Início » Aplicativos e Software » Google Maps terá modo carro semelhante a Android Auto

Google Maps terá modo carro semelhante a Android Auto

A semelhança da nova interface do Google Maps com o Android Auto inclui até mesmo uma gaveta extra de alguns apps selecionados

André Fogaça Por

O Google Maps está liberando uma nova interface para a navegação passo a passo do aplicativo, com menos botões e visual que lembra bastante o que já existe lá no Android Auto. A novidade permite até mesmo o acesso de outros apps como Telegram, Spotify, Google Podcasts e ao registro de chamadas do aparelho.

google maps nova interface android

O Android Auto é uma interface que abre quando um smartphone com o sistema operacional móvel do Google é conectado com um carro, ou sistema de som, que tem tela e é compatível. Antes limitado apenas para estes dispositivos, os usuários já podem abrir toda a interface no celular mesmo, que é ainda melhor em aparelhos com telas grandes.

Parece que o gigante das buscas está trazendo este visual de teclas em tamanho generoso e poucas distrações para dentro do próprio Google Maps. Uma nova interface começou a aparecer para alguns usuários e ela não altera nada do que é exibido na parte onde fica o caminho tracejado, mas adiciona botões na parte inferior do display para chamar o Google Assistente e para abrir outros apps.

google maps nova interface android completo

A gaveta de aplicativos é limitada neste caso, com espaço apenas para mensageiros como Telegram, registro de chamadas e mensagens SMS, apps de podcasts como o Google Podcasts e música em programas como YouTube Music, Spotify e Tidal. É basicamente uma versão limitada e vertical da gaveta de apps que já existe dentro da versão mais recente do Android Auto, com a única exclusão do Waze – por razões óbvias, já que o usuário abriu o Google Maps para chegar neste ponto.

Assim como acontece com outras novidades do Google, esta nova interface parece estar ligada em uma ativação do servidor, que pouco depende da versão do Google Maps instalado no smartphone e faz o recurso chegar aos poucos para todas as pessoas. Eu testei aqui em três aparelhos Android diferentes, de fabricantes de versões do Android distintas, sem nenhum deles mostrando o novo visual. E vocês?

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith (@john)

Mais uma inconsistência da Google. Não entendi o propósito de começar a inserir essas funcionalidades dentro do Maps ao invés de atualizar o próprio app dedicado ao Android Auto.

Thiago Calazans (@calazans)

E pra quem não tem Android Auto?

John Smith (@john)

Oi? Qualquer um pode ter o Android Auto, que sempre teve um aplicativo separado, destinado a rodar na tela do telefone. É diferente do Android Auto visto nas centrais multimídia dos automóveis.


Como esse aplicativo pode ser instalado por qualquer um, não entendi porque não atualizá-lo ao invés de incorporar essas funcionalidades no Google Maps.

Thiago Calazans (@calazans)

O Auto não tem para iOS. E se eles estão adicionando as funções que o Auto tem no Maps, acredito que seja melhor matar o Auto e centralizar no Maps.