A Time Machine foi apresentada no Mac OS X Leopard com o objetivo bem claro de trazer backups automáticos com o menor número de opções possíveis e uma interface muito amigável. Hoje no Snow Leopard ela ganhou melhorias de desempenho. Apesar de gostar bastante da proposta, eu ainda acho que continua faltando a opção de escolher o intervalo entre cada backup.

O padrão de hora em hora é exagerado para muitas pessoas. Só faz sentido para quem vive perdendo a noção de onde salvou seus arquivos e deixa qualquer um usar seu Mac. Cada um sabe como usa o computador, porém se você tem uma organização razoável e é o único a trabalhar na sua conta de usuário, não há a necessidade de um backup tão constante. Eu particularmente gosto de backups a cada 3 horas, o que me dá uma média de um backup para cada expediente de trabalho diário.

Para mudar essa frequência indico o freeware TimeMachineEditor, só que antes de usá-lo é preciso desligar os backups automáticos nas preferências da Time Machine abrindo as Preferências do Sistema e indo em Time Machine. Mude o botão lateral para Inativo, como a imagem abaixo indica.

Desligar backups automáticos da Time Machine

O TimeMachineEditor

Alterar intervalos

Ao abrir o TimeMachineEditor é possível não só mudar o intervalo de horas, como também agendar vários momentos para backups com frequência diária, semanal e até mensal. Você pode combiná-las para que sejam feitas em horários que você não esteja fazendo atividades que exijam muito do processamento da sua máquina.

Agendar vários backups

É importante ter cuidado: não indico que você faça backups com um intervalo de tempo muito longo. Tudo vai depender de como faz uso do seu Mac e da importância de seus arquivos. Faça pelo menos um backup por dia se você usa o seu Mac para trabalho diariamente, mas se o seu equipamento é usado apenas em viagens ou para fazer tarefas esporádicas, então pode agendar um backup semanal ou mensal. Só não deixe de fazê-lo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Juarez Lencioni Maccarini
A dica é muito boa, mas particularmente prefiro deixar meu backup de hora em hora mesmo. Já precisei do Time Machine e foi um alívio saber que tinha perdido menos de uma hora de trabalho.
@djviniciusmaga
Outra dica importante p/ quem utiliza o Time Machine em Macbooks é NUNCA transportar o HD externo junto com o Macbook. Em caso de perda, roubo ou furto tudo estará perdido. Parece besteira mas vejo muitas pessoas andando com o HD externo de backup dentro da mochila. Assim backup perde o sentido.
Rodrigo Muniz
Time Machine é o software de backups. O HD externo/roteador Wi-Fi da Apple é o Time Capsule, que foi feito para funcionar com o software. Mas você pode usar o programa com qualquer HD externo normal (e mais barato).
Bruno Gall
Acho que tem 2 modos, tem por mídia removível e por HD interno, outra partição
kylefurtado
Desculpe a ignorância, não sou muito ligado nas coisas da Apple, mas Time Machine é um aplicativo/programa/whatever ou um dispositivo/bagulho/etc (tipo, um aparelho fisico) ?
Leonardo R.
Já uso essa ferramenta há um bom tempo. Realmente muito boa, adicionando opções que o aplicativo do Time Machine deveria ter.