Início » Ciência » Como se calcula a sensação térmica?

Como se calcula a sensação térmica?

Saiba como é feito o cálculo da sensação térmica, resultado que pode ser diferente do valor encontrado nos termômetros

Lucas Lima Por

Está com a sensação de estar derretendo por aí também? Esse é o efeito da combinação da alta temperatura com vento fraco na nossa pele, o que conhecemos por sensação térmica. O valor pode ser diferente do que encontramos no termômetro, não confunda, podendo ser menor ou maior. Saiba como se calcula a sensação térmica.

Termômetro / Jonathan Kemper / Unsplash

O que é sensação térmica?

Basicamente, a temperatura que sentimos na pele, seja calor ou frio.

A sensação térmica é a combinação da temperatura do ar com outros fatores climáticos: a umidade e a velocidade do vento na nossa pele. Essa reação nos passa a sensação de estar quente ou frio, dependendo das condições do momento.

Quando estamos molhados, a água que permanece na pele é responsável pela absorção do calor e assim sentimos que está mais frio ou fresco. Quando há incidência de vento, esse processo de evaporação é acelerado e a sensação de frio é maior ainda.

Se o ar tem pouca umidade e quase não há vento, ocorre o contrário: sentimos calor. Por isso ventiladores ajudam um pouco quando está quente, aumentam a circulação de ar e passam a sensação refrescante.

Como se calcula a sensação térmica?

Há uma fórmula para calcular a sensação térmica, na qual é necessário informar o valor da temperatura (T) e a velocidade do vento (V) em quilômetros por segundo. A equação é a seguinte:

ST = 33 + (10 x √V + 10,45 - V) x (T - 33)/22

Lembrando que, na ordem matemática, resolve-se primeiro a raiz, depois o que está entre parênteses, a multiplicação, divisão e em seguida as somas e subtrações.

Como exemplo, suponhamos que uma cidade está com temperatura de 32 °C e o vento está em 16 quilômetros por hora. Na fórmula, ficaria:

ST = 33 + (10 x √16 + 10,45 - 16) x (32 - 33)/22

Nesse caso, a sensação térmica seria de 32 °C.

Em aplicativos de previsão de tempo, é possível já conferir todas essas informações referentes ao tempo: velocidade do vento, umidade, temperatura e até mesmo a sensação térmica.

Caso não queira resolver a equação, o site do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) tem um formulário para o cálculo automático. 😉

App do iOS mostra o valor da sensação térmica

Com informações: Brasil Escola, Nova Escola.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando