Início » Celular » Compartilhe a internet do seu Mac via Wi-Fi

Compartilhe a internet do seu Mac via Wi-Fi

Aprenda a compartilhar a conexão do seu Mac com celulares, tablets e outros dispositivos por meio do Wi-Fi.

Avatar Por
TB Responde

Vamos supor que você comprou um iMac que vai ficar no escritório conectado ao cabo da banda larga. Só que precisa de acesso sem fio pela casa para mais um notebook e um smartphone. Normalmente o que você faria se tivesse que compartilhar essa conexão pela casa? Compraria um roteador Wi-Fi, certo? Errado.

Depois de gastar todas as suas economias no Mac, pode pensar em economizar. Com o Mac conectado ao cabo, abra as Preferências do Sistema e vá até Compartilhamento.

Compartilhamento de internet no Mac OS | Clique para ampliar

Você encontrará uma lista de serviços à esquerda que podem ser compartilhados, sendo que um deles é o Compart. de Internet. Vá até ele, sem marcar o checkbox que fica do lado do nome. Se já estiver marcado, é só desativar para podermos modificar as configurações. À direita provavelmente você já terá as opções corretas para começar o compartilhamento. Certifique-se de que na lista Compartilhar sua conexão de esteja escolhida a opção Ethernet. Mais abaixo, na lista indicada por Para computadores usando ative a opção AirPort.

O ideal é que você configure uma senha para proteger sua rede sem fio. Se você está compartilhando arquivos ou não quer alguém bisbilhotando sua rede, esse passo é obrigatório. Pensando bem, deixar uma rede sem fio aberta nunca é uma boa ideia.

Opções de AirPort

Clique no botão Opções de AirPort…, dê um nome a sua rede (é por esse nome que sua rede será encontrada) e ative a opção Ativar criptografia (usando WEP).

Segurança por meio de criptografia WEP | Clique para ampliar

Note que o tamanho da senha vai variar dependendo do tipo da Extensão Chave WEP que você escolher. Infelizmente a criptografia WEP não é das melhores, portanto escolha usar os 128-bits e digite uma senha, que precisa ter 13 dígitos. Tente usar uma senha com dígitos mais difíceis de alguém adivinhar, como caracteres especiais no lugar de algumas ¬etra$. 🙂

Ativar compartilhamento

Finalmente ative na lista à esquerda o checkbox de Compart. Internet. Não se assuste com o aviso que será mostrado, clique em Iniciar e aproveite.

Bônus: Compartilhe conexões 3G

Isso também funciona para compartilhar conexões 3G via Wi-Fi. Se você tem um modem 3G conectado ao seu Mac, é só escolher o nome do modem no lugar de Ethernet. Ótimo para quem se reúne com clientes em lugares sem Wi-Fi e quer fazer uma média, oferecendo acesso grátis.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rebeca C
Boa tarde! Uso a rede wifi de terceiros.. o mac dos meus aparelhos foi cadastrado! Porem sempre recebo notificações nos aparelhos que a conexão não é segura! A pessoa que me fornece o wifi, tem acesso aos meu aparelhos? obrigado desde já!
Dimande egidio
boa noite. Eu partilhava internet usando ese método mas duns tempos para ca n consigo.o sinal no meu celular LG 3 mas com um ponto de exclamação. o que faço??
Rodrigo Ramos
Isso aí funciona se a internet do MAC mini for recebida por WIFI? digo isso pq possuo um roteador wifi, mas na empresa usamos IP Fixo (Não me pergunte o porquê). e gostaria de usar a conexão wifi do mac para acessar a internet no meu celular, é possível?
Artur Sobenko Hatum
Com macbook air não funciona? Pq a única opção que me aparece é de bluetooth pan
thiago
ola, configurei do jeito que o site manda, e esta funcionando perfeitamente correto, obrigado pela ajuda... muito bom mesmo ..
Stucky
Oi Rodrigo... tudo bem? Eu tenho um iMac OS X Lion, já fiz de tudo que pude e não pude e não tem jeito de eu compartilhar a Ethernet dele com o meu iPhone 3GS... Aparece como conectado, mas necas de pitibiriba... Alguma dica? A única coisa que vejo de todos os milhões de blogs que li foi que não aparece a opção AirPort como no teu screenshot... Embora tenha Airport Utility instalado... Help? Abração. Stucky
Douglas
Tem algo ainda mais interessante acontecendo. Tenho o macmini, ccompartilho uma internet 3g por ele e estou tentando conectar um pc com xp. Se eu habilito segurança WEP na rede o laptop não consegue conectar. Agora se deixo a rede aberta, o laptop conecta! Já tentei compartilhar para uma rede enthernet ligada por um roteador aqui em casa, mudei ips para padrão mac 10.0.xx.xx e nada de dar certo....... Alguém socorra-nos por favor
Rique
Acontece a mesma coisa comigo, usando uma maquina com windows XP
@Guto83
Bacana e tal, mas pra variar, no windows tem que instalar um aplicativo de terceiros pra ter o serviço… E a MS ainda tinha o slogan na propaganda "Tudo simples, tudo integrado, pra você viver melhor"...
bruno
Ola eu consegui fazer esse procedimento meus 2 notbooks encontraram a intenet do meu macbook..porem quando coloco conectar a meu macbook nao vai ...por nada sera que existe alguma divergencia das plataformas leopard e vista pra tal conexao? por favor se alguem souber coloque aqui ou responde meu email estou precisando disso em quanto minha airport nao chega ....
Gonzalino
Tenho um imac e tentei compartilhar a internet via wi-fi com dois notes rodando windows 7. Não teve santo que fizesse os notes acessarem a web. Nem mesmo uma rede eles conseguiram manter, mostrando a rede como "desconhecida".
Bruno Gall
Facinho, no Windows é uma mer**
Agamenon
Meu computador anterior era um Phenom X4 2,6GHz+8GB DDR2. Não aguentei mais tanto sofrimento tentando instalar Hackintosh nele (e em outras máquinas) e acabei comprando pela AppleStore brasileira um MacMini 2010 com Core2Duo 2,4GHz+2GB DDR3. Pense numa satisfação idêntica à que eu senti quando mexi num computador pela primeira vez (1996). Cada dia que passa me sinto mais satisfeito com o "downgrade"! Obrigado Rodrigo Muniz pela excelente dica.
@rafael_SC
Pessoal o windows 7 também faz isso como podem ver aqui. http://infodrama.blogspot.com/2010/01/windows-7-fazendo-de-seu-notebook-um.html
Rodrigo Muniz
Estranho, compartilho aqui no apartamento com um notebook rodando Windows 7 e funciona. Uso WEP 128bits.
Exibir mais comentários