meses, sem data ou lista de update definida. O download já pode ser feito apenas no kit de desenvolvimento ADT-3, que foi lançado junto do Android TV 10 do ano passado.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados