O que são as bolinhas laranja e verde no topo do iPhone? [iOS 14]

Os pontos de cores laranja e verde são parte dos avanços de privacidade da Apple; os indicadores foram usados pela primeira vez no iOS 14

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 12 meses
Câmera do iPhone sendo usada
Ícones fazem parte dos avanços de privacidade da Apple. (Imagem: Paul Lardet/Unsplash)

As bolinhas coloridas que ficam no topo do seu iPhone mostram que a câmera ou microfone do dispositivo estão ativos. Os ícones foram apresentados no lançamento do iOS 14, em setembro de 2020, e marcaram um avanço na política de privacidade da Apple. Entenda mais sobre os indicadores e qual a diferença entre o ponto laranja e o verde.

Como já adiantei, os tais pontos, leds ou bolinhas — como você preferir chamar — indicam o uso da sua câmera ou microfone. No entanto, cada cor representa uma coisa diferente. Veja:

  • Bolinha verde 🟢: trata-se do indicador de Câmera em Uso. O ponto verde aparece na parte superior da tela sempre que um aplicativo estiver usando a câmera;
  • Bolinha laranja 🟠: trata-se do indicador de Microfone em Uso. Um ponto laranja aparece na parte superior da tela sempre que um app estiver usando o microfone.

Um exemplo simples é:

Se você usar a Siri, o ponto laranja deve aparecer.

Se usar o Facetime, o ponto verde deve aparecer.

Central de controle

Se visitar a Central de Controle, logo nos minutos seguintes após usar o microfone ou a câmera do iPhone, verá que é dada a indicação que algum destes recursos foram usados recentemente. E, mesmo que a câmera seja usada também gravando som, será indicado apenas “câmera recentemente”. Será mostrado o tipo do acesso, se “microfone” ou “câmera” recentemente, e o nome do aplicativo que usou junto disso.

Por que mudar?

A Apple tomou essa iniciativa porque, nas versões anteriores ao iOS 14, não era possível saber quando o microfone ou a câmera estavam sendo usados, a não ser quando a aplicação estivesse aberto em segundo plano ou fosse óbvia sua participação no app.

Quando aplicativos para iOS gravavam alguma coisa, como o som do microfone, estando em segundo plano, o que aparecia era um indicador vermelho no lado esquerdo do notch (com o contador de tempo da atividade de gravação).

A atualização, portanto, veio para trazer mais segurança ao usuário.

Há uma série de outros sinais que podem aparecer no topo do seu iPhone. Confira a lista com o significado dos ícones do iOS no próprio site da Apple.

Com informações: Apple 12

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados