O Banco Central divulgou uma lista com as instituições financeiras que poderão cadastrar as chaves do Pix na próxima segunda-feira (5): serão 927 no total, incluindo os bancões como Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil; além de diversas fintechs como Nubank, Inter, C6 Bank, Digio e Mercado Pago.
- Pix será grátis para transferências digitais de pessoa física e MEI
- 20 perguntas e respostas sobre o Pix
A ideia das chaves do Pix é facilitar as transferências. Você poderá associar informações pessoais, como CPF, e-mail ou número de celular, a uma conta de banco. Dessa forma, basta passar apenas seu endereço de e-mail para receber transferências de outra pessoa, em vez de informar agência e conta.
Bancos e fintechs poderão obter esses detalhes de agência e conta ao consultar as chaves do Pix no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais), uma API de código aberto. “As informações retornadas pelo DICT permitem ao pagador confirmar a identidade do recebedor, proporcionando uma experiência mais fácil e segura”, explica a documentação do BC.
A partir de 5 de outubro, os bancos poderão testar todas as funcionalidades para a gestão das chaves do Pix: isso inclui o registro, remoção, alteração, reivindicação de posse e portabilidade para outra instituição financeira.
Quais bancos poderão cadastrar primeiro as chaves do Pix?
A lista do BC é intitulada “Participantes ativos para o soft open do DICT em 05/10 e aptos a entrar em produção no Pix”. A tabela inclui os bancos e fintechs que poderão usar o DICT para registrar as chaves do Pix de seus clientes.
Até o momento, 617 instituições aparecem com o status “concluído”. Isso inclui Bradesco, Itaú, BB e Santander — este último fez uma campanha milionária com a atriz Ana Paula Arósio para divulgar seu SX. Vale lembrar que o Pix é obrigatório para bancos com mais de 500 mil contas.
Além disso, temos centenas de fintechs como Nubank (Nu Pagamentos), Mercado Pago, Inter, C6 Bank e Sumup. Enquanto isso, PicPay, RecargaPay e Stone ainda figuram como “em andamento”, mas isso deve ser questão de tempo: as instituições terão até esta sexta-feira (2) para se habilitarem.
Bradesco, Nubank, Inter e Mercado Pago já haviam aberto um pré-cadastro para registrar as chaves. Alguns recursos do Pix serão liberados em 3 de novembro; ele poderá ser usado por todos a partir do dia 16.
Atualizado em 02/10
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Mal percebe o Nubank que o pix é o inicio do fim da NuConta.
Nubank já está consolidado, pode ser o fim para outras fintechs menores.
Porque? A Nuconta serve para guardar dinheiro tipo uma poupança/corrente e funciona na função débito.
quantos dígitos terão as chaves aleatórias? eu fiz pré cadastro no Itaú e nubank usando alias de e-mail pra não comprometer meu dados pessoais
Porque a NuConta esta longe de ser considerada uma conta bancaria de verdade, só serve para guardar dinheiro e seu principal diferencial era a isenção de tarifas de transações, algo que deve se passar a todas as instituições com o PIX.
Recentemente abri uma conta no Itau por exemplo, via APP, e notei que eles tem tudo que o nubank tem e muito mais, com o pix e o fim das tarifas de transações não faz mais sentido ter a NuConta.
Pra você ter uma ideia precisei recuperar dados de um boleto pago via nuconta e não consegui uma simples informação de data de vencimento do boleto, nem o atendente soube me ajudar, enquanto no app do itau possui um grande detalhamento de boletos pago, depois disso só pago boleto pelo itau agora.
Digo fim no sentido não literal, como o banco estagnou não há mais sentido em abrir conta nele em relação aos demais.
image881×231 74.7 KB
Não são “human-friendly”, servirão pra gerar os QRCodes.
Eu venho usando a NuConta e tô bem feliz com ela. Eventualmente, quando preciso sacar, transfiro via TED pra minha conta no Next.
Veja que o Next oferece tudo que o Nubank oferece hj em dia, mas, mesmo assim, eu prefiro usar a NuConta e ter trabalho a mais. O motivo? Simples: Atendimento PÉSSIMO do Next, o que me fez não usá-lo como principal nem se o Bradesco me pagasse.
As fintechs ainda tem espaço e agora com as transferências grátis, talvez fique ainda mais forte, já que você poderá cancelar sua conta no bancão sem medo de ficar “invisível” pra transferências, que era o principal motivo para manter minha conta essencial no Itaú (que não oferecia nada além de receber trasferências).
nossa que horrível, achei queffosse mmais simples
ainda bem que cadastrei um e-mail fácil de informar e único pra cada banco
Cara, o NuBank acabou de comprar a Easynvest. Falar que eles estagnaram é complicado. Além de que é um dos únicos bancos que o dinheiro parado na conta já rende alguma coisinha.
Sobre ser completo, ok, mas das milhares de funcionalidades de um bancão, quantas de fato você usa? Acho que para o público geral o NuBank atende super bem.
Eu sou adepto dos bancos digitais, tenho Nu, Inter, C6, BS2… Eu acho que o Pix é o início da debandada dos clientes dos grandes bancos. Estes clientes vão aprender a se digitalizar e ver que agência bancária e taxa de manutenção são coisas do passado.
Essa chave segue um padrão na computação chamado UUID, Universally Unique Identifier.
Ela não é feita para ser lida por humanos, mas sim para ser gerada de forma aleatória descentralizada e sem colisão.
Mais info:
PS de quem trabalha com computação: UUID
Em relação a outra fintech do mercado pra mim o Nubank ganhar no atendimento e por ter um app simples e prático.
Já vejo de outra forma não será o fim da Nuconta o Nubank vai oferecer a gratuidade do Pix para PJ é um diferencial.
Quando digo que estagnaram, falo da NuConta em especifico. A questão é quando se precisa de uma destas milhares de funcionalidades ter ela disponível, até onde sei existem alguns tipos de pagamentos do governo que só estão disponíveis em bancos maiores por exemplo, nem debito automático a NuConta tem, existem diversos serviços que dão desconto quando isso é usado.
Fora que até hoje não há um meio de gerenciar a conta pelo computador, complicado procurar uma informação dando scroll no celular, nem botão de pesquisa tem no app, nem filtro de data, nada. É simplesmente muito cru esta conta deles, venderam ted gratuita, rendimento e parou ai.
O atendimento do nubank tambem é bom mas só para problemas mais simples ou de maior recorrência, a possibilidade de não precisar ir em uma agencia é um ponto positivo, mas de resto a nuconta não esta agregando.
O Nubank não pode ser completo eles não tem autorização do BACEN para funcionar como banco, ainda é conta corrente/pagamentos, a limitações deles não é porque eles querem é o máximo que autorização deles pode ter.
A Nuconta tem um botão de pesquisa que dá pra filtrar e é possível acessar a Nuconta pelo computador, muitas funções de um Banco tradicional não tem concordo mas como disse é o máximo que a autorização pode ter.
@felipe a lista foi atualizada e possui 618 participantes ativos para o soft open do dia 05/10. E não 11.
Pior que vi a mesma notícia em outros sites… Acho que o BC “trollou” vários sites…
O Nubank é perfeito no atendimento.
Único problema é a taxa de R$6,50 pra realizar saques no caixa 24h.
Se o Banco Inter não tivesse resquícios da burocracia tradicional, seria o melhor.
Rapaz, o Pix veio pra universalizar a forma de pagamento.
Ex:
Picpay só falava com Picpay.
Nubank só falava com Nubank.
Com o PIX essa barreira foi quebrada;
Nubank vai conversar com o Inter;
Picpay vai conversar com o Pagbank;
E por aí vai…
só a falta de agendamento de boleto já é um baita transtorno pra mim.
tá estagnado sim, tem varias coisinhas simples que ele não te proporciona.
Agora se é por serem uma conta de pagamento em vez de um banco ou qual seja o motivo não me faz diferença, vou usar quem me oferece o que eu quero e eles que corram atrás do prejuízo e mudem o tipo de instituição que são.
@Jose_Henrique_Netto @Malaquias Atualizamos o texto para levar isso em conta, obrigado!
Bancos tradicionais cobram até pra respirar perto da agência, sem contar que o atendimento deles é do século passado. Pra resolver qualquer coisa tenho que ir na agência ou ligar e ficar esperando meia hora pra alguém ter a boa vontade de atender.
Eu que não volto com meu dinheiro pro Banco do Brasil.
Mas da pra agendar boleto ué. Só colocar uma data futura na data de pagamento.
Exato. Uma das maiores vantagens da antiga NuConta (agora apenas Conta do Nubank) era a TED gratuita para qualquer banco. O rendimento de 100% do CDI também não é mais vantagem, uma vez que há outras opções com rendimento maior. Enquanto outros players chegaram e evoluíram rápido, o Nubank fica lá pagando de “moderninho” e nem compatibilidade com uma carteira digital tem! O app era uma bagunça, arrumaram um pouco, mas ainda não é intuitivo.
Aliás, a gente pode gerar chaves PIX (as aleatórias) para quantos bancos/etc tivermos? Vejo falarem do limite de 5 chaves, mas não fica claro para mim. Eu tenho Nubank, C6, BB, Bradesco, PicPay, Mercado Pago e outros. Só aí já estourei esse limite. Eu poderia deixar de gerar uma chave em algum desses bancos que oferecem TED gratuita ou saque para banco (caso do PicPay), mas penso que, uma vez que o PIX seja lançado, esses outros serviços ou deixarão de existir ou passarão a ser cobrados justamente para forçar as pessoas a usarem o PIX dessa instituição.
Claro, porque as pessoas só tem conta na Nubank pra transferir entre contas nubank… por isso que eles não tinham nem TED
Não, pera…
O cartão de crédito deles podia ser bem mais “evoluído” se quisessem. Eles não têm qualquer interesse em se tornarem compatíveis com carteiras digitais, por exemplo, e isso não é uma limitação imposta pelo BACEN.
Cara, eu tenho conta do BB há 17 anos e nunca paguei uma taxa sequer! Minha conta sempre foi com o pacote básico/digital e sempre me atendeu super bem. Fora que o app é de longe o mais completo e fácil de usar!! A interface melhorou mto nos últimos anos e dá um banho em vários bancos que se dizem modernos por aí.
Ah, detalhe, o BB sempre foi um dos primeiros, senão o primeiro, banco do Brasil a adotar as novas tecnologias. NFC, carteiras digitais, QR Code etc.
Eu também não pago tarifa, porém só posso fazer 2 saques, 2 transferências pra outra conta do BB e qualquer outra coisa é cobrado a parte.
O pacode de serviços essenciais é pra incluir 4 saques por mês gratuitos.
Se você realmente paga a partir do terceiro saque, entra com uma reclamação no Bacen caso você tenha esse pacote.
Se estiver usando outro pacote, veja se não vale a pena ir pro pacote de serviços essenciais.
sim, vc vai poder cadastrar até 5 chaves por banco, então não importa quantos bancos tenha, vc pode usar até 5 chaves em cada um deles
São 5 chaves por conta.
Acredito que você não entendeu o contexto do dialogo, quero dizer que pessoas como eu, que abriu uma NuConta principalmente devido a TED gratuita vão perder o incentivo de continuar com esta conta, pois o pix equilibra este ponto e permite transferencias gratuitas entre bancos.
Muita gente fala bem do app do bb, inclusive eu sai do bradesco para o itau justamente por este motivo, o app do bradesco conseguia ser pior que o da caixa.
Tô curioso pra ver os tipos de golpes que vão aparecer com esse Pix. Complicado fazer pagamentos com transferência sem chances de recuperação.
Tentei abrir a conta digital do BB no outro dia, mas o SMS pra confirmação nunca chega.
Eu tenho saque ilimitado, mas não lembro a última vez que precisei fazer um. Transferência entre contas BB tbm são ilimitadas pra mim.
Eu abri conta no Bradesco por causa do meu financiamento, que inclusive não dá para consultar pelo app. É de longeeeeeeeeeeeee o pior app de banco que já vi!
mas quais seriam essas 5 chaves diferentes pro mesmo banco? Até onde entendi, CPF, telefone, email vc só pode usar uma única vez.
Ué, boleto é basicamente isso.
Um meio de pagamento com transferência praticamente sem chances de recuperação caso tenha sido efetivado.
Se eu entendi direito, você pode colocar quantos telefones e emails diferentes quiser.
Então você pode usar 3 emails diferentes pra uma mesma conta.
E tem a chave aleatória que o próprio sistema cria, mas não sei se esse conta como uma das 5 chaves.
Geralmente você não paga boleto direto pra empresa, mas sim pra um intermediador como PagSeguro ou Mercado Pago que te dão opção de proteger seu dinheiro caso tenha algum problema com a compra.
Geralmente se a loja usar algum desses intermediários, o que nem sempre é o caso.
E com o Pix vai poder ser a mesma coisa, você paga pro intermediário e eles seguram o dinheiro pra caso tenha algum problema com a compra.
é como o @centauro disse, vc pode usar vários e-mails e telefones até bater a cota de 5 chaves, lógico que no outro banco esses dados devem ser diferentes.
Eu pago 2,90, uma taxa reduzida, porém acho absurdo pagar kk
TED gratuita até o pior banco “digital” (Bradesco Next) já tem, não é e nem nunca foi esse o principal diferencial do Nubank.
Eu também sou cliente BB e dos bancos tradicionais, acho o melhor… Abri a conta pelo próprio app, permite ter o app em mais de um telefone e tem depósito imediato que funciona (ao contrário do Bradesco, que recusa mais notas do que maquina de refrigerante), peca por ainda exigir o guardião e precisar validar o computador na agência… e serem poucas agências
Sim, Erick. Você está certo. Eu estava me referindo ao pagamento por QRcode. Que acabei esquecendo de mencionar,
A maior vantagem dele pra mim, vai ser a menor necessidade de andar com do dinheiro em mãos.
Quer comprar? Toma QRcode.
Quer receber? Toma QRcode.
Independente do banco, horário e dia que a pessoa fez isso.
E claro, espero que não coloquem taxa. Ou a ideia do PIX foi pro buraco.
O meu é gratuito. Eu tinha saques ilimitados quando pagava R$13/mês. Mas como nem usava nada, o próprio banco me ofereceu a conta gratuita.
Eu não sei se o BB tem algum outro pacote de serviços gratuitos além do obrigatório, mas no pacote de serviços essenciais regulado pelo BC é obrigatório ter 4 saques gratuitos (na boca do caixa ou no auto-atendimento), dez folhas de cheque, cartão de débito, duas transferências entre contas da mesma instituição, dentre outros serviços.
Os detalhes você pode ver aqui:
Se o banco está cobrando seu terceiro saque do mês, eles estão agindo de maneira ilegal e você pode/deve abrir uma reclamação e denunciar o banco.
Você pode reclamar na ouvidoria do banco e denunciar ao BC, abrir uma reclamação no consumidor.gov ou no Procon da sua cidade.
2, 3, 4… não importa muito. O que importa é que o BB quer cobrar até pra respirar perto da agência. Por isso não vai ver meu dinheiro de volta tão cedo. Vocês se apegaram a um detalhe e esqueceram o cerne do meu comentário.
E o cerne do meu comentário é que se eles estão cobrando por algo que não podem, você pode reclamar.
Mas beleza.
BB só é bom pra servidor público, assalariado ou produtor rural.
Estudante tb tem bom atendimento mas crédito baixo.
Já fui cliente BB como estudante e mais tarde como pessoa física (mas eu era sócio de uma empresa).
Muita burocracia pra liberação de recursos, recursos esses que consegui facilmente em bancos privados, até mais do que eu necessitaria.
BB nunca mais!
Então… meu comentário inicial foi respondendo outro que dizia que o PIX vai decretar a morte de contas digitais porque UM serviço que elas se diferenciavam por não cobrar, também seria gratuito nos grandes bancos, tornando seu uso desnecessário.
Porém não é bem assim. O Banco do Brasil (e outros bancos) tem limitação até no quanto você pode transferir pra contas dentro do próprio banco.
O “2 saques” que citei, foi de cabeça. Não uso nenhum, então não sei exatamente quantos são, só sei que são pouquíssimos.