Início » Jogos » Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos

Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos

Amazon Luna é um concorrente do xCloud, da Microsoft, e também do Stadia, do Google; serviço ainda não será lançado no Brasil

Felipe Vinha Por

A Amazon anunciou Luna, nova plataforma de jogos que funciona por meio de streaming, similar a concorrentes como o xCloud, da Microsoft, e Stadia, do Google. O Luna será lançado em outubro, nos EUA, e estará disponível para Fire TV, Windows, Linux, Mac e dispositivos iOS em um primeiro momento, com suporte ao Android previsto para semanas depois.

Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos / Divulgação / Amazon

Amazon Luna: como é?

O Luna+, a versão premium e com acesso sem impedimentos, promete “horas ilimitadas de jogo” e um “catálogo de jogos crescente” por US$ 5,99 ao mês. O serviço promete rodar games em resolução 1080p a 60 FPS, com previsão de ter resolução 4K “em breve”. Uma boa conexão coma Internet também é requisito.

Além disso, o Luna permite realizar o streaming em dois dispositivos ao mesmo tempo e também deve funcionar diretamente nos navegadores, sem a necessidade de baixar um aplicativo ou instalar qualquer coisa.

Integrações

Para breve o serviço promete um canal exclusivo da Ubisoft, possivelmente com assinatura em separado, mas ainda sem detalhes adicionais. O canal deve conter jogos e DLCs da produtora francesa, como Assassin’s Creed e Watch Dogs.

Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos / Divulgação / Amazon

A ideia é que, com o tempo, outras empresas tenham seus canais lançados no Luna, com serviço de assinatura à parte.

O Luna também terá integração com o Twitch desde o lançamento, permitindo que os jogadores realizem transmissões de suas partidas para o público. Por ser um serviço da Amazon, será possível também conectar a conta Amazon Prime Gaming para resgatar jogos e usar.

Acessórios

Por ora, o único acessório oficial do Luna é um controle Bluetooth tradicional, com visual que lembra o Pro Controller do Nintendo Switch. Ele será comercializado por US$ 50 e também terá conexão com a Alexa, inteligência artificial da Amazon, por meio de um botão para acionar comandos de voz.

Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos / Divulgação / Amazon

A Amazon garante, porém, que o Luna será compatível com qualquer controle Bluetooth da atualidade, e isso deve incluir os joysticks do PS4, PS5, Xbox e outros consoles mais recentes no mercado.

Primeiros jogos

A Amazon pretende ter pouco mais de 50 jogos disponíveis no Luna+ até o fim do acesso antecipado, que começa em outubro.

Os primeiros jogos previstos são:

  • Control
  • Resident Evil 7
  • Tacoma
  • Metro Exodus
  • The Sentry Brutale
  • The Surge 2
  • Overcooked 2
  • Everspace
  • Grid
  • Bloodstained
  • Sonic Mania

Amazon Luna é novo rival do Stadia e xCloud em streaming de jogos / Divulgação / Amazon

Jogos de aventura, plataforma, independentes, RPG, corridas e outros gêneros são prometidos no site oficial.

E no Brasil?

Por enquanto o Luna está previsto apenas para os EUA por meio de testes iniciais, nenhum outro país deve receber o serviço até segunda ordem, isso inclui o Brasil.

Com informações: The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

No começo da parte de acessórios, esta escrito Lina no lugar de Luna.

João M. (@RonDamon)

Amazon é a única fora a MS que tem estrutura pra lançar isso em outros países. Taí o motivo da MS sair comprando estúdios hehuehuehu

@RODRIGO

Jogos por streaming tem futuro, mas para longo prazo — a latência da internet precisa estar muito reduzida e veloz a todos, o que não ocorre igualmente!

Diogo Silva (@uzu)

Considero a estrutura da AWS a melhor do gênero no Brasil, tem tudo para dar certo aqui

LekyChan (@LekyChan)

aposto mais no GeForce Now pela integração com Steam e outras lojas.

Jedielson (@Jedielson)

Falou Amazon eu já sorri aqui. Acho que pode ser a primeira a chegar no Brasil oficialmente. $$$ Tem pra isso.

Jedielson (@Jedielson)

Vai depender da grana que a empresa investir. Pinguei aqui no fast.com e deu 3ms de ping, ou seja, o servidor da Netflix tá dentro da rede da minha provedora. Algo assim deverá acontecer pra se tornar viável. Como eu disse, vai do montante que a Amazon tem pra investir nisso pra não depender 100% da conexão com a Internet.

Henrique CaRioCa (@Henrique_CaRioCa)

Amazon sim tem estrutura , e a outra que também tem muita estrutura é a google , e em um nivel a baixa das duas a Microsoft

Henrique CaRioCa (@Henrique_CaRioCa)

Streaming esta acontecendo , e apesar do Hate o Stadia hoje tem a melhor plataforma

LekyChan (@LekyChan)

isso não vai acontecer, uma coisa é ter um CDN de video, outra é ter uma estrutura completa de servidores dentro de cada operadora de internet.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Mais um duro golpe no Stadia…
Amazon não brinca em serviço, vamos ver o que vai dar.

Marcio (@Curl)

Uma dúvida. Pra ser lançado no iOS o Luna vai seguir as regras de aprovação e divisão de receitas da Apple que barraram a entrada do Stadia e o xCloud?

Felipe Vinha (@Felipe_Vinha)

Funciona via navegador, sem aplicativo.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Na lista de jogos iniciais, “The Sentry Brutale” não era pra ser “The Sexy Brutale”? Não consegui encontrar nenhum jogo correspondente ao primeiro nome…

Pierre (@pierrediniz)

Google tem muita estrutura, mas nenhuma integração interna como empresa. Por isso tantos produtos dela param no cemitério.

Nessa guerra de streaming de jogos, XCloud e Luna tem potencial pra ditar os rumos do mercado. A morte do Stadia é questão de tempo.

Exibir mais comentários