Que geek não conhece o Dropbox? O serviço ajuda a armazenar arquivos online, ao mesmo tempo em que deixa pastas sincronizadas entre diferentes computadores. Isso significa muitas vezes a aposentadoria daquele seu pen drive, que antes só servia para levar arquivos de trabalho para lá e para cá.

O único problema do Dropbox é que, por padrão, ele só deixa você sincronizar aquilo que está dentro da pasta dele. No Mac geralmente ela fica em ~/Dropbox (onde ~ é seu nome de usuário). Com isso somos obrigados a criar cópias de pastas que estão arquivadas em outros locais.

Se você criar um atalho tradicional de uma pasta ou arquivo e jogar na sua Dropbox Folder, vai notar que ele só vai sincronizar o arquivo do atalho em si, e claro que não é isso que queremos. A solução é usar os Links Simbólicos, mais uma vantagem do sistema da Apple ser baseado em Unix. Um Link Simbólico é como um atalho só que é visto pela maioria dos programas como realmente sendo a pasta ou o arquivo original, e com o Dropbox não é diferente.

Portanto, você não vai precisar pegar aquela pasta tão bem organizada e movê-la para dentro da pasta do Dropbox.

Antes de seguir em frente, baixe a Ação do Automator que facilita a criação de Links Simbólicos. Ao abrir a imagem do disco, vá até a pasta Services for Snow Leopard e abra o arquivo Create Symbolic Link.

O Automator será aberto e na área à direita do programa você vai poder escolher em que pasta será salvo qualquer Link Simbólico que você criar. Por padrão já temos a Mesa, que também é minha escolha.

Serviço pronto para ser salvo

Serviço pronto para ser salvo

Com a pasta escolhida, é só ir até o menu Arquivo > Salvar Como e escolher o nome do serviço, e depois clicar em Salvar, (eu costumo deixar tudo no padrão). Porém você pode nomear como Criar Link Simbólico.

Salvar serviço como

Salvar serviço como

Para que fiz isso? Suponha que você tenha uma pasta de PDFs dentro da pasta Documentos. Clique com o botão direito do mouse (Control-clique) e escolha Create Symbolic Link no menu (ou o texto que você escolheu para salvar o serviço no passo anterior).

Criando link simbólico de pasta

Dando uma olhada na sua Mesa, você vai notar um novo atalho. Mas não se engane, esse é o nosso tão desejado Link Simbólico.

Link simbólico parece atalho

Link simbólico parece atalho

É só arrastá-lo para a pasta do Dropbox e ver a mágica acontecer. Os arquivos da pasta original estarão todos lá na sua conta.

Organizado e sincronizado

Organizado e sincronizado | Clique para ampliar

Agora tudo o que você salvar em Documentos > PDFs do trabalho será enviado para o Dropbox também. Legal, não é?

Aviso

Muito cuidado ao apagar Links Simbólicos na sua Dropbox online ou em uma outra máquina que rode o Windows: alguns testes que fiz indicam que o sistema pode apagar os arquivos originais locais. Não consegui reproduzir hoje, mas já aconteceu comigo duas vezes. Portanto é importante lembrar de apenas apagar os Links Simbólicos localmente. Ah, e manter backup de seus arquivos nunca é demais. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pagonca
como usar o Dropbox somente na web? sem ter uma pasta com todos os GigaBytes no meu HDD local ? obrigado,
Internetador
Não me considero geek, mas também sei que o Dropbox é muito útil. Uso ele bastante.
Arimatheia
Bom saber sobre os multiplos backups. Vou ver com calma. Valeu!
@85arthur
Eu recomendo o Cloud.app (googleie) para esses fins. Depois que você conhecer jamais usará outra coisa pra compartilhar. Sobre a dica do Dropbox, ótima! Não sei como tem gente que ainda paga pelo serviço de sync da Apple.
Magrones
Dica matadora! Uma coisa que nunca gostei do Dropbox é que ele apenas sincroniza os arquivos que estão na pasta do Dropbox, ou seja, é preciso jogar tudo pra lá, se quiser sincronizar. Não há (havia), por exemplo, a possibilidade de escolher pastas do sistema para sincronismo. Com essa dica, esse problema está resolvido. Funciona também no Linux, já que o mesmo é baseado em Unix. Para criar um link simbólico no Linux, ou no Mac usando o terminal: sudo ln -s /pasta_origem /pasta_destino No caso, a pasta destino é ~/Dropbox .
Turdin
Eu tive é muita dor de cabeça com links simbólicos em clientes =( As vezes aparecia, dai o sistema de backup entrava em loop e quando eu ia ver, ele já tinha feito 15 backups da mesma pasta :S Felizmente arrumei =D Agora sobre o dropbox, já me encheram o saco pra caramba pra usar, mas pra mim ( PRA MIM ) não é tão útil.
Rodrigo Muniz
Não precisa se preocupar ao apagar ou alterar o nome dos Links Simbólicos na pasta local com o Dropbox rodando, vai funcionar tudo como esperado. A única coisa chata mesmo é ter que lembrar de não apagar Links Simbólicos quando estiver na interface web ou em outra máquina (eu sincronizo com duas máquinas rodando Windows). Compartilhei 2 pastas de músicas via Links Simbólicos e depois apaguei online, só não perdi os arquivos por ter backup. O mais chato é que não consigo reproduzir o problema para definir o que causa isso e procurar a solução definitiva.
Alessandro Johnny
Eu só uso o Dropbox ainda, para sharear coisas com outros amiguinhos. Coisa que o SugarSync peca em não ter.
Arimatheia
Eu não sabia dos "Links Simbólicos". Excelente matéria!
Thássius Veloso
Eu uso e recomendo. =D
Alessandro Johnny
Ou você pode, simplesmente, usar o SugarSync: http://tecnoblog.net/4400/sugarsync-backup-tutorial/
Bruno Gall
Interessante
Nash
Muito bom o artigo, Rodrigo. Há tempos me questionei a esse respeito, e finalmente hoje eu vi uma solução inteligível e de fácil acesso. Fiquei com uma dúvida... quando apago os Links Simbólicos localmente faz alguma diferença o dropbox estar ligado no momento ou não? ps.: Tem um pequeno errinho de concordância no primeiro periodo do último parágrafo. Abraço!
Henrique
Muito boa essa dica! To usando o Dropbox a um tempo, quase impossível ficar sem.
Jackson Jorge
Finalmente uma notícia boa no meu dia! Depois de tanto quebrar a cabeça na migração de PC pra Mac, começo a encontrar vantagens nesta trabalheira! Muito boa a dica!