O YouTube liberou, nesta quinta-feira (1), a exibição de vídeos com o recurso picture-in-picture (PiP) em navegadores do iOS 14 a todos os usuários. O recurso, que reproduz os conteúdos do site da plataforma de streaming em uma janelinha flutuante, funciona no Safari e em browsers como o Chrome e Firefox para iPhone e iPad.
- iOS 14: as 10 melhores novidades para iPhones em 2020
- Como ouvir vídeos no YouTube em segundo plano no iPhone
O recurso está disponível novamente no site da plataforma de streaming aos usuários depois de ser limitado aos assinantes do YouTube Premium. Agora, a função pode ser utilizada diretamente por um navegador para iPhone ou iPad com iOS 14 instalado, e sem precisar assinar o serviço de streaming para ter acesso a este modo de reprodução de vídeos.
Como exibir vídeos do YouTube em PiP no iOS 14
Em testes realizados pelo Tecnoblog na manhã desta sexta-feira (2), foi possível reproduzir vídeos no modo PiP no iPhone e no iPad, via Safari, Firefox e Google Chrome, com o iOS 14.0 e iOS 14.0.1, respectivamente. Nos dois casos, o recurso estava disponível mesmo sem fazer login com a conta do Google no serviço.
O uso do recurso é simples. Para ativá-lo, basta colocar o vídeo em tela cheia e pressionar o botão que ativa o modo picture-in-picture, como demonstrado na imagem abaixo. Depois, o vídeo será reproduzido em uma janelinha flutuante, que permanecerá em exibição mesmo que você minimize o navegador e abra o WhatsApp, por exemplo.
O aplicativo do YouTube para iPad e iPhone, no entanto, ainda não tem suporte ao recurso. No final de agosto, alguns usuários relataram que tiveram acesso ao miniplayer para o novo sistema operacional móvel da Apple, mas de forma limitada. Ainda não há informações sobre o lançamento da ferramenta ao app para iOS 14.
O recurso já está disponível no app para Android para assinantes do YouTube Premium.
iOS 14 leva picture-in-picture ao iPhone
O iOS 14 é a versão mais recente do sistema operacional móvel de Apple. A atualização não só dá uma nova cara à tela inicial, como leva o picture-in-picture nativo ao iPhone, para reproduzir vídeos em pequenas janelas flutuantes, mesmo com os aplicativos minimizados.
Revelado em 22 de junho, durante a WWDC 2020, o sistema operacional chegou à versão final em 16 de setembro de 2020, logo após o evento que introduziu novos iPads e Apple Watches. O update está disponível para o iPhone 6S e iPhone 6S Plus e gerações mais recentes dos celulares da Apple.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O usuário de Android já vê anúncios do Google Ads o dia inteiro em apps e sites, mas pra ver vídeo do YT em PiP tem que pagar.
Complicado.
Enfim, uma boa notícia!
PS: Funciona para reprodução do som até com a tela desligada
E quem usa Android que se lasque. Eu só acho que se uma pessoa tem grana pra comprar iPhone, então ela também deve ter grana pra pagar o Premium
Nossa que viagem, mesmo que essa pessoa tenha dinheiro para pagar não significa que ela tem ou até mesmo que queira pagar. Tem pessoas que prefere outros serviços ou não usa o suficiente para precisar da versão paga
Então manda o Google liberar essa função no Android tbm
Detalhe, o Google é dono do Android e do YouTube .
Youtube Vanced não é opcional, é obrigatório.
Além do PiP do Android ser uma bosta feita as pressas, dando interferência com os gestos.
Os gestos do Android que são uma , são pura e simplesmente uma gambiarra para emular a experiência do iPhone, sendo que os aplicativos da Play Store não seguem um guideline específico para lidar com gestos. Por isso continuo usando os botões que ainda estão disponíveis na One UI, ocupa uma parte da tela mas é melhor do que se estressar com essa coisa mal feita.
Como isso, se esse recurso já existe a anos. Não é possível que seja tão ruim. E também deve variar implantação entre marcas.
Existe a anos, mas não quer dizer que é igual a experiência do iOS.
O do Pixel/MIUI, ao ir para a tela de início, o vídeo roda em background, mas não roda o PiP, só depois de usar o gesto de abrir a multitarefas que aparece uma janelinha DO NADA do vídeo rodando.
É um saco isso, tanto no app do Youtube Premium quanto no Vanced.
Rolou uma graninha da Apple por trás, será?
Prefiro os gestos da One UI também. Talvez por já estar muito acostumado com a interface da Samsung desde o Android 6, mudar dos botões físicos (S7 edge) para a navegação por gestos da One UI no S10 Lite foi moleza. Agora, os gestos nativo do Android, já tentei mas não consigo, sempre acho da Samsung muito mais prático.
Dá para ocultar esse espaço ocupado, eu mesmo deixo minha barra de gestos oculta. É só desmarcar a opção “Dicas de gestos” nas configurações.
Pô, eu uso no meu Note e funciona de boa. Não vejo problemas com o PiP na Samsungona. Nas outras marcas não vou cornetar porque realmente não sei.
Sobre os gestos, ao menos na One UI 2.1, está MUITO melhor que as versões passadas. Nâo tenho crise com nenhum aplicativo - antes era cabuloso acessar a guia de aplicativos abertos na homescreen com o Samsung Pay ativado, mas já consertaram isso.
Eu tirei o Samsung Pay da homescreen pq direto abria sem querer. Deixei só na tela de bloqueio e desligada. Ainda abre vez ou outra, mas nada que incomode
Você chegou a atualizar? Porque o meu tá tranquilo, só sobe a aba do Pay se fizer o gesto bem devagar e bem em cima da aba. Se for meio rápido e segurando o dedo na tela, ele abre a aba de apps abertos. Sem falar que peguei o costume de subir o Samsung Pay pelo leitor de digitais que quebra um galho gigante.
Na versão beta do YouTube: 15.42.35, no Android 09 estou usando o PIP sem o YouTube Premium