Como funcionam as taxas de serviço do Airbnb?

Cobrindo custos; saiba como funcionam as taxas de serviço do Airbnb, quais são pagas pelos hóspedes e anfitriões no app

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funcionam as taxas de serviço do Airbnb / Inera Isovic / Unsplash

Sites e apps de serviços costumam cobrar taxas para manter a operação das suas plataformas. Veja em meu artigo como funcionam as taxas de serviços do Airbnb, quais correspondem aos hóspedes e quais ficam a cargo dos anfitriões (proprietários).

O que sãos as taxas de serviço do Airbnb?

As taxas de serviço existem para manter o bom funcionamento da plataforma e custear o suporte de 24h oferecido pelo Airbnb. A taxa é cobrada quando a reserva é confirmada pelo hóspede e anfitrião no app. Vou explicar como funcionam as taxas simples, mais comuns, o serviço Airbnb Deluxe tem valores diferentes.

Como funcionam as taxas de serviço do Airbnb?

São duas taxas cobradas pelo Airbnb, a taxa por reserva de acomodação e a taxa por serviços de experiência. Cada uma tem suas características determinadas.

Taxa para reserva de acomodação

A taxa de acomodação é formada por dois tipos de cobrança: dividida (entre anfitrião e hóspede) e a paga somente pelos anfitriões.

Taxa dividida

Essa estrutura é a mais comum, com uma taxa sendo deduzida dos ganhos do anfitrião e uma outra sendo acrescentada ao pagamento do hóspede.

  • Anfitrião: a maior parte dos anfitriões paga uma taxa de 3%. Quem está localizado na Itália, possui Airbnb plus ou possui a política de cancelamento Super Rigorosa, pagam um valor mais elevado. A taxa é calculada a partir do subtotal da reserva (preço por noite + taxa de limpeza + taxa de hóspede adicional, mas excluindo taxas do Airbnb e impostos). Ela é deduzida do pagamento do anfitrião;
  • Hóspede: a maioria dos hóspedes para uma taxa inferior à 14,2% do subtotal da reserva, excluídas também a taxa do Airbnb e impostos. A taxa pode variar com diversos fatores da reserva, mas estará disponível para os hóspedes na página de checkout antes de confirmar a compra. 

Taxa apenas do anfitrião

Nessa modalidade, todas as taxas são deduzidas do anfitrião e nenhuma taxa é paga pelos hóspedes. A taxa varia entre 14% e 16%, sendo obrigatórias para hotéis e outros anfitriões mais “profissionais”. Novamente, no caso do Airbnb plus e política Super Rigorosa de cancelamento os valores são mais elevados. 

Taxa para experiências do Airbnb

É a taxa cobrada por serviços adicionais oferecidos pelo anfitrião, como passeios, translado, entre outros, nas quais o anfitrião cobra um valor extra além da estadia.

A taxa cobrada tem o valor de 20% do serviço oferecido, para os anfitriões. Calculada diretamente no preço da experiência e deduzida do envio de pagamento do anfitrião. Algumas experiências com impacto social ficam livres dessa taxa.

Taxas de experiência ainda não são cobradas dos hóspedes. Para algumas localidades, existe a cobrança de IVA (Imposto de Valor Agregado), mas o Brasil está fora desse tipo de imposto. 

Espero ter tirado as dúvidas de como funcionam as taxas de serviço do Airbnb. Falamos sobre as mais simples e comuns, para serviços como Airbnb Plus, vale a pena buscar informações no site da plataforma. Bons negócios ou boa viagem!

Com informações: airbnb.com.br 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Airbnb na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados