Início » Jogos » Atualização para iOS 14 pode apagar Fortnite do iPhone, avisa Epic

Atualização para iOS 14 pode apagar Fortnite do iPhone, avisa Epic

iOS e iPadOS apagam apps de forma temporária para atualizar iPhones e iPads, mas Fortnite foi banido da App Store pela Apple

Felipe Ventura Por

A Apple criou um recurso que apaga apps de forma temporária e libera espaço para atualizações do iOS. Mas o que acontece quando não é possível fazer a reinstalação a partir da App Store? A Epic Games avisa que isso pode ocorrer com Fortnite, que foi banido da loja por implementar uma forma independente de compras in-app.

Fortnite no iPhone

“Jogadores no iOS que atualizam para o iOS 14 podem perder acesso a Fortnite“, avisa a Epic Games em sua conta do Twitter; o mesmo pode acontecer com o iPadOS. Se o usuário aceita remover aplicativos temporariamente para atualizar o sistema, o jogo pode ser excluído sem a possibilidade de instalar de novo.

Por isso, a Epic diz que é melhor cancelar a atualização e acessar os Ajustes para limpar arquivos e apps no iPhone, iPad ou iPod Touch de forma manual. “Depois de liberar espaço suficiente, tente atualizar novamente e o prompt não aparecerá mais”, afirma a empresa.

Adoção do iOS 14 já passa dos 30%

O aviso talvez tenha chegado um pouco tarde: de acordo com a Mixpanel, o iOS 14 e iPadOS 14 já estão instalados em quase 31% da base ativa de iPhones e iPads. O iOS 13 caiu para 62%; o restante (cerca de 7%) corresponde a versões mais antigas.

Você já deve estar por dentro da briga entre a Epic e a Apple: Fortnite passou a vender itens in-app de forma direta, sem passar pela App Store, o que viola as regras da loja; por isso, ele foi removido. O jogo fez o mesmo no Android e foi retirado da Google Play Store.

A Epic entrou na Justiça para que Fortnite volte à App Store. No processo judicial, a Apple pede indenização da empresa por ter quebrado as regras da loja. Os desenvolvedores têm que pagar 30% sobre as compras in-app; isso vale até mesmo para streaming de jogos no Google Stadia e Microsoft xCloud.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos D. (@marcos_5000)

O Google fez o mesmo só pra apoiar a Apple na briga, porque a quantidade de apps na Play Store que vende compra in-app por fora do sistema deles…

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Não é bem assim. A Play Store também tem a exigência de utilizar a plataforma de pagamentos do Google, mas a regra só se aplica a jogos. Outros apps podem processar pagamentos da maneira que preferirem…