Início » Aplicativos e Software » O que são as bolinhas laranja e verde no topo do iPhone? [iOS 14]

O que são as bolinhas laranja e verde no topo do iPhone? [iOS 14]

Pontos, leds, bolinhas — como você preferir chamar — de cores laranja e verde são parte dos avanços de privacidade do iOS 14

Melissa Cruz Cossetti Por

Quem atualizou o iPhone para iOS 14 pode estar curioso com dois novos detalhes no topo do smartphone: uma bolinha laranja e/ou um ponto verde luminoso, que aparecem em momentos específicos. É verdade que a Apple introduziu muitas novidades no iOS 14, mas essas não são ruins. Pelo contrário, são bons avanços.

Na página de divulgação do iOS 14, a Apple defende que “a privacidade é um direito humano fundamental e está em tudo o que fazemos”. No iOS 14, a empresa optou por dar mais controle sobre os dados que seus usuários compartilham e mais transparência na forma que são usados emitindo sinais visuais na tela: uma bolinha laranja ou verde.

Indicador de uso do microfone no iOS 14 / Imagem: Divulgação / Apple

App Store

Tudo começa na Apple Store, em que o usuário pode ver, com detalhes, informações que ajudam a entender as práticas de privacidade de cada app antes de fazer o download. Lá, o desenvolvedor precisa especificar: dados que podem rastrear sua atividade e/ou identificá-lo como localização, contatos e histórico de navegação.

Novidades em Privacidade no iOS 14 Imagem: Reprodução / Apple

Localização aproximada

Falando em dados, em vez de compartilhar sua localização exata, o iOS 14 informa a localização aproximada. Perfeito para apps de notícias locais e/ou previsão do tempo.

Indicador de gravação [bolinha laranja ou verde]

Agora, sim. Os tais pontos, leds ou bolinhas — como você preferir chamar — são indicadores visuais que aparecem no topo da tela sempre que um aplicativo está usando o microfone ou a câmera do iPhone. Para ver se algum aplicativo que você tem usou algum desses recursos recentemente, é só entrar na Central de Controle do iOS.

  • Bolinha verde 🟢: Trata-se do indicador de Câmera em Uso. O ponto verde aparece na parte superior da tela sempre que um aplicativo estiver usando a câmera;
  • Bolinha laranja 🟠: Trata-se do indicador de Microfone em Uso. Um ponto laranja aparece na parte superior da tela sempre que um app estiver usando o microfone. 

Um exemplo simples é:

Se você usar a Siri, o ponto laranja deve aparecer.

Se usar o Facetime, o ponto verde deve aparecer.

Há uma série de outros sinais que podem aparecer no topo do seu iPhone. Confira a lista com o significado dos ícones do iOS no próprio site da Apple (support.apple.com).

Indicador de Camera e Microfone iOS 14 / Imagem: Divulgação / Apple

Central de Controle

Se você visitar a Central de Controle, logo nos minutos seguintes após usar o microfone ou a câmera do iPhone, verá que é dada a indicação que algum destes recursos foram usados recentemente. E, mesmo que a câmera seja usada também gravando som, será indicado apenas “câmera recentemente”. Será mostrado o tipo do acesso , se “microfone” ou “câmera” recentemente, e o nome do aplicativo que usou junto disso. 

Aviso de uso recente de câmera no iPhone - iOS 14 / Imagem: Reprodução / Melissa Cruz Cossetti

Por que mudar?

A Apple tomou essa iniciativa porque, nas versões anteriores ao iOS 14, não era possível saber quando o microfone ou a câmera estavam sendo usados, a não ser quando a aplicação estivesse aberto em segundo plano ou fosse óbvia sua participação no app.

Indicador de gravação do iOS 13 - iPhone / Imagem: Reprodução / Apple

Quando aplicativos para iOS gravavam alguma coisa, como o som do microfone, estando em segundo plano, o que aparecia era um indicador vermelho no lado esquerdo do notch (com o contador de tempo da atividade de gravação). 

Com informações: Apple 12

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação