Google Maps indica áreas com mais casos novos de COVID-19

Google Maps adiciona camada que usa cores para indicar novos casos de COVID-19 em 220 países, incluindo o Brasil

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
COVID-19 no Google Maps

O Google Maps está ganhando um novo recurso nesta semana: trata-se de uma camada que usa cores para indicar novos casos de COVID-19 em diferentes estados e países, incluindo o Brasil. Isso estará disponível para todos os usuários no Android, iPhone e iPad ao longo dos próximos dias.

  • Coronavírus-SUS: como saber se encontrei alguém com COVID-19
  • Como se formou o nome COVID-19?

A camada “COVID-19” poderá ser acessada a partir de um botão no canto superior direito do Google Maps. Quando ativada, ela mostra a média dos novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias. Há uma seta para cima ou para baixo indicando se os casos estão aumentando ou diminuindo.

O mapa utiliza a seguinte escala de cores:

  • cinza: menos de 1 caso por 100 mil habitantes
  • amarelo: 1 a 10 casos
  • laranja: 10 a 20 casos
  • laranja escuro: 20 a 30 casos
  • vermelho: 30 a 40 casos
  • vermelho escuro: mais de 40 casos

COVID-19 no Google Maps

Google Maps traz dados de COVID-19 sobre 220 países

O Google usa como fontes o COVID-19 Dashboard da Universidade Johns Hopkins, o New York Times e a Wikipédia; todos eles resumem dados obtidos de organizações de saúde pública como a OMS, de ministérios e de agências estaduais.

Com a nova camada, o Google espera fornecer informações “para que você possa tomar decisões mais informadas sobre aonde ir e o que fazer”. O Maps vai exibir informações para todos os 220 países e territórios presentes na plataforma, junto a dados de estado/província, condado e cidade quando disponíveis.

COVID-19 no Google Maps

O recurso ainda não está disponível para mim, mas uma das imagens de divulgação do Google mostra o estado do Amazonas em destaque, além da Colômbia subdividida em departamentos (um deles também se chama Amazonas). No painel da Johns Hopkins, já é possível conferir os casos do novo coronavírus no Brasil separados por estado.

O Brasil contabiliza mais de 4,5 milhões de casos do novo coronavírus, e já ultrapassou 135 mil mortes causadas pela doença.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados