Início » Celular » Para que serve o NFC do iPhone?

Para que serve o NFC do iPhone?

Saiba qual a utilidade do NFC no iPhone, já que não é possível transferir arquivos ou parear dispositivos com esse componente

Lucas Lima Por

A Apple adicionou o chip NFC primeiro no iPhone 6, lançado em 2014. Obviamente, o uso da tecnologia estava restrito apenas ao Apple Pay, recurso de pagamento por aproximação que demorou quatro anos para chegar ao Brasil. Mas, para que mais serve o NFC no iPhone? Segue o texto que eu conto nos próximos parágrafos.

apple pay / NFC iPhone

Primeiro: o que é NFC?

NFC vem de Near Field Communication ou “comunicação de campo próximo”, em tradução livre. Trata-se de uma tecnologia que permite que dois dispositivos troquem informações quando próximos.

E essa necessidade de estar próximo de outro dispositivo é o que torna essa troca de dados mais segura. Em alguns casos, é necessário encostar os dois aparelhos com NFC para que a mágica aconteça. Tornando impossível uma interceptação a distância.

Para que serve o NFC no iPhone

Nada de transferência de arquivos ou pareamento com outros dispositivos com suporte ao NFC. O uso desse componente no iPhone é bem mais restrito.

1. Apple Pay

O primeiro uso da tecnologia no iPhone foi com o Apple Pay, lançado em 2014, mas que chegou ao Brasil somente em 2018. O recurso permite cadastrar cartões no aplicativo Wallet e fazer pagamentos ao aproximar o iPhone de um terminal com suporte ao NFC — ou sites que implementaram o método de pagamento.

NFC iPhone para o Apple Pay

O Apple Pay usa o código de acesso, Touch ID ou Face ID para autenticar as compras. É preciso ter um cartão compatível com o recurso para usar o iPhone para pagamentos.

2. Clipes de apps

Clipes de apps são partes de um aplicativo completo. Essas frações do aplicativo permitem que o usuário realize alguma tarefa sem a necessidade de instalar todo o app via App Store. Pode ser útil para realizar um pagamento, destravar um patinete elétrico, fazer um pedido, entre outros.

Clipes de apps podem usar o NFC no iPhone

O recurso pode ser distribuído pelo Safari, Mapas, Mensagens e também pelo NFC, quando estiver em algum estabelecimento ou próximo de algum terminal com os clipes de apps.

3. Chave de carro (Car Key)

Em 2020, a Apple anunciou outra função para o app Wallet no iPhone: guardar a chave do carro. Se o usuário tem um veículo compatível, já dá para deixar a chave do carro em casa e sair só com o iPhone, usando o NFC para destravar e ligar o automóvel.

4. Leitor de etiquetas NFC

Com o app Atalhos, é possível criar automações a partir da leitura de etiquetas NFC. Nesse caso, há diversas possibilidades, desde configurar as luzes do ambiente ao encostar na etiqueta, até reproduzir uma música quando colocar o celular na mesa com outra etiqueta NFC.

Quais iPhones são compatíveis com NFC

  • Para Apple Pay: iPhone 6 e posteriores (exceto iPhone 5s);
  • Para clips de apps: iPhone 7 e posteriores;
  • Para a chave do carro: iPhone XR e posteriores;
  • Para etiquetas: iPhone 7 e posteriores.

Com informações: Apple 12

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação