Facebook quer que Apple libere Messenger como app padrão no iOS

Facebook avalia que tem mais argumentos por mudanças a favor do Messenger após Apple liberar escolha de app padrão para navegadores e e-mail

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
facebook messenger tecnoblog

Com a atualização para o iOS 14 e o iPadOS 14, os usuários ganharam a opção de decidir quais serão os navegadores e aplicativos de e-mail padrão em seus dispositivos. Agora, o Facebook quer que a escolha também seja levada para aplicativos de mensagens. A empresa avalia que passou a ter mais argumentos para reivindicar mudanças a favor do Messenger.

Em entrevista ao The Information, o head do Messenger, Stan Chudnovsky, afirmou que os sistemas da Apple não oferecem uma disputa justa aos mensageiros. “Achamos que as pessoas deveriam ser capazes de escolher aplicativos de mensagens diferentes e o padrão em seus telefones”, comentou. “Em geral, tudo está se movendo nessa direção”.

Chudnovsky destacou ainda que, caso a Apple se inspirasse na abordagem do Android, os apps de mensagens poderiam “competir de forma mais justa onde o iOS é dominante”. Para o executivo, a resistência em permitir que usuários escolham o mensageiro padrão existe porque “mensagens impulsionam as vendas de hardware”.

A opção de mudar o padrão para aplicativos de mensagens seria um pouco mais complexa do que para os navegadores e apps de e-mail. Como aponta o MacRumors, a Apple também teria que liberar acesso de apps de terceiros para SMS, o que atualmente não é permitido no iOS.

Facebook teve vitória temporária contra Apple

A mudança para permitir o Messenger como app de mensagens padrão não é a única reivindicação do Facebook. A empresa convenceu a Apple suspender até 31 de dezembro a taxa de 30% em lives pagas realizadas no iPhone e no iPad, permitindo que os criadores de conteúdo recebam todo o valor pago por seus espectadores.

A decisão representa uma pequena vitória para o Facebook, visto que a cobrança é alvo de reclamações de diversas empresas. Entre elas, estão Spotify e Epic Games, que classificam as práticas da Apple como “anticompetitivas”. Enquanto o Messenger não tem sua demanda atendida, vale conferir como mudar o navegador e o aplicativo de e-mail padrão no iOS e no iPadOS.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados