Início » Aplicativos e Software » Google TV é a nova interface do Android TV para Chromecast (e TVs)

Google TV é a nova interface do Android TV para Chromecast (e TVs)

Chromecast com Google TV roda interface personalizada do Android TV com watchlist unificada e sugestões de séries e filmes

Felipe Ventura Por

Um novo Chromecast foi anunciado nesta quarta-feira (30) com Google TV: trata-se de uma interface personalizada do Android TV, sistema operacional que continuará existindo. Entre as novidades, temos uma watchlist unificada entre diferentes serviços de streaming, sugestões de séries e filmes baseadas nos seus interesses, e um app dedicado para celulares Android.

Google TV

A página inicial do Google TV exibe títulos no catálogo de serviços como Netflix, YouTube, Disney+, Hulu e HBO Max, mesmo para quem ainda não é cliente, como uma prévia do que é possível assistir via streaming. Também há integração com canais ao vivo, começando pelo YouTube TV; isso será expandido para outros provedores no futuro.

Há um carrossel de programas em destaque mostrando recomendações do que assistir. Na parte superior, temos as guias separando o conteúdo do Google TV em filmes, séries, apps e biblioteca. E claro, há integração com o Google Assistente para comandos por voz.

O app do Google TV para Android — na verdade uma atualização para o Google Play Filmes & TV — permite experimentar essa nova interface no celular, além de salvar filmes e séries na watchlist para assistir depois. Claro, essa lista é sincronizada entre o smartphone e o Chromecast.

Google TV

Parceiros Android TV usarão Google TV

E como este se trata do Android TV, você poderá usar recursos que já estavam presentes, como usar 6,5 mil apps compatíveis com a plataforma, transmitir fotos e vídeos para a TV, espelhar a tela do seu celular, e usar o modo ambiente para exibir arte. De acordo com o Google, o sistema ganhará suporte ao streaming de jogos Stadia no primeiro semestre de 2021.

Por enquanto, o novo Chromecast é o único dispositivo que usa o Google TV. No entanto, a Sony e outros parceiros do Android TV vão comercializar televisores com essa interface ao longo de 2021.

E os dispositivos atuais com Android TV? Isso ainda não está muito claro. Como lembra o Android Police, o Google promete atualizar dispositivos “elegíveis” para o Google TV, sem revelar quais. Além disso, alguns televisores com Android TV vão ganhar recursos do Google TV, mas não a experiência completa.

Google TV

Com informações: Google, Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

josias rodrigues (@thejorsias)

Vai funcionar como um Launcher?

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

Aparentemente, sim.
E parece ser a resposta do Google ao app Apple TV no iOS, iPad OS e Smart TVs.

Kaue Lima (@kauelima)

Gostei muito da Playlist unificada. Infelizmente aqui no Brasil agora com saída da Sony só sobrou a TCL com Android TV. Bem que podia rolar um app pra Tizen do Google TV, apesar de ser uma recursão estranha eu usaria só pelo watchlist unificado

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Espero que isso não signifique que as fabricantes vão começar a usar interfaces personalizadas no Android TV…

Gigo CAP (@GigoCAP)

Panasonic também usa Android, não?

Fabio Neves (@Fabio_Neves)

Fiquei com uma dúvida idiota: O Chromecast vai continuar funcionando com antes, podendo usar o telefone para projetar direto dele, ou virou uma TV box?

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Virou um set top box. No entanto, qualquer dispositivo com Android TV também pode operar como Chromecast, tem um app de sistema pré-instalado que permite isso…

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

De fato não precisa adquiri uma TV com Android TV. A Xiaomi Mi Box e esse novo Chromecast já faz um ótimo trabalho. É uma pena que a Sony irá fechar sua fábrica no Brasil.

Rafael Marques (@Rafael_Marques)

Acabei de comprar uma philco com Android tv e vou te falar… não deve nada a outras marcas!! Será que atualiza?

@RODRIGO

Oi @Rafael_Marques! Qual modelo comprado dessa marca com Android TV??

Arthur Silva Vicentini (@ArthurVX)

Grande chance dos modelos 2021 das parceiras do Google usarem a interface Google TV
(mas só os novos, os modelos até 2020 ficam com o Android TV “vanilla”).