Início » Aplicativos e Software » WhatsApp Beta ganha ferramenta para liberar espaço no Android

WhatsApp Beta ganha ferramenta para liberar espaço no Android

Com atualização da área "Uso de Armazenamento", WhatsApp oferece mais controle sobre arquivos como fotos, vídeos e mensagens de áudio

Victor Hugo Silva Por

O WhatsApp Beta começou a liberar na terça-feira (29) o recurso que oferece aos usuários mais controle para liberar o espaço ocupado por arquivos recebidos nas conversas. A função, que atualiza a interface do menu “Uso de Armazenamento”, já estava sendo testada há algumas semanas e foi liberada no Android a partir da versão beta 2.20.201.9.

WhatsApp Beta ganha ferramenta para liberar espaço no Android

Com a mudança, o WhatsApp passa a mostrar uma barra que indica como arquivos do aplicativo estão consumindo a memória interna. A área mostra o espaço livre no dispositivo e o espaço que está sendo utilizado, com destaque para arquivos de mídia recebidos nas conversas, como fotos, vídeos e áudios.

A interface apresenta ainda sugestões do que pode ser excluído a partir dos arquivos encaminhados ou muito pesados. O aplicativo mostra o espaço que eles ocupam na memória e oferece uma janela para os usuários apagarem os que consideram desnecessários. Para facilitar o gerenciamento, é possível ordenar a lista por data ou tamanho.

A atualização mantém no menu “Uso de Armazenamento” as informações sobre o espaço ocupado por cada conversa. Elas permitem verificar quantas mensagens e arquivos, como fotos, vídeos e mensagens de áudio, foram trocados com cada pessoa. O recurso também oferece a opção de liberar espaço apagando esses conteúdos.

WhatsApp testa fotos que se autodestroem

Além da ferramentas para liberar espaço ocupado por arquivos, o WhatsApp testa um recurso para permitir o envio de fotos e vídeos que se autodestroem. A função, batizada de “Expiring Media”, seria parecida com as que já existem em outras plataformas e ajudaria usuários que precisam enviar um conteúdo sigiloso.

Segundo informações divulgadas há alguns dias pelo WABetaInfo, o remetente terá a opção de definir por quanto tempo a imagem ficará disponível. O aplicativo também permitirá excluir o conteúdo assim que ele for aberto pelo destinatário. Ainda não há previsão de quando a opção será liberada.

Com informações: WABetaInfo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Smith (@john)

WhatsApp precisava era ter um sistema que disponibilizasse as mídias em servidores, dando a opção do usuário salvar no celular ou não.

Dessa forma, se você encaminhasse algo para outras pessoas não haveria a necessidade de todos gerarem uma cópia daquilo a menos que realmente quisessem tê-la para guardar e/ou acessar offline.

O que deve ter de arquivo repetido encaminhado por WhatsApp não tá escrito…

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Whatsapp quando foi escrito pensou em ter a menor carga possível nos seus servidores, por isso os dados ficam com o cliente. Claro que hoje com o facebook por trás poderiam ter mudado isso, mas isso significa reescrever muita coisa do lado do cliente e algumas coisas no servidor, uma saída seriam as mídias não serem mais apagadas do servidor, possibilitando serem baixadas N vezes.

Mas eu me contentaria com uma opção de mover as mídias para o cartão SD.