Início » Aplicativos e Software » O que é o RDB do Nubank?

O que é o RDB do Nubank?

Opção de investimento; saiba o que é o RDB do Nubank, quais as vantagens sobre outros modelos e o qual o seu rendimento

Leandro Kovacs Por

A sigla RDB significa Recibo de Depósitos Bancários, um termo técnico para a nova forma de investimento oferecida pelo Nubank. No artigo, explicarei o que é o RDB do Nubank, quais são suas vantagens e diferenças sobre outros investimentos e o percentual dos rendimentos.

O que é o RDB do Nubank / Facebook Nubank Oficial / Divulgação

O que é o RDB do Nubank?

RDB é Recibo de Depósitos Bancários, a nova modalidade de investimento oferecido pelo Nubank com baixo risco. Assim como outros investimentos de baixo risco está ligado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), a taxa determina os valores do rendimento anual de diversos investimentos. 

Qual a diferença entre o RDB e outros investimentos?

A maior parte dos investimento é feito em títulos públicos. O RDB pode ser utilizado pela instituição bancária para outros fins, como por exemplo, empréstimos para outros correntistas. Já que os valores investidos no RDB podem ser contabilizados como patrimônio do banco, eles tem a proteção direta do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

O que é FGC?

FGC significa Fundo Garantidor de Crédito. É uma instituição que funciona como “seguro” dos bancos. O FGC garante o dinheiro do correntista, caso aconteça algum problema com a instituição financeira. 

A proteção não é cobrada dos correntistas. Na prática, o cliente recupera todo o dinheiro investido no banco até R$ 250 mil. Valores acima do teto, não são cobertos pelo sistema. A proteção pelo FGC é uma garantia a mais sobre o dinheiro dos correntistas.

Quais são as vantagens do RDB do Nubank?

  • Rendimento superior a poupança: todo o dinheiro da conta Nubank vai continuar rendendo mais que a poupança em uma taxa de 100% do CDI;
  • Livre movimentação: a liquidez diária do investimento garante que o cliente possa movimentá-lo sempre, sem períodos de congelamento;
  • Impostos iguais: os valores do imposto de renda e IOF (Imposto sobre Operação Financeira) continuam os mesmos, sem valores diferentes para a modalidade;
  • Ordem de retirada otimizada: sempre que o cliente precisar movimentar seu dinheiro, seja pagando contas, fazendo transferências, o Nubank escolhe movimentar o investimento que protege a melhor rentabilidade do cliente. O RDB também faz parte desse grupo de opções.

Na prática, a única diferença é de como o Nubank vai utilizar seu dinheiro investido. Ampliando o patrimônio do banco e oferecendo garantia do FGC, ou fora do patrimônio da empresa mas garantido por títulos públicos.

Espero ter tirado suas dúvidas sobre o que é o RDB do Nubank. Uma dica, faça apenas novos depósitos na modalidade RDB. Evite retirar o investimento dos títulos públicos para colocar em RDB, com essa movimentação o cliente terá que pagar IOF, perdendo dinheiro. Bons investimentos e boa sorte.

Com informações: Nubank

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação