Dell anuncia XPS 13 com processador Intel de 11ª geração

Os novos Dell XPS 13 chegam com RAM mais veloz, Thunderbolt 4 e em uma versão com Ubuntu que promete até 19 horas de bateria

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
dell xps 13 novo 2020

A Dell anunciou nesta segunda-feira (28) uma nova atualização do XPS 13, que passa a utilizar processadores Intel Core de décima primeira geração. Ao todo são três modelos diferentes do mesmo portátil, que também recebem melhorias na velocidade da RAM instalada de fábrica.

Este upgrade também coloca a placa gráfica Xe da Intel, mas o que chama atenção mesmo é a certificação Evo da fabricante de chips, que garante a capacidade do notebook funcionar por no mínimo nove horas seguidas, além de ser ligado (a partir de quando a tampa é fechada, sem desligar o sistema por completo) em menos de um segundo.

A tela continua a mesma, ainda com 13 polegadas e bordas muito finas, webcam espremida no topo e com compatibilidade com o Windows Hello, acabamento em vidro e teclado que ocupa muito do espaço inferior. É dentro deste ponto que estão as maiores novidades, com destaque para a atualização que leva processadores Intel Core de décima primeira geração, da família Tiger Lake e que suporta conexão Thunderbolt 4 – que está presente no novo XPS 13.

dell xps 13 2 em 1 novo 2020

Junto dos novos chips, a RAM agora é uma LPDDR4x de 4.267 MHz (antes era de 3.733 MHz) e pode ser configurada em até 32 GB, o dobro da quantidade máxima da geração anterior. O armazenamento continua em apenas SSD M.2 NVMe em conexão PCIe e as conexões também podem ser feitas apenas com USB-C, sendo que qualquer uma destas portas pode receber energia do carregador que é no mesmo formato.

Todos os modelos já utilizam Wi-Fi 6 e existe a possibilidade de colocar tela 4K em algumas configurações. Os modelos que tanto falei são divididos no XPS 13 tradicional, outro que é 2 em 1 que faz a tela virar para a traseira e toma a forma de um tablet, enquanto que uma versão chamada de Developer Edition já vem com Ubuntu 20.04LTS instalado de fábrica.

Neste modelo, usando Linux como sistema operacional, a Dell promete quase 19 horas de uso em uma só carga.

Quando e quanto?

O lançamento dos novos Dell XPS 13 está marcado o dia 30 de setembro nos Estados Unidos e Canadá para as versões 2 em 1 e tradicional, ainda sem data prevista para o XPS 13 Developer Edition. Também não existe previsão de chegada para o Brasil, o que deve acontecer em breve, já que este modelo sempre foi lançado em terras tupiniquins. Lá fora, nos Estados Unidos, os preços ficam assim:

  • Dell XPS 13: a partir de US$ 999
  • Dell XPS 13 2 em 1: a partir de US$ 1.249

Com informações: Engadget e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados