Android 11 encerra suporte à realidade virtual Google Daydream

O fim do suporte no Android 11 é mais um prego no caixão das plataformas de realidade virtual, como era o caso do Daydream

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Você lembra do Google Daydream? Pois é, pouca gente lembra e o Android 11 vai enterrar de vez a plataforma de realidade virtual que o gigante das buscas criou junto de um óculos especial, que trabalha com um controle e que seguiu os passos de concorrentes como o Gear VR, Valve Index e o Oculus.

Google Daydream View / óculos de realidade virtual para celular

Google Daydream View / óculos de realidade virtual para celular

O Daydream é uma plataforma com apps e experiências para realidade virtual criada pelo Google em um tempo onde todo mundo pensou em criar a mesma coisa, lá em 2016. No lado do gigante das buscas um Android é a tela e o serviço contou até mesmo com um óculos especial chamado Daydream View, sucessor do simples e muito barato Cardboard.

O interesse das pessoas por realidade virtual foi caindo, empresas foram saindo do mercado e atualmente restam poucas apostando de alguma forma, como é o caso da Sony com o PlayStation VR, Facebook com o Oculus e a Valve, principalmente depois de ter criado o ótimo game Half-Life: Alyx e lançado, no ano passado, o óculos Valve Index.

Daydream

“O Daydream VR não é mais suportado pelo Google e pode não funcionar corretamente em alguns dispositivos com Android 11 ou superior. Muitos dos aplicativos e experiências de terceiros no Daydream ainda podem estar disponíveis como apps independentes na Play Store. Não esperamos que os usuários percam informações ou funcionalidades para aplicativos terceiros como resultado do Daydream não ser mais suportado pelo Google”, diz o Google em nota.

Eu não sei vocês, mas faz algum tempo que não utilizo nada em realidade virtual. Tempo no nível de anos, com experiências pouco imersivas e bem confusas quando tudo era novidade. A realidade aumentada, que floresceu no mesmo boom, me parece bem mais competente e útil para o usuário.

Com informações: Google e Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados