YouTube usa IA para cancelamento de ruído nos Stories do iOS

Recurso utiliza aprendizado de máquina para isolar a voz do locutor e eliminar ruídos do ambiente em vídeos curtos

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O YouTube pretende melhorar a qualidade de áudio em seus em stories com a tecnologia “Looking to Listen”, de aprimoramento de fala. O recurso utiliza inteligência artificial para identificar o locutor e fazer o cancelamento de ruído em vídeos. A novidade começa a ser liberada primeiro para usuários de iPhone (iOS).

O mecanismo do Looking to Listen correlaciona o áudio da fala com elementos visuais presentes nos vídeos curtos, como expressões faciais e movimento da boca. A tecnologia existe há cerca de dois anos, e passou por diversos treinamentos baseados em aprendizado de máquina.

De acordo com o Google, o software foi exposto a pessoas com diferentes idades, tons de pele, tipos de linguagem falada e posturas, incluindo também indivíduos com ou sem pelos faciais e usuários de óculos – tudo isso para evitar problemas com preconceito e discriminação.

O processamento ocorre totalmente no dispositivo do usuário quando o vídeo ainda está sendo gravado, sem a necessidade de enviar dados a um servidor remoto. Além de garantir maior privacidade, esse método torna a dinâmica mais rápida. Para usar, basta ativar a chave relativa à função nos controles de volume do app.

Com informações: Google, Engadget e Venture Beat

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados