Um novo Chromecast foi anunciado nesta quarta-feira (30) com Google TV: trata-se de uma interface personalizada do Android TV, sistema operacional que continuará existindo. Entre as novidades, temos uma watchlist unificada entre diferentes serviços de streaming, sugestões de séries e filmes baseadas nos seus interesses, e um app dedicado para celulares Android.
- Chromecast com Google TV e controle remoto é lançado
- Qual a diferença entre Chromecast 1, 2, 3, Ultra e Audio?
A página inicial do Google TV exibe títulos no catálogo de serviços como Netflix, YouTube, Disney+, Hulu e HBO Max, mesmo para quem ainda não é cliente, como uma prévia do que é possível assistir via streaming. Também há integração com canais ao vivo, começando pelo YouTube TV; isso será expandido para outros provedores no futuro.
Há um carrossel de programas em destaque mostrando recomendações do que assistir. Na parte superior, temos as guias separando o conteúdo do Google TV em filmes, séries, apps e biblioteca. E claro, há integração com o Google Assistente para comandos por voz.
O app do Google TV para Android — na verdade uma atualização para o Google Play Filmes & TV — permite experimentar essa nova interface no celular, além de salvar filmes e séries na watchlist para assistir depois. Claro, essa lista é sincronizada entre o smartphone e o Chromecast.
Parceiros Android TV usarão Google TV
E como este se trata do Android TV, você poderá usar recursos que já estavam presentes, como usar 6,5 mil apps compatíveis com a plataforma, transmitir fotos e vídeos para a TV, espelhar a tela do seu celular, e usar o modo ambiente para exibir arte. De acordo com o Google, o sistema ganhará suporte ao streaming de jogos Stadia no primeiro semestre de 2021.
Por enquanto, o novo Chromecast é o único dispositivo que usa o Google TV. No entanto, a Sony e outros parceiros do Android TV vão comercializar televisores com essa interface ao longo de 2021.
E os dispositivos atuais com Android TV? Isso ainda não está muito claro. Como lembra o Android Police, o Google promete atualizar dispositivos “elegíveis” para o Google TV, sem revelar quais. Além disso, alguns televisores com Android TV vão ganhar recursos do Google TV, mas não a experiência completa.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Vai funcionar como um Launcher?
Aparentemente, sim.
E parece ser a resposta do Google ao app Apple TV no iOS, iPad OS e Smart TVs.
Gostei muito da Playlist unificada. Infelizmente aqui no Brasil agora com saída da Sony só sobrou a TCL com Android TV. Bem que podia rolar um app pra Tizen do Google TV, apesar de ser uma recursão estranha eu usaria só pelo watchlist unificado
Espero que isso não signifique que as fabricantes vão começar a usar interfaces personalizadas no Android TV…
Panasonic também usa Android, não?
Fiquei com uma dúvida idiota: O Chromecast vai continuar funcionando com antes, podendo usar o telefone para projetar direto dele, ou virou uma TV box?
Virou um set top box. No entanto, qualquer dispositivo com Android TV também pode operar como Chromecast, tem um app de sistema pré-instalado que permite isso…
De fato não precisa adquiri uma TV com Android TV. A Xiaomi Mi Box e esse novo Chromecast já faz um ótimo trabalho. É uma pena que a Sony irá fechar sua fábrica no Brasil.
Acabei de comprar uma philco com Android tv e vou te falar… não deve nada a outras marcas!! Será que atualiza?
Oi @Rafael_Marques! Qual modelo comprado dessa marca com Android TV??
Grande chance dos modelos 2021 das parceiras do Google usarem a interface Google TV
(mas só os novos, os modelos até 2020 ficam com o Android TV “vanilla”).