Como fazer um resumo de impacto no LinkedIn?

Saiba como fazer um resumo no LinkedIn usando criatividade e algumas dicas valiosas para aumentar sua relevância na rede social

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano
Linkedin / Foto por StockSnap/Pixabay

Causar aquela primeira boa impressão pode fazer toda a diferença na hora de se posicionar profissionalmente. No LinkedIn, uma boa forma de se destacar nesse momento é criar um resumo que mostre, já de início, os pontos mais relevantes da sua vida profissional.

Mas como fazer um resumo no LinkedIn para mostrar a todos as suas qualidades sem parecer clichê? Bom, a própria rede social tem alguns exemplos de perfis com resumos de impacto que podem te ajudar a ter algumas ideias, mas você deve ir além para entender (e não copiar) o que há de legal nas descrições alheias.

Parece complicado? Não é! E também não existe uma regra ou receita de bolo. Porém, com algumas dicas simples, você pode aproveitar esse espaço para mudar a forma como outros profissionais e empresas olham para você.

Onde fica o resumo do LinkedIn?

Antes de tudo, vamos nos situar: o resumo do LinkedIn irá aparecer logo após o card com suas credenciais (nome, empresa, descrição e botões para conexão). Trata-se de uma posição estratégica e privilegiada no seu perfil.

Mas há limites: 2.000 caracteres, para ser mais precisa. Isso quer dizer que você não vai poder colocar toda a sua tese de doutorado ali – e mesmo se pudesse, não deveria.

Como fazer um resumo no Linkedin?

Para escrever o seu resumo, acesse o seu perfil no LinkedIn e toque em “Adicionar seção do perfil”. Em seguida, clique em “Sobre” e vá em “Resumo”. Uma caixa de texto se abrirá para que você comece a escrever.

Como fazer um resumo no LinkedIn

Dicas para um resumo de impacto

1. Fale sobre o que você ama

Você pode não estar no emprego dos seus sonhos – ainda. Mas mostrar paixão por alguma área é importante, e isso revela um pouco sobre a sua personalidade, sobre o que torna você diferente de outros profissionais e candidatos a vagas por aí.

Você é corretor de imóveis, mas é apaixonado por música? Conecte os pontos. Faça comparações que envolvam os dois mundos. Use metáforas, seja criativo.

2. Faça uma linha do tempo

Você trabalha há muito tempo em uma área? Tem uma história de crescimento em uma empresa ou montou seu próprio negócio? Conte sua trajetória. Uma sugestão é dividir a narrativa por períodos de tempo ou por tipo de ocupação.

Certifique-se de incluir suas conquistas e projetos importantes. Você também pode falar sobre os desafios que superou para chegar até a sua posição atual.

3. Evite parágrafos longos e escreva como fala

Construa parágrafos coesos e relativamente curtos para tornar a leitura mais dinâmica. Blocos muito grande de texto podem acabar espantando os visitantes do seu perfil sem que eles leiam tudo o que você tem a dizer.

Em seus direcionamentos sobre como fazer um currículo no LinkedIn, a rede social recomenda que você escreva da forma que fala, e use a primeira pessoa (“Eu”) em vez de se referir a você mesmo na terceira pessoa. Também pede que os usuários descartem emojis e caracteres especiais (não é Orkut, viu?).

Como fazer um resumo no LinkedIn

4. Use uma primeira frase de impacto, mas evite o jargão

Cative o leitor no início e você provavelmente conseguirá passar a sua mensagem. Para isso, uma frase inicial objetiva, mas de grande impacto. Ou seja, vá além das frases e palavras clichês do mundo profissional.

De uns tempos para cá, todo mundo quer se mostrar “motivado”, “criativo” e detentor de pensamento “estratégico”. Fuja desses termos.

5. Aposte em palavras-chave relevantes

Você também pode usar as boas práticas de SEO para ranquear bem nos resultados de pesquisa do LinkedIn. Para isso, invista em palavras-chave que tenham relação com a sua especialidade ou área de trabalho. Você pode listar cargos, cursos ou habilidades no seu resumo para fortalecer seu perfil.

Tudo anotado? Agora separe meia hora do seu dia e vá escrever o seu resumo no LinkedIn. Com essas dicas, você pode aproveitar o espaço de destaque para promover suas conquistas e pontos fortes profissionais. Aproveite!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre LinkedIn na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados