Chrome testa criação de link direto para trechos de páginas web

Google trabalha em recurso Chrome que cria links diretos para trechos de textos na web; função está disponível no Chrome Canary

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Chrome está preparando um recurso que cria links diretos para trechos de páginas da web. Atualmente disponível no Chrome Canary 87, a ferramenta facilita o compartilhamento de textos em mensageiros e redes sociais, como WhatsApp e Twitter, por exemplo. A nova função do navegador do Google ainda está em desenvolvimento.

O recurso, apresentado como “Copy Link To Text” (“Copiar link para texto”, em tradução livre), tem funcionamento similar à extensão que cria links para trechos de textos disponibilizada pelo Google em junho. Com ele, é possível gerar um endereço que levará o usuário diretamente à parte selecionada de um conteúdo.

A ferramenta está disponível para testes na versão experimental do browser do Google, o Google Chrome Canary, para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. Não há previsão de lançamento da novidade para a versão estável do navegador.

Recurso do Google Chrome cria link para trechos de textos (Foto: Reprodução/Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Como criar links para trechos de textos no Google Chrome

O Tecnoblog teve acesso à função em testes realizados nesta sexta-feira (2) no Google Chrome Canary 87.0.4280.0 para macOS Big Sur beta (11.0), ainda que com algumas falhas, já que a parte do texto selecionada foi copiada junto com o endereço gerado pelo recurso. Saiba como criar links diretos para trechos de páginas na web:

  1. Atualize o Chrome Canary e acesse o “chrome://flags”;
  2. Pesquise por “Copy Link To Texto” e ative;
  3. Reinicie o navegador;
  4. Selecione o trecho do texto que deseja destacar;
  5. Após a seleção, clique com o botão direito do mouse sobre o conteúdo destacado;
  6. Clique na opção “Copiar link para este texto”.

Chrome testa criação de link direto para trechos de páginas web (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A ferramenta irá gerar um link logo em seguida que levará o usuário à parte do conteúdo selecionada, que será apresentado com um grifo na cor amarela. Depois, é só enviá-lo para outras pessoas via WhatsApp, Twitter e demais redes sociais, por exemplo, para que tenham acesso direto ao trecho destacado.

Com informações: Android Police e Techdows

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados