Início » Finanças » Iti, do Itaú, oferece cartão físico e virtual grátis para conta digital

Iti, do Itaú, oferece cartão físico e virtual grátis para conta digital

Carteira digital Itaú Iti lança cartão virtual para compras online; cartão físico Visa Platinum virá com NFC para pagar por aproximação

Felipe Ventura Por

O Iti, carteira digital do Itaú, ganhou um cartão virtual para realizar compras com o saldo da conta. E agora em outubro, será possível solicitar um cartão físico Visa Platinum com NFC para pagamentos por aproximação: ele virá com inscrição em braille para pessoas com deficiência visual, e terá uma reentrância que facilita identificar o lado certo para inserir na maquininha.

Cartão da conta Itaú Iti

O Itaú liberou o cartão digital do Iti para testes do Tecnoblog, que eu venho usando com meu próprio dinheiro. A tela inicial do app possui um carrossel de opções, com a última delas sendo “cartão da conta”. Tocando nela, o usuário tem a opção de criar um pré-pago virtual, o que requer um código de segurança enviado por SMS.

Depois que isso é liberado, o app exibe os dados para inserir durante compras em sites e apps, incluindo assinaturas recorrentes, descontando do seu saldo atual. Por exemplo, você pode usar o cartão da conta Iti para pagar delivery no iFood, corridas da Uber ou uma assinatura da Netflix.

Vale lembrar que, mesmo exigindo a função crédito, esta é uma transação de débito: ou seja, não dá para parcelar uma compra nem gastar mais do que seu saldo disponível. (Não há limite de crédito nem fatura para pagar a cada mês.)

Cartão virtual da conta Itaú Iti

Este recurso da conta Iti é pensado para quem não tem cartão de crédito — ou tem limite baixo — e quer realizar compras na internet, porque muitas lojas online ainda não aceitam débito. (Uma iniciativa do PayPal, em parceria com o Itaú, Nubank e outras instituições financeiras, quer mudar isso.)

“Você não paga anuidade ou nenhuma outra taxa para pedir ou usar o cartão pré-pago Iti”, explica a empresa no FAQ do aplicativo. Dá para inserir o cartão virtual em outras carteiras digitais como o PicPay, por exemplo; no entanto, não é possível cadastrá-lo no Google Pay, Samsung Pay nem Apple Pay.

Não é possível sacar dinheiro usando o cartão da conta Iti. No entanto, o app tem um recurso de saque digital em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, que desconta do saldo da sua conta.

Cartão físico do Itaú Iti

Cartão da conta Itaú Iti

A partir deste mês, clientes do Iti poderão solicitar um cartão físico: ele também será pré-pago, assim como o virtual, e não terá custos para ser emitido. O Tecnoblog recebeu um modelo não-funcional para conferir os três principais detalhes do design:

  • o número do cartão não está no plástico e pode ser consultado apenas no app, para que ninguém o use em compras online em caso de roubo ou furto;
  • ele tem um recorte no lado direito, facilitando segurá-lo na posição correta para encaixar na maquininha;
  • ele traz a palavra “Iti” escrita em braille para pessoas com deficiência visual, algo que afeta mais de 4 milhões de brasileiros.

Clientes do Itaú com deficiência visual já podiam solicitar um cartão com texto em braille, mas isso virá por padrão no Iti. Além disso, ele será compatível com pagamentos por NFC via aproximação, como vem sendo exigido por bandeiras como Visa e Mastercard.

O Itaú confirma ao Tecnoblog que, inicialmente, todos os cartões do Iti serão Visa Platinum, que oferece benefícios em viagens, seguros e compras.

E quanto à concorrência? O PicPay planeja lançar um cartão de débito, e já possui um cartão de crédito sem anuidade e com cashback para compras no app. Por sua vez, o RecargaPay tem um cartão pré-pago gratuito, tanto físico quanto virtual, que rende 1% de cashback para assinantes do Prime e Prime+.

Cliente do Ame Digital e do PagBank (PagSeguro) podem solicitar um cartão pré-pago físico para realizar compras em lojas com o saldo da conta. Enquanto isso, o Mercado Pago tem um pré-pago virtual Visa que pode ser ativado pelo app.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@RODRIGO

@felipe, feedback muito bem feito acerca do novo cartão Iti! Ficou faltando ter a opção MasterCard!! Porém, parece ser seguro(mostra o número dele exclusivamente via app) e moderno!!

Junior Santos (@junior)

To torcendo muito pelo ITI. Já utilizo ele algumas vezes e particularmente pela boa experiência que tenho até então no app, é muito melhor que o PicPay (pelo menos em questão de suporte e segurança), onde já tive dinheiro que sumiu da conta e após (custosamente resolver com ele) encerrei as atividades lá no app.

Espero que tudo seja melhor aqui.

@RODRIGO

Pegou este novo cartão??

Junior Santos (@junior)

Ainda não da pra solicitar. Até aparece a tela, mas da isso aqui Screenshot_20201002-194042_iti Ita1080×2280 175 KB

@RODRIGO

Caso consiga e use, conte para min se gostou; pontos positivos e negativos! OK??!

@ksio89

Achei interesante não vir com o número do cartão gravado no plástico. Como só faço transação na internet usando cartão virtual, por mim o meu cartão não viria com o número escrito, eu decorei o CVV e então raspei, mas ainda assim alguns sites não exigem o código para efetuar o pagamento.

Luiz Paulo Kenny (@Luiz_Paulo_Kenny)

Galera eu pedi o meu semana passada, chegou,e é ótimo, funciona, pena que o sistema agora esta meio lento pois fui pedir pra minha mae e meu pai hoje e deu a tela de que o sistema falhou hoje . Deve ter muita gente pedindo ao mesmo tempo… agora vamos para o próximo passo, que vai ser quando o iti criar a “caixa”, que vai ser como a função “guardae dinheiro do nubank”, na qual a pessoa joga o dinheiro nessa “caixa” e o dinheiro fica separado do saldo normal da conta, sendo que no iti essa “caixa” vai aparecer também na lista de cartões de crédito ja cadastrados e vc tendo um cartao de crédito Itaú/credicard ja cadastrados np iti vc podera arrastar a “caixa” pra cima do cartão e a operadora do cartao vai receber ordem pra aumentar seu limite somando o dinheiro que vc colocar na caixa ao limite do seu cartão… exemplo, eu tenho um cartao credicard zero com mil de limite,mas desejo comprar um celular de 2300 parcelado na internet, eu poderei colocar 1.300 dinheiro na “caixa”, arrastar pra cima do cartão, e em poucos minutos o limite do meu credicard tera saltado de mil pra 2.300 reais, me possibilitando fazer a compra que eu quero de 2.300 parcelada que eu quero… e aí pro meu cartão credicard será uma comora normal, pois terá de fato o limite maior de verdade no cartao (limite que permita eu fazer a compra), sendo que o dinheirinho que eu coloquei na caixa ja vai estar travado desde que depositei na caixa, e permaneça travado até eu terminar de pagar o cartão…tipo uma garantia sabe… e caso eu depois não quiser terminar de pagar as prestações (no fina)… tera um botão chamado “usar a caixa pra quitar o que falta”. … na qual nas parcelas finais eu poderei escolher usar o saldo da caica pra quitar logo o restante e assim liberar logo o limite do cartão de crédito (ou se quiser poder também ir pagando as parcelas finais e deixara grana da caixa intacta até o dia que terminando a dívida a caixa mude de cor e o dinheiro ficar liberado pra retirada caso eu queira… ou seja… vai ser uma forma da pessoa que tem baixo poder aquisitivo (gente que tem cartão de crédito com limites baixos) poder turbinar o próprio cartao e assim conseguir alcançar o sonho (ou numa necessidade) precisando conseguir comprar im celular ou outro objeto mais caro de aue precise, e ainda sim isufluir da característica do cartão de crédito normal que é poder comprar parcelado com meu credicard

@RODRIGO

Bom feedback! O NFC desse cartão possui conexão boa??