Galaxy Watch Active 2 é atualizado com app de ECG e pressão no Brasil

Galaxy Watch Active 2 recebe app da Samsung para fazer eletrocardiograma (ECG) e medir pressão sanguínea com relógio

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
ECG no Galaxy Watch Active 2

Donos do Galaxy Watch Active 2 no Brasil estão recebendo uma atualização com diversos recursos focados em saúde: o aplicativo Samsung Health Monitor é capaz de realizar eletrocardiograma (ECG) e medir sua pressão arterial; o relógio também mede o VO2 max, que indica sua capacidade aeróbica. Além disso, há o detector de quedas que faz ligações de emergência caso necessário.

Galaxy Watch Active 2 faz ECG e mede pressão

Em agosto, o app da Samsung para pressão e ECG foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), passo necessário para que esses recursos pudessem ser oferecidos aos usuários. As duas funcionalidades também devem chegar em breve ao Galaxy Watch 3, lançado recentemente por até R$ 2.999; ele é fabricado no Brasil.

Para realizar um ECG, você precisa deixar o relógio firme no pulso e abrir o app Health Monitor. Então sente-se, apoie seu braço em uma superfície plana e coloque a ponta do dedo no botão superior. Isso é capaz de identificar fibrilação atrial (AFib), o tipo mais comum de arritmia cardíaca.

A Samsung avisa que o ECG realizado com relógio “não se destina a usuários com arritmias conhecidas que não sejam fibrilação atrial, ou a usuários com menos de 22 anos de idade”. Além disso, o recurso só funciona se o Watch Active 2 estiver emparelhado com um smartphone Galaxy com Android 7.0 Nougat ou superior.

O procedimento é um pouco diferente para medir a pressão sanguínea. Antes de tudo, é necessário fazer a calibração: você deve usar um esfigmomanômetro tradicional para obter seus valores sistólicos e diastólicos, que deverão ser inseridos no aplicativo. Daí em diante, o relógio conseguirá estimar sua pressão.

Assim como no ECG, o recurso de pressão arterial está disponível somente para relógios pareados com um celular da Samsung que rode Android 7 ou mais recente.

O changelog da atualização também menciona estas novidades:

  • análise de corridas avançada: fornece os dados de que você precisa para se tornar um corredor melhor
  • VO2 max: informa a sua resistência cardiorrespiratória
  • detectar quedas: o relógio pode fazer uma ligação de emergência e enviar mensagens para um contato de emergência quando uma queda forte é detectada
  • notificação avançada: assim que receber uma notificação de mensagem, uma janela de conversa aparecerá e também será possível visualizar imagens
  • Emoji AR/Bitmoji: use os recursos AR Emoji e Bitmoji criados pelo telefone no relógio
  • Prints de tela: suporte a captura por rolagem e envio automático para o telefone ao concluir

O Apple Watch ativou o app de eletrocardiograma no Brasil em julho, algum tempo após a aprovação da Anvisa; o recurso é compatível com o Watch Series 4 e posteriores. No entanto, o relógio não consegue estimar a pressão arterial de forma nativa.

A atualização para o Galaxy Watch 2 (via @dxxvgs):

Atualização para Galaxy Watch Active 2

Receba mais sobre Samsung Galaxy Watch Active 2 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados