Como salvar suas senhas no Google Chrome pelo celular ou PC

Função permite que usuário salve automaticamente senhas de sites no Google Chrome; recurso é útil para economizar tempo ao fazer login

Emerson Alecrim Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 2 meses
Como salvar suas senhas no Google Chrome pelo celular ou PC (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como salvar suas senhas no Google Chrome pelo celular ou PC (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A opção de salvar senhas no Chrome é uma funcionalidade disponível no navegador do Google que permite armazenar e gerenciar suas senhas para diversos sites e serviços online. O recurso pode ser ativado no Chrome para PC ou celular, sendo útil especialmente para aqueles que têm muitas contas online ou que acessam os mesmos sites frequentemente.

Quando ativada, a função garante que o navegador memorize as senhas inseridas em sites específicos, oferecendo a opção de preencher automaticamente essas informações quando o usuário retornar a esses endereços.

No entanto, os usuários devem estar cientes dos riscos associados ao armazenamento de senhas no navegador, como a possibilidade de alguém que tenha acesso à sua conta Google ver todas as suas senhas salvas.

Entenda como ativar o salvamento de senhas a seguir.

Como salvar senhas no Google Chrome pelo celular

Você pode fazer o Google Chrome salvar senhas automaticamente nas versões para Android e iOS do navegador com o seguinte passo a passo.

1. Acesse o gerenciador de senhas do Chrome no celular

Abra o Google Chrome no Android e toque no ícone com três pontos no canto direito superior do navegador. Em seguida, vá em “Configurações” e em “Gerenciador de senhas”.

Acesse o gerenciador de senhas do Chrome para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você usa o Chrome no iOS, abra o menu com símbolo de três no canto direito inferior da tela e selecione “Gerenciador de senhas”.

Acesse o gerenciador de senhas do Chrome para iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Faça login com sua conta Google, se o Chrome pedir

Você será direcionado para a tela “Gerenciador de senhas”. Ali, faça autenticação com login e senha, caso o Chrome não esteja sincronizado com a sua conta Google.

No iOS, o navegador pode solicitar login e senha ou autenticação via Face ID / Touch ID.

Área "Gerenciador de senhas" do Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Ative a opção “Oferecer para salvar senhas” no Google Chrome

Toque no ícone de engrenagem no topo direito da área “Gerenciador de senhas” do Chrome para Android. Em seguida, ative a opção “Oferecer para salvar senhas” e toque na seta de voltar para finalizar.

Ative a opção "Oferecer para salvar senhas" no Google Chrome para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você estiver no iPhone, toque em “Configurações”, na barra inferior. Ative a opção “Oferecer para salvar senhas” na tela seguinte e toque em “Ok”.

Ative a opção "Oferecer para salvar senhas" no Google Chrome para iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Com isso, o Chrome perguntará se ele deve guardar a senha sempre que você fizer login em um site novo.

Você também pode fazer a mesma configuração acessando o Gerenciador de senhas do Google, pois o serviço é sincronizado com o Chrome quando você faz login no navegador.

Como salvar senha no Google Chrome para PC

O Google Chrome permite salvar senhas no PC com os passos a seguir.

1. Abra o menu geral do Google Chrome para desktop

Abra o Chrome em seu computador e clique no botão com ícone de três pontos à direita da barra de endereços.

Abra o menu geral do Google Chrome para desktop (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Vá em “Gerenciador de senhas do Google”

Selecione a opção “Senhas e preenchimento automático” e, dentro dela, vá em “Gerenciador de senhas do Google”.

Vá em "Gerenciador de senhas do Google" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como alternativa, você pode digitar o comando abaixo na barra de endereços do browser para ir direto ao gerenciador de senhas:

chrome://password-manager/passwords

3. Acesse as configurações de senha do Google Chrome

Clique no botão “Configurações” localizado à esquerda da área “Gerenciador de senhas”.

Acesse as configurações de senha do Google Chrome (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Ative a opção “Oferecer para salvar senhas” no Chrome

Habilite a configuração “Oferecer para salvar senhas”, a primeira no menu de configurações. Isso fará o Chrome perguntar se ele deve salvar a senha sempre que você fizer login em um site novo.

Ative a opção "Oferecer para salvar senhas" no Chrome(imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você também pode salvar senhas no Chrome manualmente clicando no botão “Adicionar” da tela “Gerenciador de senhas”.

É seguro salvar senhas no Google Chrome?

O salvamento de senhas no Chrome é considerado seguro porque o recurso é protegido durante todo o ciclo, que começa na criação da senha, passa pelo seu armazenamento e chega ao preenchimento automático dela nos sites, explica o Google. Além disso, o acesso ao gerenciador de senhas requer autenticação.

A segurança envolve ainda criptografar nome de login e senha com uma chave existente apenas no dispositivo do usuário e fazer uma verificação de endereços para evitar que o preenchimento automático funcione em sites falsos criados em ações de phishing.

Mas, como vulnerabilidades de segurança podem surgir ou sempre há o risco de o seu dispositivo ser roubado ou furtado, é prudente usar moderadamente a função de salvar senhas do Chrome, evitando o recurso em sites de bancos, investimentos, redes sociais ou serviços médicos, por exemplo.

Para sites com dados mais sensíveis, a dica é usar gerenciadores de senha dedicados, como o 1Password, pois eles tendem a ser mais seguros por exigirem uma camada adicional de segurança, que é a autenticação no próprio serviço. Eles também podem oferecer mecanismos de proteção adicionais.

Onde posso ver minhas senhas salvas no Google Chrome?

Você pode ver as senhas salvas no Chrome acessando o gerenciador de senhas do Google, que é sincronizado com o navegador. Outra opção é digitar o seguinte comando no campo de endereço se você estiver no Chrome para desktop:

chrome://password-manager/passwords

Em todos os casos, selecione um site na lista que aparece e faça autenticação para ter acesso à senha correspondente. A autenticação pode ser feita por senha, impressão digital ou biometria facial, dependendo do seu dispositivo.

Lista de senhas salvas no Chrome para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Lista de senhas salvas no Chrome para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

É possível saber pelo Google Chrome se minhas senhas foram vazadas?

Sim. Para saber se seus dados foram vazados, abra o Chrome em seu celular ou no computador, e acesse o Gerenciador de senhas do Google. Em seguida, vá em “Check-up de senha” e “Verificar senhas”. Faça autenticação no serviço, se o navegador solicitar. O Chrome avisará se alguma das senhas salvas vazou.

Verificação do Chrome para senhas comprometidas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Check-up de senha do Chrome informa se houver combinações comprometidas entre as que estão salvas no navegador (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dá para impedir o Google Chrome de salvar minhas senhas?

Sim. Acesse o gerenciador de senhas do Google Chrome em seu celular ou computador e, nas configurações, desmarque a opção “Oferecer para salvar senhas”.

Depois disso, o navegador deixará de se oferecer para salvar senhas. Contudo, as combinações já guardadas serão mantidas, a não ser que você remova as senhas do Google Chrome.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados