Início » Aplicativos e Software » Como funciona Airbnb para proprietários?

Como funciona Airbnb para proprietários?

Preparando terreno; saiba como funciona o Airbnb para proprietários, como se preparar para receber hóspedes no app

Leandro Kovacs Por

O Airbnb é uma plataforma que permite locações rápidas e de baixo custo, tanto para hóspedes quanto proprietários. Veja em quais são as principais informações sobre como funciona o Airbnb para proprietários e como anunciar casas e apartamentos. Quais regras e formas de ser um bom anfitrião, aumentando sua renda.

Como funciona Airbnb para proprietários? / Stephen Wheeler / Unsplash

Como funciona o Airbnb para proprietários?

Primeiro de tudo, o anfitrião precisa se adequar aos requisitos básicos para poder colocar seu anúncio, vamos verificar todas as necessidades para não ter surpresas desagradáveis.

Requisitos básicos para anfitriões

Essas dicas são para manter sua boa avaliação no app:

  • Responder com agilidade: é importante responder o mais rápido possível para cada anúncio. Geralmente, quem está buscando hospedagem precisa decidir rápido. Quanto mais rápido responder, maiores serão as chances de fechar negócio;
  • Aceite pedidos de reserva: deixe seus hóspedes mais a vontade, podendo reservar hospedagem sempre que estiver disponível;
  • Evite cancelamentos: os planos de viagem dos hóspedes dependem dessa segurança e o app leva os cancelamentos muito a sério, evite punições;
  • Fique atento a seção “Desempenho”: seus serviços sempre serão avaliados e comparados com outros anfitriões, vale focar em atender bem para ficar com uma boa colocação.

Comodidades básicas

O Airbnb exige que o anfitrião forneça uma comodidade básica para suas estadias. Caso escolha fornecer algo a mais, esse será um diferencial nos seus anúncios. O básico para o app é:

  • Papel Higiênico;
  • Sabonete para mãos e corpo;
  • Uma toalha por hóspede;
  • Um travesseiro por hóspede;
  • Lençóis para cada cama de hóspede.

Lembrando que a quantidade desses itens varia de acordo com o tempo de estadia e número de hóspedes. Acomodações informadas de forma errada estão sujeitas a punições, até exclusão do Airbnb, fique atento.

Como preparar a casa para receber hóspedes

Anúncio

O anúncio é o cartão de visitas para a sua hospedagem, é fundamental trabalhar bem esse item, organização é a alma do negócio.

  • Mantenha seu calendário atualizado: acessando a aba calendário, o anfitrião controla todas as datas disponíveis para reserva, evitando reservas duplas;
  • Use as suas configurações do calendário: para controlar quando e por quanto tempo seus hóspedes podem reservar seu espaço, pode adicionar tempo de preparação para a próxima reserva;
  • Caso utilize outros calendários, sincronize-os para facilitar a gestão;
  • Decida se acha necessário que todos os seus hóspedes tenham a identidade verificada, é uma opção a mais de segurança;
  • Instruções de check-in: inclua informações de contato, senhas de Wi-Fi, dicas do seu bairro, as regras da casa e outras informações essenciais que seus hóspedes necessitam para se sentirem seguros e confortáveis.

Como deixar acomodação pronta?

Conhecer os hóspedes com antecedência é uma boa alternativa, verifique seus perfis, inicie uma conversa amistosa pelo chat. Além disso, outros pontos podem ser explorados para melhorar a experiência:

  • Crie uma forma dos hóspedes fazerem check-in e pegarem as chaves mesmo que você não esteja disponível (vizinhos, familiares, etc…);
  • Mantenha estoques de itens de comodidades: sabonetes, toalhas, salgadinhos e outros mimos;
  • Já tenha conjuntos de toalhas e roupas de cama limpos e embalados em plástico: esse simples cuidado vai trazer muita agilidade na hora de preparar a hospedagem;
  • Tenha uma profissional de limpeza conhecida: os anfitriões podem colocar uma pequena taxa para limpeza da habitação. Será uma grande ajuda se a sua hospedagem for de alta demanda.

Hospedagem de curto prazo X longo prazo

Dependendo do local onde é feita a hospedagem, os valores para definir curto prazo ou longo podem variar. Vale verificar com as autoridades locais, uma vez que em algumas localizações os hóspedes podem adquirir direitos de inquilino após 30 dias de hospedagem.

Para o Airbnb, todas as hospedagens acima de 30 dias são denominadas de longo prazo.

Hospedagens de longa duração pedem um pouco mais de cuidado por parte do anfitrião, conhecendo os hóspedes e criando um bom diálogo com eles. O anfitrião nessa situação pode solicitar aos hóspedes que assinem um contrato de aluguel, os detalhes podem ser incluídos na descrição do seu anúncio.

Caso o anfitrião tenha interesse em somente oferecer hospedagens de longo prazo, a quantidade mínima de dias pode ser editada nas opções do anúncio.

  1. Acesse Seus anúncios na página airbnb.com.br e selecione um anúncio;
  2. Clique em Gerenciar anúncio;
  3. Clique em Disponibilidade na parte superior da página;
  4. Ao lado de Duração da viagem, clique em Editar;
  5. Insira os requisitos de estadia mínima e máxima. Clique em Personalizar por dia da semana para criar regras específicas para cada um dos dias. Para uma data específica (como um feriado), clique em Adicionar uma regra personalizada para temporadas ou datas específicas.

Quando receberei o pagamento do Airbnb?

Geralmente, o pagamento é liberado após 24h do horário de check-in. O tempo para o dinheiro cair na conta do anfitrião varia de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso do período de hospedagem ser superior a 28 dias, os pagamentos serão liberados mensalmente.

Conferir o status de pagamento

  • Após o envio do pagamento pelo Airbnb, o status “pagamento” ficará disponível na página de seu anúncio;
  • A segunda opção é ir até o “histórico de pagamentos”;
  • Caso o anfitrião tenha determinado um valor mínimo para pagamentos, o Airbnb irá conter os valores até chegar no valor mínimo;
  • Se o anfitrião tiver varios check-ins reservados para o mesmo dia, todos os valores correspondentes a mesma forma de pagamento serão feitos juntos em um único pagamento.

Tempo de processamento dos pagamentos

Os tempos variam de acordo com a forma de pagamento selecionada pelo anfitrião.

  • ACH/Depósito direto: até 3 dias úteis;
  • Transferência bancária ou internacional: 3 a 7 dias úteis;
  • PayPal: em 1 dia útil;
  • Western Union: 1 dia útil (Horário do Pacífico dos Estados Unidos);
  • Cartão de débito pré-pago Payoneer: em 1 dia útil;
  • Alipay: instantaneamente, assim que o Airbnb efetuar o pagamento (caso você esteja na China).

Algumas instituições bancárias não efetuam pagamentos fora de dias úteis, pagamentos feitos entre sexta e domingo poderão cair somente na semana seguinte.

Essas são as informações úteis de como funciona o Airbnb para proprietários. Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre essa nova modalidade de hospedagem. Seja um bom anfitrião e bons negócios.

Com informações: airbnb.com.br

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando