Como funcionam as notas do Rotten Tomatoes [Tomatometer]

Entenda como funciona o Tomatometer, o sistema de notas do Rotten Tomatoes, e como receber boas recomendações de filmes e séries

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funcionam as notas do Rotten Tomatoes / Diego Melo / Reprodução

O Rotten Tomatoes é um site agregador de críticas de filmes e séries de TV famoso na internet pelo seu modelo de classificação: os filmes são avaliados em “tomates frescos” para títulos bons, e “tomates podres” para os que não agradaram tanto.

Chamado de “Tomatometer” (algo como “Tomatômetro”), a nota é exibida em formato de porcentagem e calculada com base em um sistema próprio. Saiba como funciona.

Como funcionam as notas do Rotten Tomatoes

O Rotten Tomatoes calcula o Tomatometer de um filme ou série de TV com base nas centenas de críticas de mídias especializadas, como sites, portais e jornais, cadastradas em seu banco de dados. A nota é exibido como uma porcentagem de 0 a 100%, sendo exemplificado com os característicos “tomates” que dão nome ao site.

Quando pelo menos 60% das críticas são positivas, o filme recebe o status de “tomate fresco” (ou Fresh, em inglês), e um ícone de tomate vermelho é exibido na página do título com destaque. Se menos de 60% das críticas forem positivas, o filme recebe o status de “tomate podre” (Rotten, em inglês), e recebe um ícone verde de “mancha”.

Pipoca / Cinema / Filme / Pixabay

O site também classifica com um “selo de qualidade” alguns títulos que atingem os seguintes requisitos:

  • Ter a nota igual ou acima de 75%;
  • Pelo menos 5 avaliações de “Top Critics”, que são os críticos considerados mais importantes pelo Rotten Tomatoes;
  • Títulos exibidos em várias salas de cinema devem ter pelo menos 80 avaliações;
  • Para lançamentos limitados (aqueles que passam em poucos cinemas), o mínimo são 40 avaliações;
  • Apenas temporadas de séries de TV com pelo menos 40 avaliações podem receber o selo (e não a série como um todo).

O Rotten Tomatoes esclarece que estes são apenas os requisitos mínimos para um filme ganhar o status de “Certified Fresh“, e que nem todos os filmes que completam esta lista necessariamente recebem o selo.

Como funcionam as notas do Rotten Tomatoes / Reprodução

O site também permite que usuários cadastrados avaliem as obras. As notas são dadas em uma escala de 0 a 5 estrelas, sendo exibidas na página do título com um ícone de balde de pipoca.

Se pelo menos 60% dos usuários avaliaram o filme ou série com 3.5 estrelas ou mais, o balde de pipoca será vermelho e estará cheio. Ao contrário, se menos de 60% dos usuários avaliaram a obra com 3.5 estrelas ou mais, o balde será verde, mas praticamente vazio.

A escolha das críticas e definição de quais mídias são classificadas como “Top Critics” é feita por uma equipe de curadores do próprio site. No caso dos usuários, avaliações que o Rotten Tomatoes confirmou a compra do ingresso são marcadas como verificadas.

Com informações: FAQ do Rotten Tomatoes

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Rotten Tomatoes na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados