TikTok proíbe anúncios de emagrecimento para menores de 18 anos

Nova política chega após a descoberta de anúncios que promoviam apps falsos e pílulas de perda de peso para aplicar golpes

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

O TikTok anunciou, nesta quarta-feira (23), que irá proibir anúncios de produtos que promovem emagrecimento para menores de 18 anos. De acordo com a rede social, a nova política tem o objetivo de banir conteúdo que incentive o body shaming e outras práticas negativas ou prejudiciais à saúde relacionadas à imagem corporal.

Além das proibições para menores, os anúncios específicos para apps de jejum e suplementos alimentares com foco emagrecimento serão banidos da plataforma.

Já as propagandas sobre produtos e serviços que promovam controle ou perda de peso também passarão por análises mais rigorosas – as marcas não poderão fazer comerciais que depreciem imagem corporal ou induzam a uma relação negativa com alimentos.

“Como sociedade, o estigma do peso e a vergonha do corpo representam desafios individuais e culturais, e sabemos que a internet, se não for controlada, corre o risco de agravar essas questões. É por isso que estamos focados em trabalhar para proteger nossa comunidade de conteúdos e comportamentos prejudiciais, ao mesmo tempo em que apoiamos um ambiente inclusivo – e positivo para o corpo”, explica o comunicado do TikTok.

Golpes no TikTok utilizavam anúncios de apps e pílulas falsas para enganar usuários

A decisão chega algumas semanas após um relatório de segurança da empresa Tenable, que identificou golpes que utilizavam anúncios para promover serviços e produtos falsos na rede social – alguns deles prometiam emagrecimento rápido por meio de apps e pílulas milagrosas.

De acordo com o TikTok, esses anúncios foram removidos assim que a companhia de segurança emitiu o alerta.

Com informações: TikTok, Engadget e CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados