Início » Legislação » UE quer que apps pré-instalados no celular sejam removíveis

UE quer que apps pré-instalados no celular sejam removíveis

Próxima Lei de Serviços Digitais da União Europeia pode tornar mais simples a remoção de bloatwares em smartphones

Ana Marques Por

A União Europeia pretende evitar dores de cabeça com bloatwares (aqueles apps pré-instalados indesejados e não removíveis) em um futuro bem próximo. Esses softwares, geralmente adicionados ao sistema por uma operadora ou fabricante, deverão ser passíveis de exclusão caso a próxima Lei de Serviços Digitais (DSA) da UE seja aprovada, até o final de 2020.

Huawei P30 Pro

O grande objetivo da DSA é combater o monopólio de grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Apple e Google, e contempla outros diversos aspectos, como a coleta e o uso de dados de usuários para publicidade e outras finalidades.

Mas ela também deve esbarrar em fabricantes como a Xiaomi e a LG, que costumam instalar seus aplicativos alternativos aos do sistema do Google (com funções semelhantes) em smartphones, sem permitir sua remoção. A Samsung também costumava lotar a interface com aplicativos desnecessários até alguns anos atrás – mas até que a One UI está visualmente menos “poluída”.

Lei pode facilitar desinstalação de apps indesejados

Os bloatwares já foram bem mais incômodos, e hoje em dia é relativamente fácil desinstalar esses aplicativos se você tem um pouco de conhecimento sobre root. Também é possível removê-los sem root com auxílio de um computador com Windows – ou mesmo desativá-los, o que não resolve o problema com armazenamento cheio.

Com a nova lei da União Europeia, possivelmente será mais fácil desinstalar esses aplicativos a partir da própria interface do smartphone, o que é uma boa notícia para a maioria dos usuários comuns.

Por outro lado, as fabricantes e operadoras podem perder um espaço para “empurrar” seus serviços aos consumidores (a menos, é claro, que eles sejam realmente interessantes). Portanto, podemos prever resistência de algumas empresas em relação a esse aspecto antes que a lei entre em vigor.

Com informações: XDA Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@teh

Se deixassem o Bloat mas com a possibilidade de ser removido ja estaria OK…

Geraldo Lopes (@geralldoloppes)

Se puder desinstalar o que desejar, nem vai ser mais necessário root… no meu caso, meu chip da Claro tem um maldito aplicativo chamado “Claro Menu” (instalado pelo próprio chip), que abre um pop-up de 15 em 15 minutos oferecendo planos, pacotes, serviços, etc que inferniza a vida do usuário e drena a sua bateria. A merda do aplicativo liga a tela sozinho, faz um bip e depois de um minuto desliga. Sério, não tem opções para desabilitar e parece feito para te irritar. Solução? Fazer root e instalar o Titanium Backup, para CONGELAR o maldito Claro Menu. Por quê congelar? Se desinstalar, quando reiniciar o aparelho o chip reinstala de novo o tinhoso, belzebu, execrável, deplorável, maldito… CLARO MENU!