Google TV é a nova interface do Android TV para Chromecast (e TVs)

Chromecast com Google TV roda interface personalizada do Android TV com watchlist unificada e sugestões de séries e filmes

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 7 meses
Google TV

Um novo Chromecast foi anunciado nesta quarta-feira (30) com Google TV: trata-se de uma interface personalizada do Android TV, sistema operacional que continuará existindo. Entre as novidades, temos uma watchlist unificada entre diferentes serviços de streaming, sugestões de séries e filmes baseadas nos seus interesses, e um app dedicado para celulares Android.

A página inicial do Google TV exibe títulos no catálogo de serviços como Netflix, YouTube, Disney+, Hulu e HBO Max, mesmo para quem ainda não é cliente, como uma prévia do que é possível assistir via streaming. Também há integração com canais ao vivo, começando pelo YouTube TV; isso será expandido para outros provedores no futuro.

Há um carrossel de programas em destaque mostrando recomendações do que assistir. Na parte superior, temos as guias separando o conteúdo do Google TV em filmes, séries, apps e biblioteca. E claro, há integração com o Google Assistente para comandos por voz.

O app do Google TV para Android — na verdade uma atualização para o Google Play Filmes & TV — permite experimentar essa nova interface no celular, além de salvar filmes e séries na watchlist para assistir depois. Claro, essa lista é sincronizada entre o smartphone e o Chromecast.

Google TV

Parceiros Android TV usarão Google TV

E como este se trata do Android TV, você poderá usar recursos que já estavam presentes, como usar 6,5 mil apps compatíveis com a plataforma, transmitir fotos e vídeos para a TV, espelhar a tela do seu celular, e usar o modo ambiente para exibir arte. De acordo com o Google, o sistema ganhará suporte ao streaming de jogos Stadia no primeiro semestre de 2021.

Por enquanto, o novo Chromecast é o único dispositivo que usa o Google TV. No entanto, a Sony e outros parceiros do Android TV vão comercializar televisores com essa interface ao longo de 2021.

E os dispositivos atuais com Android TV? Isso ainda não está muito claro. Como lembra o Android Police, o Google promete atualizar dispositivos “elegíveis” para o Google TV, sem revelar quais. Além disso, alguns televisores com Android TV vão ganhar recursos do Google TV, mas não a experiência completa.

Google TV

Com informações: Google, Engadget.

Receba mais sobre Google TV na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados