7 dicas para deixar o seu Uber mais barato [de verdade]

Alguns recursos e dicas podem tornar o seu trajeto de Uber mais barato; veja a lista para conseguir descontos e economizar

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 meses
Foto via Stock Catalog/Flickr

Conseguir um trajeto de Uber mais barato não é uma tarefa impossível. Usuários do app de transporte podem seguir algumas dicas para obter descontos em viagens – sejam elas compartilhadas ou não –, sem precisar recorrer a procedimentos duvidosos. Veja, a seguir, como deixar sua corrida mais barata de verdade.

1. Códigos promocionais podem deixar o trajeto de Uber mais barato

Até junho de 2020, a Uber oferecia descontos de 5% na primeira corrida de novos membros que utilizassem o código promocional de outro usuário do app – a promoção valia tanto para quem fosse realizar a corrida, quanto para o dono do código promocional. No entanto, essa modalidade não está mais disponível.

Agora, os códigos promocionais ficam restritos ao calendário interno da empresa, que geralmente disponibiliza descontos em ocasiões especiais e evento. Portanto, vale sempre ficar de olho nas notificações do aplicativo e no seu e-mail – é possível que você receba cupons por lá.

Veja nosso tutorial de como utilizar códigos promocionais no Uber.

2. Divida o preço da corrida no Uber

Se você está indo para o mesmo destino que um amigo ou familiar, a dica é dividir o preço da corrida. Assim, o valor final não fica pesado no orçamento de ninguém. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Peça o Uber normalmente pelo aplicativo de um dos passageiros, selecionando um método de pagamento eletrônico.
  2. Após a confirmação da corrida, deslize o dedo de baixo para cima no app, para ter acesso ao menu da viagem.
  3. Toque em “Dividir valor” e selecione um amigo na sua lista de contatos (ele deve estar registrado na agenda do seu smartphone).
    Dica para Uber mais barato
  4. Pronto. Agora, basta que o outro passageiro aceite a solicitação pelo aplicativo.

Para dividir o preço de uma corrida, a Uber cobra uma taxa de 60 centavos por pessoa. O recurso não está disponível em corridas da modalidade Uber Juntos. Também não é possível dividir o valor após o término da corrida, portanto, fique atento ao procedimento enquanto ainda está dentro do carro.

3. Compartilhe viagens com o Uber Juntos (antigo Uber Pool)

Se você estiver disposto a andar um pouco para conseguir um trajeto de Uber mais barato, uma boa pedida é o Uber Juntos, que promete viagens até 30% mais baratas. Com essa modalidade, que substitui o Uber Pool, o passageiro pode dividir corridas com outros usuários do app que estejam indo para a mesma direção.

Diferentemente do UberX, o Uber Juntos nem sempre vai buscar você exatamente na sua origem – mas sim em um local aproximado, que evite o desvio da rota. O esquema é semelhante ao de viagens de ônibus, onde você precisa ir até o ponto para esperar a condução, com a vantagem de dividir o espaço com bem menos gente.

Saiba mais sobre o Uber Juntos em nosso artigo dedicado à categoria.

uber juntos

4. Planeje o ponto de partida

Ao utilizar o UberX ou o UberComfort, muitas vezes, o motorista acaba dando uma volta grande para buscar o passageiro em uma rua sem saída (ou mesmo que seja contramão para seguir o destino desejado). Para evitar gastos desnecessários com voltas demoradas e trânsito, você pode selecionar o local de partida em um ponto que não exija tantos desvios ou retornos, desse modo, você consegue trajetos de Uber mais baratos.

  1. Insira seu destino no app do Uber e verifique qual é o caminho sugerido pelo app.
  2. Caso necessário, toque sobre o seu local de partida e, em seguida, vá em “Definir local no mapa”.
  3. Arraste o alfinete para redefinir o ponto de partida.
    defina o ponto de partida para ter Uber mais barato

5. Fique de olho no preço dinâmico

Entender como funciona o preço dinâmico também ajuda a evitar viagens muito caras. No geral, ele existe para garantir que sempre exista motoristas disponíveis em momentos de alta demanda – como durante uma chuva ou em saída de eventos. Resumindo: quanto maior a demanda e menor a quantidade de motoristas disponíveis, maior tende a ser o preço da corrida.

Atualmente, o passageiro não é mais informado sobre o índice do aumento do preço – isto é, não há como saber quão mais cara está uma viagem por conta do recurso. A Uber exibe apenas o aviso: “Preços um pouco mais altos do que o normal”.

Preço dinâmico Uber

Para fugir do preço dinâmico, você pode esperar passar o horário de pico ou tentar mudar o ponto de partida, se distanciando da saída de shows ou shoppings, por exemplo.

6. Verifique os benefícios do seu cartão de crédito

Alguns cartões e bancos contam com benefícios que garantem descontos ou programa de recompensas que podem ser utilizados para abater o valor de viagens da Uber. Saiba mais sobre os programas do Nubank, Banco Next e do Credicard Zero.

7. Cadastre-se no Uber Pass para conseguir viagens mais baratas

Por fim, uma dica para quem costuma fazer muitas viagens de Uber por semana é se cadastrar no Uber Pass. O serviço chegou ao Brasil em agosto de 2020 e tem mensalidade de R$ 24,99, mas está oferecendo um mês gratuito para testes neste início.

Ao optar por ser membro do programa, o passageiro ganha 10% de desconto em todas as viagens de UberX feitas em território brasileiro. Conheça as demais vantagens do Uber Pass, que incluem delivery de restaurantes e supermercado.

Com informações: Uber

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados