Começou a ser vendido em meados de agosto um novo teclado da Microsoft que promete muito. O Arc Keyboard é um aparelho compacto, com “estilo diferenciado para quem gosta de design de impacto com curvas perfeitas” de acordo com o material publicitário do produto.

Eu passei uma semana brincando com o gadget e exponho agora as minhas impressões sobre ele.

A começar pela beleza. O Arc é realmente um aparelho bonito de se ver e de deixar na mesa. O black piano no qual é construído é de uma elegância sem igual. E as linhas suaves dão um quê de delicadeza a um produto voltado para a produtividade cotidiana. Acostumado a um Logitech muito mais parrudo, custei a me adaptar ao Arc Keyboard principalmente pelo seu tamanho diminuto.

Uso cotidiano

Como você pode imaginar, esse teclado foi testado à exaustão durante uma semana. Trabalhando como editor-executivo do TB, fiquei cinco dias usando o aparelho como minha ferramenta principal de trabalho. Se ele cumpriu bem a tarefa? Não, pelos dois motivos que eu coloco abaixo. Mas é importante notar que, embora a publicidade do Arc Keyboard indique que ele é adequado para todas as situações, talvez não seja bem por aí.

Teclas duras

A primeira coisa que me fizeram ter resistência ao Arc Keyboard foi o layout do teclado: estou acostumado com o padrão americano, no qual é preciso apertar a tecla de aspa simples e depois o cê para ter um cedilha, enquanto que o Arc adota o ABNT2. De qualquer forma, depois de meia hora, já estava acostumado a esse novo layout.

E foi aí que a minha maior surpresa apareceu: as teclas do Arc são duras. É verdade que a unidade que testei era novinha, recém-saída da caixa, mas ainda assim foi necessário policiar-me durante toda a semana para evitar que as palavras saíssem errado. Da mesma forma, fui obrigado a usar uma força além do comum na barra de espaço, para que o texto não fosse digitado tudojuntinho de um modo ininteligível.

Falta de numpad

Não sou um profissional da matemática, mas também senti falta do teclado numérico no Arc. Em vez de ter as teclas com números muito próximas da minha mão direita, ficava perdido procurando por essas mesmas teclados no Arc. Isso, sem sombra de dúvida, fez a produtividade diminuir um pouco. Felizmente não sou um contador ou algo semelhante, pois estaria falido se tivesse um desses ofícios e dependesse do novo teclado da Microsoft.

Teclas direcionais em um botão

Em vez das quatro teclas direcionais para direita, esquerda, cima e baixo, esse teclado tem apenas uma tecla que, quando acionada, detecta para que lado está sendo inclinada e envia o comando para o PC (mais ou menos como em alguns controles de videogame). Depois de alguns minutos, já estava craque no uso desse recurso, que é bacana principalmente para mostrar para os amigos que você tem. De prático, no entanto, nada: é apenas perfumaria.

No fim das contas, não trocaria o teclado que eu tenho pelo Arc. Para mim, em vez de ser usado na produção diária, esse produto deveria ser destinado a algum tipo de uso que não seja tão intenso. Fiz um exercício de abstração à procura de um bom emprego para o Arc Keyboard e acho que cheguei lá: Microsoft, que tal vender o Arc como um acessório para os media centers. É o tipo de teclado que eu gostaria de ter ligadoa um set-top box para navegar pelos menus da Google TV ou do Boxee, por exemplo. Além de tudo, é muito leve – apenas 350 gramas – e ficaria tranquilamente no braço do sofá ou na mesa de centro.

O preço sugerido do Arc Keyboard é de R$ 199. Passo.

Unboxing

Outra surpresa nesse aparelho é a experiência de retirá-lo das embalagens, o famoso unboxing. Não chega a ser uma Apple, mas com certeza passa perto disso. A caixa não é cheia de adesivos e informações, e conforme você vai retirando os plástico, vê o produto se revelar diante de seus olhos. Diferentemente de muito teclado de vinte reais que a gente encontra por aí.

Abaixo você confere uma galeria com imagens desse processo. Diga se não dá vontade de comprar. 😛

O que está incluído no pacote:

  • Teclado Arc Keyboard.
  • Receptor sem fio USB.
  • 2 pilhas alcalinas AA.
  • Capa protetora preta.
  • Manual de instruções.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Vasco
Para o que quero ele é perfeito, usar com o meu notebook em um monitor de 25, teclado bonito e pequeno para não ocupar espaço. A utilidade dos botões direcionais estarem em apenas uma tecla é justamente economizar espaço.
Iremar Gomes Domingos
hehe quer ver um rewiew informal dum teclado + mouse BÃO memo? esse aqui ó! http://alvanista.com/iremar/posts/2424339-dica-de-compra-teclado-e-mouse-sem-fio
John Müller Valentim Teodoro
Estou vendo se compro um teclado desse pelo eBay, eu gostei dele, não ligo muito pro NumPad, e gosto de teclados pequenos, pretendo pegar um modelo americano, usava antigamente sem Ç, eu acustumo fácil! Já vou comprar um Mouse Microsoft Wireless 6000, e mês que vem ou esse mês vou investir nesse teclado! As setinhas num botão só ficaria excelente para jogar. Só tem que se acustumar! XD Uma meia lua agora dá pra dar de boa! lol Como o cara ali em cima disse, os Shoriukens e Radukens da vida com certeza sairão fácil!
John Müller Valentim Teodoro
Estou vendo se compro um teclado desse pelo eBay, eu gostei dele, não ligo muito pro NumPad, e gosto de teclados pequenos, pretendo pegar um modelo americano, usava antigamente sem Ç, eu acustumo fácil! Já vou comprar um Mouse Microsoft Wireless 6000, e mês que vem ou esse mês vou investir nesse teclado! As setinhas num botão só ficaria excelente para jogar. Só tem que se acustumar! XD Uma meia lua agora dá pra dar de boa! lol Como o cara ali em cima disse, os Shoriukens e Radukens da vida com certeza sairão fácil!
Marcel
O teclado não é dos mais confortáveis de se digitar. Mas o backspace é o pior… minúsculo. Não recomendo.
Tiago
Que bom que demonstrou alguns pontos negativos, assim não vejo mais tanto de porque comprar ele. Vou continuar com meu Goldshio com teclado retratil porque é um teclado bom, pequeno e se precisar tem teclado.
Diego V
Aêhhh! Tô atrás de comprar um teclado e tô com muita vontade de comprar esse. Sou estudante de design e utilizo muito as teclas direcionais. Só nao comprei esse modelo ainda por conta dessa fusão das quatro teclas direcionais em uma. Tenho receio de me arrepender caso nao seja muito prático a utilização dessa tecla. Alguém que utiliza o teclado pode dar a opinião sobre??? Vlw!
ALessandro
Senhores eu uso, made in china, totallmente prático,,, 50 pratas(reais) no paraguá, que aqui do lado de casa ... e todas, todas as teclas de atalho funcionam super susse ... é ruim q eu gastaria uma grana, f.. com um micr...fuiii
@andradevini
muito bonito! Bem legal =]
Enio Olavo
Por acaso alguém conseguiu configurar este teclado no MAC, no padrão ABNT2? Eu baixei (e instalei) os Drivers indicados e não consegui configurar todas as teclas no MAC (só no PC). No MAC, estou quebrando o galho com a configuração para o português de Portugal; porém, nem todas as teclas funcionam a contento.
Bruno
É verdade, Juliano. Por que dois botões PrtScn?? :S E esqueci de dizer que esse teclado ficaria melhor com as teclas Skip, pois ele é perfeito para o Media Center. Precisei atribuir as teclas PageUp e PageDown para as funções Skip.
Juliano
Eu só não gostei de uma coisa desse teclado, que nem é mencionada aqui: a tecla backspace é muito pequena, do tamanho de uma tecla normal. Na caixa, porém, tem a foto da versão americana do teclado, mesmo que ele seja brasileiro, e nele o tamanho da tecla é o normal, tecla dupla. O que aconteceu? É que resolveram colocar um maldito PrtScn no lado do backspace!!!! Isso na versão brasileira! Por que? Já tem um PrintScreen na segunda função da tecla home! Ninguém usa o PrintScreen tão freqüentemente para que seja necessário ter uma segunda tecla. O backspace é muito mais usado. Quando eu comecei a usar o teclado acidentalmente teclava no PrtScn várias vezes tentando acertar o backspace. Minha solução? Se acostumar com o layout? Claro que não! Baixei um programinha de reconfiguração de teclado e configurei para o sistema entender o PrtScn como backspace. Assim tenho dois backspace um do lado do outro. Fica muito melhor. O único problema é quando eu acerto meu dedão no meio das duas teclas e ele apaga duas letras ao mesmo tempo. hahuhaua. E estou sem printScreen agora, mas isso não é problema, pois eu não uso ele. huahauha. Mas, enfim. Gostaria de saber quem foi o infeliz que resolveu colocar o PrtScn para xingar ele. Até fiquei com vontade de comprar a versão americana só por causa disso.
Bruno
Troquei meu bundle Microsoft 5000 gigante por um Arc pois comprei uma mesa com suporte para teclado que não cabia meu teclado e mouse antigos. Acabei comprando o Arc Mouse também. Recomendo os dois e acho que você passou pouco tempo testando esse teclado. Eu trabalho com tradução de textos e as teclas realmente estavam um pouco duras no começo, mas agora estão bem melhores. Já estou com esse produto há 3 semanas. Outra coisa, o sinal dele é muito melhor do que qualquer outro teclado com sensor. O sinal ultrapassa as paredes do apartamento (o antigo não chegava a 3 metros de alcance, já começava a falhar com 1,5 m de distância do sensor). Não tenho certeza sobre a tecnologia usada na transmissão sem fio, mas com certeza é muito superior a qualquer outra que já testei. Isso possibilita o uso com um media center instalado longe do computador, em outro monitor. Aliás, ele é perfeito para o Media Center porque cabe muito bem nas duas mãos. O numpad não fez muita falta para mim. Eu já digitava os números das duas formas. Em relação aos botões direcionais todos em um só, eu também não vi problema. É fácil de acostumar, mas levem em conta que eu não sou fanático por jogos, então não sei como isso afeta quem joga. Ele também é um teclado bonito e leve. Enfim, eu gostei muito e recomendo também o Arc Mouse. Ele é dobrável e desliga para economizar pilha. Espero ter ajudado com um contraponto pois acho que uma semana não foi suficiente para testar esse produto. ;)
Artur Aragão
Prezados, Eu estou a ponto de comprar um teclado e um mouse. Uso para jogos também e minha maior preocupação é esta. É claro que não dispenso elegância. E este Arc tem isto. É lindo. Queria saber se seria bom para jogar jogos de corrida, fps, entre outros. E uma indicação de conjuntos de teclados e mouses wireless que possuam esta mesma elegância e de preferência baterias no lugar de pilhas.
Pedro Guedes
As teclas estão lá, acima dos números 7, 8, 9 e 0: Home, End, PgUp e PgDown
Exibir mais comentários