Google diz que Android 12 facilitará uso de outras lojas de apps

Segundo o Google, as lojas de aplicativos precisam competir pela preferência dos desenvolvedores

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Play Store / como deixar google play store escuro

O Google anunciou nesta segunda-feira (28) que vai ampliar o espaço para outras lojas de aplicativos na próxima geração de seu sistema operacional. Em uma aparente resposta às críticas de desenvolvedores para as plataformas — em especial à App Store —, a empresa afirmou que o Android 12 vai facilitar a instalação de concorrentes do Google Play.

Em comunicado, o Google afirmou que lojas de aplicativos devem competir pela preferência de desenvolvedores, que, por sua vez, precisam ter liberdade de escolher como seus apps serão distribuídos. A companhia deu como exemplo o fato de sua loja não contar com Fortnite, distribuído diretamente pela Epic Games e em lojas como a Galaxy App Store.

A empresa informou ter recebido sugestões de desenvolvedores para melhorar a experiência do usuário ao instalar outras lojas. “Em resposta a esse feedback, faremos mudanças no Android 12 para facilitar ainda mais às pessoas o uso de outras lojas de aplicativos em seus dispositivos, tomando cuidado para não comprometer medidas de segurança que o Android tem em vigor”, diz a nota.

Ainda não há detalhes sobre as mudanças — a empresa prometeu compartilhar mais informações nos próximos meses —, mas o anúncio aponta o interesse em permitir uma concorrência maior. Além da pressão de empresas como Spotify e Epic Games, que criaram uma coalizão contra as regras da App Store, as regras de lojas de apps foram alvo do subcomitê antitruste da Câmara dos Estados Unidos.

Google fala em tratamento igual para apps

Além da promessa de facilitar a instalação de outras lojas, o Google garantiu que os seus aplicativos estão sujeitos às mesmas regras dos demais e não são favorecidos. “Usamos os mesmos padrões para decidir quais apps promover no Google Play, sejam eles apps de terceiros, sejam os nossos próprios apps”, afirmou.

Segundo a empresa, isso também vale para as listas conhecidas como Escolha do Editor, que reúnem recomendações do Google Play, e para os rankings de aplicativos e jogos. O Google afirma que todos estão sujeitos aos mesmos critérios e são destacados quando oferecem uma boa experiência para os usuários.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados