WhatsApp Beta ganha ferramenta para liberar espaço no Android

Com atualização da área "Uso de Armazenamento", WhatsApp oferece mais controle sobre arquivos como fotos, vídeos e mensagens de áudio

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp prepara ferramenta para liberar espaço no celular (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

O WhatsApp Beta começou a liberar na terça-feira (29) o recurso que oferece aos usuários mais controle para liberar o espaço ocupado por arquivos recebidos nas conversas. A função, que atualiza a interface do menu “Uso de Armazenamento”, já estava sendo testada há algumas semanas e foi liberada no Android a partir da versão beta 2.20.201.9.

Com a mudança, o WhatsApp passa a mostrar uma barra que indica como arquivos do aplicativo estão consumindo a memória interna. A área mostra o espaço livre no dispositivo e o espaço que está sendo utilizado, com destaque para arquivos de mídia recebidos nas conversas, como fotos, vídeos e áudios.

A interface apresenta ainda sugestões do que pode ser excluído a partir dos arquivos encaminhados ou muito pesados. O aplicativo mostra o espaço que eles ocupam na memória e oferece uma janela para os usuários apagarem os que consideram desnecessários. Para facilitar o gerenciamento, é possível ordenar a lista por data ou tamanho.

A atualização mantém no menu “Uso de Armazenamento” as informações sobre o espaço ocupado por cada conversa. Elas permitem verificar quantas mensagens e arquivos, como fotos, vídeos e mensagens de áudio, foram trocados com cada pessoa. O recurso também oferece a opção de liberar espaço apagando esses conteúdos.

WhatsApp testa fotos que se autodestroem

Além da ferramentas para liberar espaço ocupado por arquivos, o WhatsApp testa um recurso para permitir o envio de fotos e vídeos que se autodestroem. A função, batizada de “Expiring Media”, seria parecida com as que já existem em outras plataformas e ajudaria usuários que precisam enviar um conteúdo sigiloso.

Segundo informações divulgadas há alguns dias pelo WABetaInfo, o remetente terá a opção de definir por quanto tempo a imagem ficará disponível. O aplicativo também permitirá excluir o conteúdo assim que ele for aberto pelo destinatário. Ainda não há previsão de quando a opção será liberada.

Com informações: WABetaInfo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados