Início » Gadgets » Chromecast com Google TV e controle remoto é lançado

Chromecast com Google TV e controle remoto é lançado

Com preço oficial de US$ 49,99, Chromecast com Google TV deixa de ser dependente de um smartphone para funcionar

Emerson Alecrim Por

Chegou o dia. Depois de muitas especulações, o Chromecast com Google TV foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (30). O dispositivo traz tudo aquilo que os “vazamentos” revelaram: controle remoto Bluetooth, compatibilidade com o Google Assistente e Google TV como sistema operacional.

Chromecast com Google TV

A novidade representa a maior mudança já feita no Chromecast. Até então, a linha vinha passando apenas por atualizações técnicas, que não mudavam a proposta do gadget. Agora é diferente: ao incorporar controle remoto e Google TV, o Chromecast deixa de ser totalmente dependente do smartphone.

As mudanças começam no visual. O formato de disco das gerações anteriores cedeu espaço para um design arredondado, porém alongado — e que, confesso, me lembra um sabonete (?!).

O cabo HDMI para comunicação com a TV continua lá. O cabo de energia (USB-C para USB-A) acompanhado de um adaptador para tomada também. A grande novidade é mesmo o controle remoto Bluetooth (alimentado por duas pilhas AAA).

Chromecast - controle remoto

Naturalmente, o acessório permite navegar pela interface do Google TV, dá acesso aos controles de volume (na lateral) e liga ou desliga o Chromecast. O controle remoto também traz botões dedicados para YouTube, Netflix e Google Assistente, com direito a um microfone embutido para comandos de voz.

Mas o principal atributo é mesmo a incorporação do Google TV, uma plataforma de mídia claramente baseada no Android TV. Como tal, ela dá acesso a aplicativos de diversos serviços, como Netflix, Hulu, Disney+, YouTube, Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Spotify. Também é possível exibir imagens na TV a partir do Google Fotos.

Google TV

Relembrando: não é preciso sincronizar o celular com o novo Chromecast para ter acesso a esses e outros recursos.

Já a ficha técnica inclui processador quad-core Amlogic S905X2 com GPU Mali-G31 MP2, 2 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno, além de conectividade Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1. Esse hardware permite ao novo Chromecast reproduzir vídeos com resolução 4K, HDR e Dolby Vision.

Chromecast com Google TV

Nos Estados Unidos, o Chromecast com Google TV entrou em pré-venda com preço oficial de US$ 49,99. O dongle está disponível em três opções de cores: branco, azul e rosa.

Ainda não há informação sobre disponibilidade no Brasil, mas como as gerações anteriores do dispositivo foram lançadas no país, podemos esperar por novidades em breve. O Google promete lançar o dispositivo em outros países ainda em 2020.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@RODRIGO

Puts, estava tão bom em certas especificações – 2GB/8GB, independência de smartphone, Wi-Fi ac, conexão energética USB-C etc – e veio com Bluetooth 4.1… Por que não 5.0??

🤷‍♀️ (@xavier)

Se não me engano, o ganho energético do 4.1 pro 5.0 não foi substancial.
O 5.0 é geralmente usado pra quando se necessita de uma largura de banda maior, como transferência de áudio.

Welton Aguiar Martins (@WeltonMartins05)

Deve chegar por aqui custando uns 500 reais…

Se for algo abaixo do que isso, eu ficarei surpreso

@RODRIGO

Porém, o Bluetooth 4.1 possui muita latência??

@RODRIGO

Chuto o preço para menos(se vier aqui) – 380-479 reais!!

Welton Aguiar Martins (@WeltonMartins05)

Será?
O Chromecast 3 eles lançaram lá fora por 35 dólares e aqui chegou por 350 reais. Acredito que eles vão manter o mesmo padrão

Mas claro, no mercado cinza deve vir mais barato que isso mesmo

Guilherme Henrique (@Guilherme_Henrique1)

pra mim faltou foi uma porta rj45

@RODRIGO

O Fire TV Stick Lite também inexiste esta porta, aliás, quase todos os dongles do mercado – se não enganado!!

Guilherme Henrique (@Guilherme_Henrique1)

moro próximo 2 a antenas de celular, aqui o wifi é horrível mesmo no 5ghz, deve ser por causa das frequências, por cabo é excelente. Achei que ia ter já que ele é compatível com Stadia e por cabo não tem interferências externa.

@RODRIGO

Como sabe que o novo Chromecast é compatível com Stadia??

Guilherme Henrique (@Guilherme_Henrique1)

Me confundi achei que tinha visto isso em algum lugar, são tantas informações.

🤷‍♀️ (@xavier)

Mas é um controle remoto. Até agora não vi divulgarem nenhum outro uso para o bluethooth do dongle.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Talvez seja possível utilizar um adaptador Ethernet pela porta USB Tipo-C. Tinha como fazer isso nos Chromecasts anteriores, pelo menos…

Guilherme Henrique (@Guilherme_Henrique1)

Também pensei, vamos ver, se der certo eu animo comprar.

@RODRIGO

Adaptador de energia com porta RJ45 deve ser comprado separadamente; alimentação via porta USB não funcionará! Informações: https://tecnoblog.net/371445/chromecast-com-google-tv-nao-funciona-via-usb-e-requer-tomada/

Exibir mais comentários