Início » Aplicativos e Software » Microsoft Edge para Linux vai ter versão de teste em outubro

Microsoft Edge para Linux vai ter versão de teste em outubro

Primeira prévia pública do Microsoft Edge para Linux vai ser liberada com foco em desenvolvedores

Emerson Alecrim Por

Já tem algum tempo que a Microsoft prometeu levar o Edge baseado no Chromium para o Linux. A promessa não foi esquecida: nesta semana, a companhia confirmou que a primeira prévia pública do navegador será disponibilizada em breve, começando por versões para Ubuntu e Debian.

Esse é mais um movimento que prova que a Microsoft não tem mais antipatia pelo Linux, por assim dizer. No caso do Edge, a abordagem multiplataforma é estratégica: a intenção da companhia é permitir que o seu navegador seja ideal principalmente para uso corporativo. Disponibilizar o navegador em vários sistemas operacionais é um passo fundamental para esse objetivo.

Além do ecossistema do Windows, o Microsoft Edge conta com versões para macOS, iOS e Android. Considerando os principais sistemas operacionais do mercado, só faltava mesmo versões para distribuições Linux.

Microsoft Edge no Linux

No evento Microsoft Ignite 2020, a empresa revelou que o Edge para Linux estará disponível para download a partir de outubro para usuários que participam do programa Microsoft Edge Insider. Eles também terão a opção de baixar o navegador a partir do gerenciador de pacotes nativo de sua distribuição.

O VentureBeat sinaliza que usuários do Ubuntu e Debian serão os primeiros a terem acesso à novidade, mas que a Microsoft também deve levar o navegador para distribuições Linux como Fedora e openSUSE.

Kyle Pflug, gerente de programa da Microsoft, disse ao veículo que, embora o Linux tenha uma participação relativamente pequena em desktops, o sistema operacional é muito usado por desenvolvedores. Levar o Edge para o ecossistema do Linux é uma forma de facilitar o trabalho deles (com testes de aplicações, por exemplo).

Após a liberação da versão preview, o Microsoft Edge para Linux será disponibilizado como beta. Ainda não há informação sobre lançamento da primeira versão estável do navegador.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando