Google Mensagens poderá apagar códigos de segurança após 24h

O Google Mensagens quer acabar com a bagunça de mensagens com códigos de uso único que ficam acumuladas na caixa de entrada

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Mensagens (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google está preparando uma atualização para o aplicativo Mensagens que poderá apagar mensagens com códigos de segurança, chamadas de OTP. O tempo para que a mensagem seja eliminada é de 24 horas e o recurso depende de um aceite do próprio usuário que recebeu o SMS.

Este processo foi encontrado em linhas de código da versão 6.7.067 do aplicativo que roda em aparelhos com sistema operacional móvel do Google. Ao todo são quatro linhas, sendo que a primeira diz que vai “excluir automaticamente OTPs após 24 horas”, seguida de “Não, obrigado”, “Continuar” e “Essa mensagem foi categorizada como contendo uma senha de uso único”.

As OTPs chegam por SMS e são utilizadas como senhas de alguns programas, como a autenticação do WhatsApp, senha provisória de um cartão, ou então da conta de um serviço que o usuário acabou de assinar. O problema, além do golpe que geralmente é aplicado no roubo destes dados, é que as mensagens ficam jogadas na caixa de entrada e dificultam a busca por algum contato que enviou algo importante – destes que ainda não utilizam o Telegram ou WhatsApp, sabe?

O recurso do Google Mensagens certamente não vai prevenir o golpe onde o próprio usuário fornece o código para o outro lado, mas pode ajudar a limpar a caixa de entrada, já que estes códigos contam com validade de menos de um dia e uma vez utilizados, como uma nova senha personalizada geralmente é exigida pelo serviço, a anterior perde a utilidade e só fica ocupando espaço na memória mesmo.

Vale lembrar que o Google Mensagens é um aplicativo que controla mensagens de texto como os OTPs, SMS e MMS dentro do Android. Ele pode ser instalado manualmente a partir da Play Store para aparelhos que utilizam soluções próprias, como é o caso dos Galaxy da Samsung, ou já vem pronto para o uso e como mensageiro padrão em muitos modelos de smartphones da Motorola, LG e Asus.

Com informações: XDA-Developers e Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados