Início » Aplicativos e Software » Android 11 é instalado em 22 celulares com mesma imagem de sistema

Android 11 é instalado em 22 celulares com mesma imagem de sistema

Desenvolvedor modificou GSIs do Android 11 para atualizar sistema em modelos da Samsung, Motorola e outras fabricantes

Ana Marques Por

A versão estável do Android 11 foi lançada no início de setembro para poucos modelos de smartphones, mas todo usuário do sistema do Google sabe o quanto uma atualização pode demorar a chegar à maioria dos celulares.

Para quem é desenvolvedor ou entusiasta, e não quer esperar para ter acesso às novidades do sistema, existem algumas soluções para acelerar a atualização no seu dispositivo, como as imagens genéricas de sistema (GSI) e ROMs customizadas.

Android 11

A solução encontrada por phhusson, um desenvolvedor do XDA Developers, utiliza as GSIs do Android 11 com pequenas alterações que permitiram sua execução em diferentes celulares, graças aos resultados proporcionados pelo Project Treble – lançado pelo Google com o objetivo de tornar mais rápida a adoção de novas versões do sistema.

Esse método é diferente do que geralmente é feito – o desenvolvedor atuou sobre GSIs do Google, em vez de modificar as imagens originais das fabricantes. Desse modo, ele conseguiu criar uma imagem genérica que serviu para iniciar o Android 11 em 22 modelos diferentes de smartphones. Veja a lista a seguir:

A GSI de phhusson está disponível em uma versão de pré-lançamento, mas antes de tentar utilizá-la em seu dispositivo, tenha em mente que ela pode apresentar diversos recursos corrompidos e não é indicada para uso diário.

Com informações: XDA Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

será que com isso ficará mais fácil fazer e atualizar as ROMs?

Tio Arlequim (@Felipepperoni)

Aparelhos que não tem o Treble instalado correm risco maior de sofrerem hardbrick. Já que o processo consiste modificar as partições na memória eMMC em seu celular.
Acho que não há problemas em celulares que já tem a estrutura. Mas invasivo para um que não tem, e arriscado.

Mas não deixa de ser uma forma criativa de Custom Rom que foge dos “padrões” de quem passa horas rasurando o CMD desbloqueando bootloader. Agora me pergunto, e os drivers?

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Seria tão bom se houvesse alguma possibilidade de instalar drivers do smartphones pela play store e qualquer rom oficial fosse facilmente instalável como um Sistema Operacional regular. Que pena que não é assim.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Aparelhos sem o Treble não correm risco porque simplesmente não é possível instalar GSIs neles. Em alguns casos a comunidade pode ter tentado “portar” o Treble de outro aparelho com hardware parecido, mas por não ser algo oficial você correrá os mesmos riscos de instalar qualquer outra ROM customizada, com o agravante de ser mais complicado voltar para a firmware original.

Agora se o aparelho já saiu de fábrica com o Android 8 ou mais recente, ele suporta o Treble oficialmente por ser uma exigência a partir dessa versão. Nesses aparelhos o máximo que pode acontecer é a imagem de sistema ficar presa em um bootloop, as chances de um hard brick são praticamente nulas. Mesmo no caso do bootloop, basta utilizar o fastboot para restaurar a GSI original de fábrica (ou tentar uma GSI diferente) e o aparelho volta a funcionar…

Já estão no aparelho e são reutilizados pela GSI. O foco do Treble desde o início foi esse, separar os drivers e outros componentes específicos do aparelho da imagem do sistema, para que pudessem ser atualizadas independentemente…

@RODRIGO

Não sabe! Dependerá se for compatível a este recurso ou demais custom ROM! O J6 Plus recebeu duas atualizações oficiais da Samsung??

² (@centauro)

Oficialmente, não.
O Galaxy J6+ vai parar no Android 10 e OneUI 2.
Se quiser atualizar pro Android 11, vai ter que procurar alguma custom ROM.